Sinal verde no Sul
Uma parceria entre a Marcopolo, a chinesa BYD, a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP (do setor elétrico), e a empresa de transportes coletivos gaúcha Turis Silva colocou em operação o primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico do Rio Grande do Sul. O Marcopolo Viaggio 1050 com chassi BYD D9A 20.410 totalmente “verde” tem 12,90 metros de comprimento e capacidade para quarenta e quatro passageiros em poltronas Executiva. O veículo conta com seis “packs” de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros, sistema de ar-condicionado, total acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas. A Marcopolo está há quase duas décadas envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis. Além do novo modelo rodoviário, trinta e três veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam pelo Brasil, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Espírito Santo, no Pará, Ceará, Paraná e Distrito Federal.
De olho nos caminhões
A Castrol, um dos principais fabricantes de lubrificantes do mundo, anuncia sua entrada no mercado de lubrificantes para veículos comerciais no Brasil com o lançamento da linha Castrol CRB. A nova linha é composta por dois produtos. O CRB Multi 15W-40 CH-4 é um óleo versátil, econômico e que atende a diversos tipos de veículos. Tem elevado poder de limpeza, removendo e dispersando de forma eficaz as partículas de fuligem. Também contém antioxidantes de alta performance, que de acordo com a Castrol interrompem as reações químicas e evitam o engrossamento do lubrificante, tudo isso para proporcionar uma vida longa e saudável do motor. Já o Castrol CRB Turbomax 15W-40 CI-4 E7 é um lubrificante mais robusto e traz a tecnologia DuraShield Boosters, que segundo a fabricante forma uma película protetora nas partes metálicas do motor, além de impedir o acúmulo de fuligem. Essa tecnologia promete prolongar em até duas vezes mais a vida útil do motor. Atende às modernas especificações da indústria API CI-4 / SL, ACEA E7 e tem aprovações das maiores montadoras de caminhões do mercado, como Mercedes Benz, Volkswagen/MAN, Volvo e Cummins.
Coletivo elétrico
A capixaba Unimar Transportes adquiriu dois ônibus Millennium, na versão 100% elétrica, produzidos pela Caio Induscar. Os ônibus operarão no transporte de empregados de mineradoras localizadas no Estado do Espírito Santo. Os ônibus contam com baterias que têm autonomia de, em média, 250 quilômetros, e capacidade de reverter a energia cinética em elétrica nos momentos de frenagem, sendo utilizada para realimentar o veículo. Com 12,8 metros de comprimento e lotação total para sessenta e seis pessoas, os Millennium elétricos contam com elevadores e assentos destinados a pessoas com deficiência (PcD). Os ônibus são equipados com itinerários eletrônicos e iluminação em leds. O salão interno tem preparação para GPS, microfone, monitores e DVD no teto e sistema de monitoramento por câmeras. As unidades são equipadas ainda com recursos que visam proporcionar mais comodidade e conforto a todos durante o transporte, como ar-condicionado e poltronas do modelo rodoviário para os passageiros.
Encomenda graúda
A Volvo fechou a venda de mais trezentos e vinte e um ônibus para Bogotá. Com entregas em 2020 e 2021, os novos veículos fazem parte da renovação da frota de ônibus convencionais do Transmilenio, sistema de transporte público integrado da capital da Colômbia, considerado um dos mais modernos do mundo. A participação da Volvo nos veículos pesados do sistema chegará a 55%. Logo após a conclusão de entrega de setecentos ônibus articulados e biarticulados para o sistema BRT de Bogotá, a Volvo fechou a venda de um grande lote de ônibus convencionais, com motor traseiro, para as linhas zonais do sistema integrado de transporte da cidade. Os novos veículos são do modelo B8R, adquiridos por três grandes operadores. Foram cento e quarenta e três unidades para a Este Es Mi Bus, setenta e uma para a ETIB e noventa e seis para a Consórcio Express, que adquiriu também cinco chassis Volvo B340M articulados e seis chassis Volvo B340M biarticulados, totalizando trezentos e vinte e um novos ônibus. “A Volvo é líder absoluta no BRT de Bogotá. Nossos ônibus são uma referência em qualidade, disponibilidade e robustez para os operadores do Transmilenio”, assegura Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin América. “Esse novo negócio com a Colômbia mantém a liderança da Volvo em BRTs, com mais de 50% de participação nas frotas desses sistemas no continente”, comemora Alexandre Selski, diretor de Vendas Estratégicas da Volvo Buses na América Latina. Além de Bogotá, os ônibus da marca operam em sistemas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Cali, Santiago, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México e Guayaquil.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!