Divulgação

A Jaguar acaba de apresentar no Brasil a linha 2021 do F-Type, em versões cupê e conversível. O esportivo inglês, que surgiu em 2013 e chegou ao Brasil no mesmo ano, foi reconhecido pela imprensa automotiva desde o lançamento como um dos automóveis mais belos em produção no mundo. Agora, o modelo produzido na fábrica da Jaguar em Castle Bromwich, na Inglaterra, se propõe a oferecer o equilíbrio entre desempenho e recompensa, com um design ainda mais imponente e assertivo, além da cabine marcada por luxo e riqueza de detalhes. O F-Type 2021 chega ao Brasil com preços que partem de R$ 404.166, na versão cupê R-Dynamic, e, na conversível R-Dynamic, a partir de R$ 418.082.

Divulgação

            O design premiado do F-Type evoluiu, com foco na pureza das linhas da carroceria. Os novos faróis em leds superestreitos, com assinatura em “J” atualizada, integram-se ao capô com estilo “Liquid Metal”, destacando o visual largo e acentuado do carro. O novo para-choque dianteiro e a grade levemente aumentada destacam o impacto visual. Na traseira, as novas lanternas em leds com assinatura em forma de “chicane”, inspiradas no SUV Jaguar I-Pace, ressaltam a linha horizontal do conjunto. Nas saídas de ar laterais, o F-Type traz na carroceria novos detalhes cromados ou, com o Black Pack, em preto brilhante.

Divulgação

            No interior, existe uma combinação de materiais tradicionais da Jaguar, como o couro Windsor e o cromado de acabamento fosco no painel. Sutilezas como o monograma costurado nos bancos e painéis de porta, o “Jaguar” marcado no encosto de cabeça e o entorno do botão para abertura do porta-luvas reforçam o requinte da cabine. “O novo F-Type está mais atraente do que nunca, com mais clareza em todas as linhas, superfícies e características, alcançando o verdadeiro DNA de design da marca. A Jaguar está criando carros esportivos há mais de setenta anos, isso fez com que pudéssemos criar algo totalmente extraordinário, seguindo a inspiração da longa e rica tradição no segmento”, explica Paulo Manzano, diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover do Brasil.

Divulgação

            O F-Type contará com duas configurações no mercado brasileiro, conversível e cupê, com versões R-Dynamic P300 e P380. Debaixo do capô, o modelo P300 conta com motor turbo de quatro cilindros, 2.0, produzindo 300 cavalos e 40,8 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm, acoplado ao câmbio automático Quickshift de 8 marchas, desenvolvido com base na edição limitada Jaguar XE SV Project 8. Com a calibração, segundo a Jaguar, o modelo entrega trocas mais responsivas e imediatas, tanto pela alavanca SportShift no console quanto pelas borboletas atrás do volante.

Divulgação

            O conjunto conta com escapamento ativo variável, para possibilitar uma condução mais refinada ou, com as válvulas abertas, com o som mais grave e potente, de um verdadeiro esportivo. De acordo com a fabricante, a motorização P300 mantém o desempenho esperado de um F-Type, como acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançando a velocidade final de 250 km/h. E, ainda pelas informações da fabricante, mesmo com a entrega dessa potência, essa é a versão de menor consumo de combustível da história do F-Type, com média de 14,8 km/l. A Jaguar oferecerá também a motorização P380, por encomenda, equipada com motor V-6, 3.0 com compressor, gerando 380 cavalos a 6.500 rpm e 46,9 kgfm, partindo de R$ 537.351.

Divulgação

            A tecnologia dentro do F-Type evoluiu. O painel de instrumentos Interactive Driver Display de 12,3 polegadas configurável, novidade na linha 2021, oferece diferentes modos de visualização, incluindo o mapa em tela cheia. O modo padrão é caracterizado pelo conta-giros posicionado ao centro da tela, grafismo exclusivo para o F-Type. O sistema de entretenimento Touch Pro oferece conectividade Apple CarPlay e Android Auto de série e duas opções de sistema de som premium Meridian.

Divulgação

            O F-Type é o modelo da Jaguar com maior riqueza de opções e detalhes quando se fala de customização. O cliente tem a liberdade de selecionar todos os acabamentos internos e externos do veículo de acordo com seu gosto e desejo. Na carroceria conversível, além do acabamento de bancos, painel, cor do cinto de segurança, mais de vinte e cinco cores com paletas sólidas, metálicas, especiais e da linha SVO (Special Vehicle Operations) para o exterior e seis designs diferentes de rodas, é possível escolher três cores de capota: vermelha, preta ou bege.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!

DEIXE UMA RESPOSTA