A volta do líder habitual
Nos dois segmentos com maior volume de vendas sobre quatro rodas, carros e comerciais leves, outubro fechou com o emplacamento de 204.941 unidades, um aumento de 3,2% em relação ao mês anterior. Nos modelos, o Chevrolet Onix – carro mais vendido do Brasil desde 2015 – voltou a liderar o ranking do mês, com 12.203 exemplares comercializados, seguido pela Fiat Strada (10.068), pelo Hyundai HB20 (8.903), pelo Onix Plus (sedã) (8.619), pelo Volkswagen Gol (8.473), pelo Fiat Argo (7.566), pelo Ford Ka (7.492), pelo Chevrolet Tracker (6.595) e pelos Jeep Compass (6.161) e Renegade (6.042). Entre as marcas, o primeiro lugar foi da Fiat, com 38.326 unidades emplacadas em outubro e uma participação de mercado de 18,7%, acompanhada pela Volkswagen (34.624 e 16,9%), pela General Motors (34.070 e 16,6%), pela Hyundai (17.054 e 8,3%), pela Ford (14.311 e 7 %), pela Toyota (13.611 e 6,6%), pela Renault (13.319 e 6,5%), pela Jeep (12.218 e 6%), pela Honda (9.417 e 4,6%) e pela Nissan (5.789 e 3,2%).
Acessórios para o novato
Recentemente apresentado no Brasil, o novo Versa, vindo do México, já conta com a linha de acessórios originais para deixar o sedã compacto da Nissan ainda mais equipado e atraente. A novidade terá oito itens exclusivos. Os acessórios do “carrinho de compras” incluem carregador de smartphones (wireless charger), sensor de estacionamento dianteiro, tapetes em carpete e de borracha, alarme ultrassom, friso de porta lateral, soleira de porta e automatizador de vidros. Os preços sugeridos para venda ao consumidor partem de R$ 100 (tapetes de borracha) e chegam a R$ 599 (wireless charger). Além dos itens exclusivos, o novo Versa pode receber caixa organizadora, trava de porta-malas, câmera de painel para gravação, capa de chave de silicone, tapete para pets e trava antifurto para estepe. A Nissan disponibiliza uma transmissão manual de cinco marchas para a versão de entrada Sense e a nova geração do câmbio CVT para o restante da linha. Sob o capô está o motor 1.6 16V com 114 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque.
Seleção da espécie
O primeiro supercarro High-Performance Hybrid (HPH, híbrido de alto desempenho) de produção em série da McLaren Automotive entrou nos estágios finais de seus programas de desenvolvimento e testes, incluindo rodagem em vias públicas. Com lançamento previsto para o primeiro semestre do próximo ano, o novo supercarro, denominado internamente como “P16” em sua fase de projeto, abrirá uma nova era de eletrificação e estará posicionado entre o GT e a atual Super Series. A McLaren São Paulo, importadora oficial da marca, trabalha para ter o modelo à venda no Brasil poucas semanas depois do lançamento oficial no Exterior. Projetada, desenvolvida e produzida no Reino Unido no McLaren Composites Technology Center, de 50 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 370 milhões), na região de Sheffield, a estrutura nova e adaptável apoiará a próxima geração de supercarros híbridos da fabricante inglesa que chegará ao mercado nos próximos anos. Conforme a McLaren, o trem de força híbrido, com um motor a combustão V6 totalmente novo, oferecerá níveis surpreendentes de desempenho e uma experiência de pilotagem intensa.
O Mini mais clássico
A Mini comemora os vinte anos da ligação da tradicional fabricante de automóveis inglesa com o BMW Group. O marco foi a apresentação da atual geração do famoso “carrinho” surgido em 1959 no Salão do Automóvel de Paris. Essa história teve início com os modelos Mini One e Mini Cooper, um sucessor do clássico, que deixou de ser produzido depois de quarenta e um anos. A segunda geração do Mini se propõe a oferecer uma integração entre diversão ao dirigir, eficiência, conforto, segurança e conectividade, com uma grande variedade de modelos e versões. De acordo com a fabricante inglesa, a viagem no tempo leva ao Mini Cooper que mais bem representou a retomada da trajetória da marca no início do Século 21. O modelo, que saiu da linha de produção em Oxford em outubro de 2001, ficou conhecido por uma característica presente em poucas de suas unidades: uma carroceria na cor amarela. Com apelido de “Sunny”, no primeiro ano de vendas na Alemanha, apenas um em cada quinze veículos era produzido nessa cor.
Virtual no mundo real
Com carros cada vez mais tecnológicos, como é o caso do Ford Territory, é natural que os consumidores levem algum tempo até conhecer todos os recursos oferecidos pelo veículo. Para ajudar a vencer essa dificuldade, a marca norte-americana criou uma ferramenta digital, o “Guia 360 Ford Territory”, que permite explorar os equipamentos do SUV de forma interativa. O guia pode ser acessado pelo celular ou pelo computador, no site www.guia360fordterritory.com.br . Ele traz uma visão de 360 graus do interior do veículo e nove vídeos curtos sobre conectividade com aplicativo FordPass, multimídia Sync Touch com tela de 10,1 polegadas, joystick no console central, sistema de climatização, piloto automático adaptativo com “stop&go”, painel de instrumentos digital configurável com tela de 10 polegadas, carregador wireless de celular, Apple CarPlay sem fio e câmera perimétrica 360 graus. “O ‘Guia 360 Ford Territory’ é mais um exemplo da transformação digital da nossa marca para entregar uma nova experiência ao cliente, agregando comodidade e praticidade no seu dia a dia”, explica Leandro Borsari, supervisor de Experiência do Consumidor da Ford.
Híbrido aditivado
A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2021 do sedã de luxo ES 300h. O modelo agora é equipado com sensor de estacionamento inteligente, sensor de pressão dos pneus e antena “shark fin”. Disponível apenas na versão Luxury, o ES 300h conta com o Lexus Safety System, pacote de segurança ativa composto por itens de auxílio à condução. O modelo está sendo oferecido no Brasil a um preço de R$ 326.990. Equipado com um motor a gasolina 2.5, quatro cilindros, combinado a um propulsor elétrico mais compacto e potente, gera 217 cavalos no total. Ainda no quesito condução, o ES 300h tem a transmissão Hybrid Transaxle, com aceleração mais linear e contribuindo para a eficiência de combustível. O ES 300h é equipado com o sistema de tração “all-wheel drive”, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas. Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece ligação com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão o Google Maps, o Waze, o Spotify, o Apple Music e o WhatsApp.
Seminovos mais seguros
Pensar em comprar ou vender um carro é um assunto que traz várias dores de cabeça. O mercado de seminovos é um dos mais tradicionais do mundo e um dos que mais sofrem com golpes e fraudes. É comum que as lojas e concessionárias ofereçam benefícios para a compra ou troca de um carro. Mas podem não ser vantagens reais. Por outro lado, a tecnologia e o uso de dados aliados à inteligência artificial estão mudando esse mercado em startups como a Volanty, primeiro “marketplace” digital de seminovos do Brasil. “Normalmente nas concessionárias, toda avaliação é feita com base no carro que está sendo comprado. Por isso, é muito comum que o veículo do potencial comprador seja ‘valorizado’, porém, na verdade, o consumidor está pagando toda a diferença no preço do seu carro zero-quilômetro. Além disso, os preços são sempre oferecidos por baixo”, revela Guilherme Martins, diretor-técnico da Volanty. Outra “arapuca”: algumas lojas criam anúncios de carros que elas não têm, no entanto, isso atrai os consumidores até o local. A Volanty tem centros de atendimento em São Paulo e no Rio de Janeiro e faz ainda a venda online dos seminovos do catálogo (www.volanty.com). O atendimento é feito com hora marcada, e é possível ver todos os detalhes com um “tour” de 360 graus pelo automóvel pretendido.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
Colabore de verdade para a qualificação do jornalismo automotivo independente – torne-se assinante, prestigie e divulgue suas publicações preferidas! A revista Roda Rio está disponível gratuitamente até o final de dezembro – para receber todas as semanas, basta enviar nome completo, e-mail, cidade e telefone para contato@rodario.com.br, com o cabeçalho “Quero receber grátis até dezembro!“. A partir de janeiro de 2021, a assinatura anual de Roda Rio será oferecida por R$ 50 – menos de um real por edição semanal!