A 28ª edição do Rally dos Sertões, a maior competição off-road das Américas, se encerra no próximo sábado, dia 7 de novembro, no Maranhão. Para aproveitar o evento, a Mitsubishi apresenta a L200 Triton Sport Sertões, uma edição especial da picape recentemente renovada estilisticamente. Desenvolvida em parceria com os organizadores da prova, a Triton Sport Sertões traz detalhes exclusivos que remetem à competição. As pré-reservas da picape já se iniciaram no site da Mitsubishi Motors e as primeiras unidades serão entregues em março do próximo ano. A versão será produzida somente sob encomenda e o valor ainda não foi definido. O preço das configurações Sport, das quais a Sertões se baseia, parte de R$ 188.990. “O sucesso de um grande evento pode ser medido pela longevidade de seus parceiros. Há dezessete anos, o maior rali das Américas tem como patrocinador a Mitsubishi, uma marca que representa como poucas o espírito off-road da competição. A nova série especial da L200 é a consolidação dessa relação vencedora”, diz Joaquim Monteiro, CEO do Rally dos Sertões.
Sob o capô, a série especial L200 Triton Sport Sertões traz um novo sistema de transmissão automática de 6 velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de “paddles shifts” localizados atrás do volante, dependendo da versão. Segundo a marca oriental, a relação de marchas foi recalibrada para utilizar todo o torque do motor em baixas rotações com um mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro. O propulsor é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura em alumínio, com a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, capaz de desenvolver 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm.
Disponível para as três versões da Triton Sport 2021 – GLS, HPE e HPE-S – a série especial oferece vários detalhes exclusivos. Por fora, a picape leva a mesma cor laranja oficial do emblema do Sertões em conjunto com o tom preto brilhante. Na frente, o laranja está presente em faixas que saem da parte superior da grade e percorrem todo o capô do veículo. O “skid plate” na parte inferior da dianteira recebe a cor da série especial que, em contraste com o preto brilhante de parte da grade, dão um visual esportivo e robusto à picape média. As rodas de aro 18 são pintadas em preto com um pequeno detalhe em laranja. Elas recebem pneu 265/60, mais voltado para o piso fora-de-estrada em relação à versão original. A série traz um adesivo em cor laranja com o emblema 4×4, revestindo todo o espaço entre-eixos na parte inferior da lateral. As maçanetas das portas têm acabamento em preto, ajudando a destacar o adesivo laranja com a logomarca “Sertões” no final da caçamba, próximo às lanternas. A traseira é marcada pelo logo do rali colocado bem abaixo do badge com a versão da picape, colado na tampa da caçamba, cuja maçaneta teve o acabamento cromado substituído por um preto brilhante, combinando com o revestimento X-Liner que protege e otimiza a capacidade de carga da picape.
O visual interno da edição especial tem o mesmo apelo esportivo dado ao seu exterior, com revestimento em borracha vulcanizada no chão do modelo. Prático e de fácil lavagem, esse piso se mostra prático em situações de off-road, como as encontradas nos milhares de quilômetros percorridos pelos competidores do Rally dos Sertões. O painel central tem detalhes em laranja brilhante, como nas saídas de ar e na moldura do sistema de transmissão. O laranja fica mais destacado em contraste com o revestimento das portas, todo em preto. O sistema de entretenimento colocado no painel central é da marca JBL, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, podendo ser integrado ao Apple CarPlay e ao Android Auto e a aplicativos como o Waze, o Google Maps e o Spotify. De acordo com a fabricante, o sistema de ar-condicionado da série especial é mais eficiente por conta das saídas colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto. Nas versões HPE e HPE-S, o seletor de temperatura é digital de duas zonas.
“É uma honra para nós sermos os maiores e mais longevos parceiros do Sertões, uma competição que representa como nenhuma outra todo o DNA off-road e todo o estilo de vida que os veículos Mitsubishi oferecem a seus clientes. E é exatamente esse mesmo estilo aventureiro que queremos oferecer na L200 Triton Sport Sertões, uma picape robusta, versátil, com muita tecnologia embarcada e visual exclusivo”, salienta Robert Richtter, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil. O aficionados da prática off-road têm na Sport Sertões “já pronta” para todos os tipos de terreno. A picape reúne conforto e dirigibilidade de um SUV de luxo com a tração 4×4, presente no modelo desde seu lançamento, há mais de quarenta anos. O sistema de suspensão é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Calibrado para pisos difíceis, o sistema ajuda a encarar os mais variados desafios off-road e a superar lombadas, buracos e valetas.
As configurações HPE e HPE-S são equipadas com o sistema Super Select 4WD-II, com quatro modos de operação incluindo a reduzida. O “2H” é usado para estradas e vias públicas, privilegiando a economia de combustível com desempenho suave. O “4H” é indicado para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos, por meio do diferencial central. O “4HLc” ajuda a enfrentar terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência, como terra e cascalho. E o “4LLc” deve ser acionado em subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. Ainda nas duas versões, a L200 Triton Sport Sertões conta com o “Off-Road Mode”, que deixa a picape mais preparada para terrenos como os mais severos do famoso rali brasileiro.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de aumentar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando a transmissão, o sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração. A aptidão da L200 Sertões para o off-road é explicitada também pelos ângulos de entrada (o da frente) de 32 graus, de saída (o de trás) de 23 graus e o “brake over” de 25 graus e pela capacidade de travessia em trechos alagados de até 60 centímetros de profundidade.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!
Perfectly composed subject matter, Really enjoyed reading. Andreana Vincent Klement
fantastic points altogether, you simply won a brand new reader. What could you suggest in regards to your submit that you made some days ago? Any positive? Kathryn Gayelord Krongold
Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Thank you for providing this information. Maryanna Hurleigh Mast
I want to point out my passion for your generosity supporting people that have the need for help with in this subject. Aubine Flinn Kirima