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Energia boa para os Fenemê

            A fabricante californiana de baterias de íons de lítio Octillion Power Systems LLC foi fundada em 2009 por um grupo de engenheiros nos Estados Unidos e na China que queria permitir a eletrificação de veículos. Tornou-se um importante fornecedor de baterias para o mercado global de veículos elétricos, para o qual já produziu mais de 100 mil unidades. Agora, a empresa norte-americana se tornou a fornecedora oficial de baterias para a Fábrica Nacional de Mobilidades, uma startup carioca de veículos elétricos que em 2008 adquiriu os direitos sobre a histórica marca FNM – incluindo o clássico brasão inspirado na Alfa Romeo adotada pela fábrica estatal que produziu caminhões, ônibus e automóveis de 1942 a 1979 na cidade fluminense de Duque de Caxias. A Octillion pretende abrir uma unidade de produção de baterias dentro das instalações da FNM – que ficam na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS) – para reduzir os custos de logística da operação. As baterias de 650 Volts com alta densidade energética que foram desenvolvidas pela Octillion para a FNM são refrigeradas por um sistema de “chiller digital” – que gela a água instantaneamente para fornecer refrigeração, o que aumenta a performance térmica das baterias – e fornecem autonomia de 300 quilômetros. A parceria viabilizará a produção dos caminhões FNM 832 (com capacidade de até 14 toneladas) e 833 (com capacidade de 18 toneladas), além de ônibus e tratores, em uma próxima etapa.

Parceria elétrica

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       A 4Truck, fabricante de implementos rodoviários do segmento leve sobre chassi com sede na cidade paulista de Guarulhos, acaba de fechar uma parceria com a empresa paulistana TB Serviços para a implementação do caminhão JAC Motors iEV 1200T, que é importado da China desde setembro e tornou-se o primeiro caminhão leve com zero emissões de poluentes comercializado no Brasil. “Recentemente, a 4Truck aderiu ao compromisso do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Agora, saímos na frente, implementando o primeiro veículo elétrico voltado para empresas do Brasil”, comemora Osmar Oliveira, CEO da 4Truck. Com autonomia média de 200 quilômetros, o iEV 1200T é destinado para a circulação dentro de cidades. A velocidade máxima é de 90 km/h e, ainda de acordo com a JAC Motors, o tempo de recarga em uma estação de 7,4 kWh é de onze horas (de 20% a 100%). Em estações de 40 kWh (carga rápida), leva-se duas horas para recarregar de 20% a 80% da bateria, também conforme informações da montadora. Por ser 100% elétrico, o iEV 1200T não emite nenhum CO2. Segundo a JAC Motors, a manutenção do veículo é quase sete vezes mais barata e tem uma economia no custo por quilômetro rodado de seis a sete vezes menor se comparado com os veículos convencionais.

Volta às aulas

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       Em outubro, a Iveco entregou duzentas e dezesseis unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), sob o chassi 10-190, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal. Os veículos fazem parte de um lote total de 1.200 unidades e serão utilizados por Estados e municípios conveniados à iniciativa do Ministério da Educação para o transporte de, aproximadamente, 50 mil alunos em regiões rurais do Brasil. Além do Caminho da Escola, a Iveco entregou em agosto sessenta e seis unidades do chassi 150S21 para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “No segmento de transporte de cargas, vencemos outras licitações. Destaco a venda de um lote de trinta e duas unidades do Tector 150E21 para o Instituto Água e Terra do Paraná, e a entrega de dez unidades do Tector compactador de resíduos para o Governo Federal”, contabiliza Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da Iveco. O chassi 10-190 é um modelo de 10 toneladas, projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), tem capacidade para quarenta e quatro alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O chassi tem um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros, sistema SCR, atende às normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cavalos. O torque chega a 62,2 kgfm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.  A transmissão é uma Eaton FS 6206B, manual, de 6 marchas.

Na terra do frevo

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       A RCR, com sede em Recife (PE) e uma das principais operadoras de transporte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, fechou a compra de cento e vinte e três veículos Marcopolo. São dez ônibus Paradiso New G7 1200, oitenta Ideale e trinta e três micros Senior. Os Paradiso têm 13,1 metros de comprimento e capacidades para transportar quarenta e quatro e quarenta e seis passageiros em poltronas do modelo Executiva 1060. O Ideale tem 12,7 metros de comprimento e quarenta e oito poltronas Executiva 1025, e os Senior, de 9,15 metros de comprimento, têm trinta e uma poltronas Executiva 940. Os primeiros noventa e um veículos foram entregues em outubro e os demais trinta e dois irão para Pernambuco até o final de novembro. Todos os veículos são equipados com sistema de ar-condicionado e dispositivo de acessibilidade. Os novos ônibus serão utilizados em operações de fretamento nas regiões Norte e Nordeste. “A equipe da Marcopolo tem trabalhado ativamente para colaborar com os nossos clientes na retomada dos negócios e na importância de se investir continuamente para a elevação cada vez maior do padrão de qualidade, conforto e segurança do transporte. Os Ideale e Senior adquiridos pela RCR são desenvolvidos exclusivamente para fretamento, e o fornecimento demonstra que a parceria e proximidade entre as empresas podem trazer resultados positivos para todos”, explica Rodrigo Pikussa, diretor de Mercado MI e Marketing da Marcopolo.

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos:Divulgação

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