4 argolas e 2 rodas
A Audi apresenta o Electric Kick Scooter, um novo com motor Segway, o primeiro grande lançamento da marca alemã no âmbito da micromobilidade elétrica. Com design Audi, o novo patinete pretende ser a melhor opção para fazer face às novas dinâmicas urbanas, permitindo fazer os pequenos e os mais longos percursos, pois tem uma autonomia de até 65 quilômetros, a maior da sua classe. Com potência de 350 W, o patinete oferece três modos de condução – “Sport”, “Eco” e “Standard” -, com uma velocidade máxima de 20 km/h. O sistema de freio regenerativo permite uma otimização da energia e respectiva reutilização. Por outro lado, os pneus de 10 polegadas sem câmara viabilizam o deslocamento em vários tipos de pisos com segurança e estabilidade. O tempo para carga é estimado em seis horas. Para aumentar a segurança, o pequeno veículo conta com campainha, refletores laterais e luzes de leds dianteiras e traseiras. Na Europa, o preço recomendado da Audi para seu patinete elétrico é de 890 euros. Não há previsão de comercialização do produto no Brasil.
Italiana renovada
A nova geração da Piaggio Beverly acaba de ser revelada na Europa. No Brasil, a marca italiana comercializa as marcas Vespa e Aprilia e não confirmou se pretende trazer a Beverly ao país. Duas décadas após o lançamento, a tradicional scooter ganhou uma atualização completa e opções de 300 cc e de 400 cc. Segundo a fabricante, o modelo “crossover” pretende mesclar o caráter dinâmico de uma scooter com rodas maiores com a performance de uma moto GT. A (sem este ‘nova’) Beverly traz um novo chassi e os novos motores da família High Performance Engine, que atendem às normas de emissões Euro 5. A unidade de 300 cc entrega 28,9 cavalos a 8 mil rpm e 2,65 kgfm de torque a 6.250 rpm. Já a configuração de 400 cc atinge 35,8 cavalos a 7.500 rpm e torque máximo de 3,84 kgfm a 5.500 rpm. A nova Beverly conta com amortecedores Showa na dianteira e roda aro 16 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. A opção de 400 cc adota pneus 120/70 na dianteira e 150/70 atrás. O modelo tem ainda um novo painel de instrumentos digital com tela de 5,5 polegadas. A versão de 400 cc incorpora o sistema de conectividade Piaggio MIA, “ligando” o smartphone com a moto via Bluetooth.
Nervosinha
A carga tributária elevada sobre as motocicletas de alta cilindrada em alguns países da Ásia gerou um segmento de esportivas com motores menores que não para de crescer na região. Atenta à demanda local, a Honda anunciou a nova CBR 250RR. Lançado na Malásia, o modelo é movido por um motor bicilíndrico paralelo com arrefecimento a líquido com oito válvulas e 249,7 cm³ de capacidade, com 41 cavalos de potência a 13 mil rpm e 2,5 kgfm de torque a 11 mil rpm. A transmissão tem 6 velocidades e (sem este ‘vem’) embreagem deslizante. A novata da Honda traz na dianteira amortecedores telescópicos invertidos e ABS nas ruas rodas. A iluminação é com leds. No mercado malaio, o modelo custa 25.999 ringgits, que equivalem a aproximadamente R$ 33 mil.
Chamada de fim de ano
Os proprietários de Africa Twin deverão comparecer a uma concessionária Honda a partir de 25 de janeiro de 2021, para a limpeza do tanque de combustível e substituição do filtro da bomba de gasolina. De acordo com a marca japonesa, algumas unidades podem apresentar falha no funcionamento do motor por obstrução do filtro da bomba de combustível, o que pode acarretar acidentes. Para mais informações, os proprietários das Honda CRF 1000L Africa Twin podem entrar em contato com a Central de Atendimento, no telefone 0800-055-2221 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – horário de Brasília) ou consultar o site www.honda.com.br/recall.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!