Divulgação

Planos ambiciosos

            A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), que completará quarenta anos em 2021, investirá R$ 2 bilhões no Brasil de 2021 a 2025. A montadora e seus parceiros no Consórcio Modular também já iniciaram a contratação de mais quinhentos e cinquenta empregados em Resende (RJ). Após a finalização da compra da Navistar pelo Grupo Traton, esperada para junho de 2021, a VWCO buscará aumentar sinergias com a empresa dos Estados Unidos nas Américas. “Este novo ciclo de investimentos focará em novas tecnologias para uma mobilidade mais sustentável, como a propulsão elétrica e a melhoria da eficiência energética com redução de CO2. E ainda na digitalização e na conectividade para soluções de transporte cada vez mais modernas e eficientes. Também seguiremos investindo na melhoria contínua de nossos produtos e na internacionalização da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus”, avisa Roberto Cortes, CEO da VWCO. O reforço de mão de obra amplia a produção diária nas duas linhas de montagem em Resende, com ênfase na oferta dos caminhões extrapesados Constellation 33.460 6×4, Meteor 28.460 6×2 e Meteor 29.520 6×4.

Implementos embalados

Divulgação

        A indústria de implementos rodoviários deve encerrar 2020 com retração de apenas 1,79% em relação ao número total de emplacamentos registrado em 2019, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR). Mesmo diante da crise causada pelo novo coronavírus, as perspectivas do segmento com relação às vendas e ao crescimento são positivas. De janeiro a novembro, a indústria entregou ao mercado 108.899 produtos, ante 110.879 unidades no mesmo período de 2019. Dessa forma, está mais próxima de se concretizar a previsão de empatar o volume de emplacamentos de implementos de 2020 com o total registrado no ano anterior, confirma a ANFIR. Apesar de todos os indicadores negativos, ao longo do ano, o setor abriu quinhentos postos de trabalho, voltou a aquecer e já se prepara para atender à demanda represada. “2019 começou em alta, com muitas demandas e produção a todo vapor. No segundo trimestre, o mercado sofreu com a retração causada pela pandemia. Depois, tivemos a falta de caminhões, resultado do impacto na produção. No último trimestre, a dificuldade é o recebimento de matérias-primas”, explica Osmar Oliveira, CEO da 4Truck, uma das maiores empresas de implementos para o segmento leve do país, com sede na cidade paulista de Guarulhos. “Só para se ter uma ideia da recuperação que estamos vivendo, mesmo em meio ao cenário atípico e desafiador para o setor, a 4Truck deve fechar o ano com um crescimento em torno de 12%. É uma grande vitória encerrarmos em alta, mantendo todos nossos serviços com agilidade e excelência, com o quadro de empregados completo e a saúde de todos em dia”, avalia o empresário, que projeta um crescimento de 15% para a 4Truck para 2021.

Adeus ao bicudo

Divulgação

        Os caminhões com cabina semiavançada, popularmente conhecidos como bicudos, reinaram por décadas nas mais diversas aplicações, seja com baú, carga seca aberta, baú frigorificado e basculante. A Mercedes-Benz lança edição especial do Atron 1635 para marcar a despedida de um caminhão bicudo clássico do Brasil. A Série Especial tem tiragem limitada de doze unidades, com sequência numerada de 01 a 12, além de um certificado para o proprietário. Ela já está disponível para venda no Showroom Virtual Star Online da Mercedes-Benz, em https://showroommercedes-benz.com.br/despedidaatron. Os últimos modelos do Atron 1635 ganham adesivação especial e itens como rodas de alumínio, climatizador, geladeira portátil e rádio com entrada para USB. “O Atron 1635 é o último caminhão bicudo da estrela de três pontas que produzimos e o último representante de uma geração de modelos que ajudaram a construir e consolidar a presença da marca no país”, pondera Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Para continuar atendendo com a mesma qualidade e confiabilidade tanto os autônomos quanto os frotistas, a Mercedes-Benz anunciou que o sucessor do 1635 é o extrapesado Axor, com os cavalos-mecânicos Axor 2036 4×2 e 2536 6×2.

Reforço de fim de ano

Divulgação

            Para atender ao aumento de demanda e ter maior eficiência em suas operações no Estado do Rio de Janeiro, a Coca-Cola Andina acaba de investir mais de R$ 5,5 milhões em dez novos caminhões extrapesados VW Meteor 28.460 6×2, o mais recente lançamento da VW Caminhões e Ônibus no Brasil. A aquisição, que representa a primeira entrega dos modelos, amplia em 15% sua capacidade logística. A expectativa é de ganho em eficiência operacional, com menos gasto de combustível e mais potência. Os caminhões, com motor de 460 cavalos, se juntarão à frota atual de setenta veículos que a Coca-Cola Andina tem atualmente. Três deles farão o percurso diário da fábrica de Duque de Caxias para Friburgo e os outros sete ficarão destinados a atender à rota de Campos à fábrica de Jacarepaguá.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA