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Sino-capixaba na tomada

            A Keyton (pronuncia-se “kíton”) Motor Brasil é uma subsidiária da Fujian Motor Industry, uma das líderes na produção de ônibus na China. A empresa está em fase de construção de sua sede e centro de distribuição no Espírito Santo. Depois, a proposta é construir uma fábrica para montagem de veículos elétricos, com inauguração prevista para 2022. As operações no Brasil serão iniciadas com a minivan 100% elétrica EX7. No setor de transporte de cargas, o produto da marca é o caminhão N50 EV. O modelo 100% elétrico tem dimensões de 4,70 metros de comprimento, 1,67 metro de largura e 1,90 metro de altura, com opção de carroceria aberta ou baú. A capacidade de carga é de 1.300 quilos, e a Keyton fala em uma autonomia de 420 quilômetros. A velocidade máxima do N50 EV é de 120 km/h. Além dos itens obrigatórios de segurança, como airbag duplo e freios ABS, o modelo tem ar-condicionado, câmera de ré, rádio com USB, vidros e travas elétricas. A previsão é que chegue ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2021.

Sem pena da concorrência

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        A Globoaves, empresa do setor avícola com sede na cidade de Cascavel, no Paraná, renovou sua frota com vinte e um caminhões para o transporte de sua produção em território brasileiro e também no Paraguai. O lote adquirido é formado por seis unidades do MAN TGX 28.440, doze Volkswagen Constellation 17.280 e três Constellation 24.280 8×2.  “Somos uma empresa full-liner, com veículos que são referência desde os leves aos extrapesados, o que nos possibilita oferecer ao cliente a melhor solução para cada negócio. Esse trabalho foi muito bem feito pela nossa equipe comercial e pela nossa concessionária local, a Icavel, que identificou a exata necessidade do cliente e indicou caminhões que reúnem todos os atributos necessários para gerar os melhores resultados à Globoaves”, comemora Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Negócios compactos

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        Depois de entregar trinta e duas unidades do Tector 150E21 (compactador de resíduos) para o Instituto Água e Terra do Paraná, a Iveco entrega outras vinte da linha Tector – dez do 11-190 e dez do 170E21 – para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. O veículo vocacional, com compactador de seis metros cúbicos, fará a coleta e compactação de resíduos nas cidades atendidas pelo órgão. “Essa venda faz parte de uma estratégia que amplia a nossa oferta para o segmento de coleta e compactação de resíduos e dá sequência aos nossos esforços para alcançar novos nichos de mercado nos setores público e privado”, explica Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da Iveco. Os modelos Tector utilizam os motores NEF, da FPT Industrial, com quatro ou seis cilindros e potências de 190 a 300 cavalos, que atendem às normas de emissões Proconve P7 (equivalentes à Euro V).

Casa própria sobre rodas

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        No embalo da interminável quarentena causada pela pandemia do coronavírus, os motorhomes andam abalando o coração de muitos viajantes. Para esses, vale uma visita ao Open House Estrella Mobil, evento promovido pela fabricante de veículos recreativos e de expedição Estrella Mobil que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na sede da empresa, na cidade paulista de Santa Branca, no Vale do Paraíba. A apresentação contará com as principais novidades do setor, com furões e caminhões transformados em verdadeiras residências de quatro rodas com muito conforto e tecnologia avançada. A visita é gratuita mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone (12) 3972-3965. Também é possível acompanhar o evento de forma virtual, das 9 às 18 horas, pelo canal do Youtube da Estrella Mobil Motorhomes e pela página do Facebook @Estrella-Mobil.

Grandalhão mas limpinho

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            A BYD concluiu junto com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil, com chassi D11B, de piso baixo, que segue agora para homologação. O ônibus foi apresentado para a equipe da BYD em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. Após o processo de homologação, será iniciada a produção em série dos veículos. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do País. Os ônibus articulados 100% elétricos são uma alternativa sustentável que está ganhando importância para os corredores expressos em diversas grandes cidades mundiais. Além deste modelo, a BYD já desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto, que também atende a esta demanda. O chassi BYD D11B, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 quilômetros com uma carga completa. A capacidade de passageiros varia de acordo com a função da carroceria, mas este primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias. Os ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência de 201 cavalos cada e potência nominal de 148 cavalos cada motor, com tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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