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Nome próprio

            A BMW Motorrad patenteou na Europa o nome “Transcontinental” para um novo modelo da empresa no futuro. A marca alemã registrou no Velho Continente os direitos de uso dessa denominação para motos e peças. A imprensa europeia aposta em uma nova versão da R 18, equipada para longas viagens, com a inclusão de carenagem frontal e malas laterais. As imagens de patente revelam um grande painel de instrumentos digital logo abaixo do quadro de mostradores redondos. Caso venha realmente a ser lançada, a Transcontinental deve ser equipada com o mesmo motor boxer de 1.802 cm³, que estreou com a R 18, com 92 cavalos de potência a 4.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 3 mil giros. O sistema de controle de cruzeiro adaptativo que veio com a nova geração da R 1250 RT também deverá ser incorporado ao produto.

No meio da galera

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            Depois de sua primeira participação em 2019 na CCXP, o maior festival de cultura pop do planeta, a Yamaha aproveitou o evento deste ano, realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro – 100% virtual devido à pandemia da Covid-19 – para apresentar os três primeiros modelos da iniciativa Yamaha/Marvel. A Lander 250 Capitão América, a Fazer 250 Capitã Marvel, a Fazer 250 Pantera Negra ganharam um estande virtual, no qual os participantes puderam navegar e conhecer todos os detalhes das três motocicletas de edição limitada. A marca ainda revelou o vencedor do concurso de cosplay com uma Fazer 250 Edição Especial do Pantera Negra. Essa premiação também tem como objetivo homenagear Chadwick Boseman, o ator que protagonizou no cinema o herói que era príncipe do reino de Wakanda. Boseman morreu em agosto deste ano, vítima de câncer.

Mudanças pontuais

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        Na Europa, a V-Strom 650 e sua variante off-road V-Strom 650 XT continuarão no catálogo no próximo ano graças à passagem para homologação Euro5 do motor V-Twin de 645 cc. O bicilíndrico gera uma potência de 71 cavalos em 8 mil rpm. Já o torque máximo é de 6,3 kgfm, aparecendo em sua plenitude às 6.500 rpm. Segundo a fabricante, o consumo da moto fica em 25 km/l. A moto conta com controle de tração ajustável em dois níveis, o Suzuki Easy Start, e o Low RPM Assist, que ajuda o piloto a arrancar mais rapidamente a partir da imobilidade. A Suzuki V-Strom 650 estará disponível nas opções cromáticas branco ou cinzento metalizados e uma variante vermelha. Já a V-Strom 650 XT pode vir em branco ou cinzento metalizados, como na versão base. E também oferece as opções amarelo e preto e vermelho e preto.

Harmonização em família

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        A BMW acaba de mostrar na Europa a nova geração da naked S 1000 R, a derivação da superesportiva S 1000 RR, mas sem as carenagens. A novidade agora conta com um visual reformulado e incorpora algumas das melhorias do modelo em que se baseia. Visualmente, o principal destaque está no farol de leds, que deixa para trás o formato assimétrico e segue o mesmo caminho adotado pela nova geração da S 1000 RR. O painel de TFT, de 6,5 polegadas, também veio da superesportiva. O motor continua o quadricilíndrico 999 cm³ com 165 cavalos, uma potência “modesta” em comparação aos 207 cavalos da S 1000 RR. No Velho Continente, a moto custará 14.800 euros, aproximadamente R$ 93 mil.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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