Automatizando os pesados
Os caminhões VW Constellation acabam de chegar ao mercado com a nova transmissão automatizada V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades. A nova caixa está disponível para os modelos Constellation 24.330, 30.330, 19.360 e 25.360 e estreia para tornar a família de veículos ainda mais competitiva. Os novos modelos podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca. A nova geração de transmissão automatizada conta com uma série de melhorias para ampliar a eficiência mecânica, espaçar as manutenções preventivas e, em conjunto com o motor, trabalhar para permitir a troca de milhares de informações precisas por segundo no sistema, propiciando a troca mais rápida de marchas e a melhor condição de operação nas mais variadas situações, incluindo na rodagem em topografias mais acidentadas. O acionamento das marchas é feito por meio de uma alavanca posicionada no console central, mantendo a reconhecida ergonomia da cabine Constellation. E para somar no quesito conforto, a nova transmissão Traxon reduz o nível de ruído em até 35%.
De grão em grão
O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2651 foi novamente a opção do Grupo Risa, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste com sede em Balsas, no sul do Maranhão. Com cento e vinte e duas unidades desse modelo em operação desde 2018, o cliente acaba de adquirir mais cinquenta para renovação e ampliação de frota. Na Risa, os cavalos-mecânicos Actros 2651 6×4 puxam o chamado tritrem, multicomposição idealizada pela própria empresa e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários. São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, em uma média de seiscentos a mil quilômetros de distância conforme a área agrícola, voltando do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário. Os cinquenta caminhões Actros 2651 6×4 Leito Teto Alto adquiridos em novembro serão entregues até o final deste ano, juntamente com os tritrens, todos na mesma cor padrão da empresa. “O sucesso do Actros nos tritrens da Risa reafirma, mais uma vez, a versatilidade desse nosso extrapesado como um mix road, que opera com a mesma eficiência, economia e produtividade nas rodovias e nos trechos não pavimentados dentro das áreas de produção no campo”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Frota mista no Peru
O Grupo Civa, um dos principais operadores de transporte de passageiros do Peru, incorporou a sua frota trinta e dois veículos Marcopolo e Volare. As novas unidades serão utilizadas no transporte de empregados da Mineira Chinalco, na operação de Toromocho. Dos trinta e dois veículos, dezessete são do modelo Paradiso New G7 1800 DD, cinco do Paradiso New G7 1050, cinco micro-ônibus Senior Executivo e outros cinco do Volare Attack 8 4×4. Os dezessete ônibus Paradiso New G7 1800 DD são equipados com soluções Marcopolo BioSafe, como sistema de ar-condicionado com UV-C, dispenser de álcool gel na entrada e no piso superior, alças com aditivos antimicrobianos e cortinas antimicrobianas entre as poltronas. Os veículos têm ainda como diferencial poltronas com cinto de segurança retrátil de três pontos equipadas com sensores para indicar quando não estão afivelados. Os cinco Paradiso New G7 1050 e os cinco micro-ônibus Senior Executivo da Civa também são equipados com soluções BioSafe. Além dos modelos Marcopolo, a Civa adquiriu cinco micro-ônibus Volare Attack 8 4×4, também com soluções BioSafe. Indicados para o tráfego em locais de difícil acesso e não pavimentados, os Attack 8 4×4 são uma opção indicada para o serviço de fretamento em locais com estradas em más condições. As unidades têm capacidade para dezenove passageiros e sistema de tração 4×4, estrutura da saia lateral em aço inox, proteção nos faróis e sinaleiras e baterias deslocadas para o bagageiro, evitando o risco de curto-circuito.
Apaches na ilha
A Maranhense, empresa de transporte coletivo de passageiros que opera na cidade de São Luís, adquiriu vinte unidades do ônibus urbano Apache Vip, líder de vendas da marca Caio. O modelo, que está em sua quarta geração, tem capacidade para trinta e oito passageiros sentados, com três portas de acionamento pneumático e embarque dianteiro. As unidades que rodarão na capital do Maranhão são totalmente acessíveis, com elevadores e poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos. Todos os ônibus são equipados com itens que proporcionam comodidade e conforto no salão interno, como ar-condicionado, janelas com barreiras aos efeitos solares, com vidros na cor fumê, e poltronas ergonômicas e estofadas. A iluminação interna e os itinerários eletrônicos, localizados em pontos estratégicos da carroceria, são em leds.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!