Público

Acaba de ser enviada aos e-mails cadastrados a edição nº 6, de 5 de novembro de 2020, da revista automotiva semanal mobile Roda Rio. Para se cadastrar e receber Roda Rio gratuitamente até o final do ano, basta enviar nome completo, cidade, telefone e e-mail para contato@rodario.com.br.

A redação de Roda Rio tem recebido muitas mensagens com congratulações, dicas e sugestões de pautas! Mandem mais, por favor! Usem o e-mail contato@rodario.com.br! Um questionamento recorrente que chega à redação é o seguinte: por que lançar Roda Rio como uma publicação exclusiva para assinantes e não optar por uma distribuição gratuita, ampliando a base de distribuição para tornar a revista publicitariamente viável mais rápido?

Quando o modelo de negócios de Roda Rio foi definido, uma das premissas básicas era justamente não ser mais uma publicação de distribuição massificada, mas sim uma revista direcionada apenas para quem se interessa por ler. No Brasil e em todo o mundo, a internet oferece cada vez mais notícias automotivas. Em meio a essa proliferação de informação, muitos leitores acabam se limitando às publicações que assina e recebe periodicamente – das outras, viram visitantes eventuais. O ato de se tornar assinante cria uma espécie de ‘pacto de fidelidade’ entre a publicação e o leitor – quem paga para receber, dificilmente deixa de ler. Talvez a decisão de distribuir a revista somente para assinantes não ajude a atingir rapidamente uma grande circulação, mas certamente proporcionará uma audiência qualificada, que crescerá gradualmente conforme mais pessoas interessadas no assunto conhecerem a publicação até atingir e desejável sustentabilidade publicitária.

Para apresentar Roda Rio ao público, a distribuição começou em outubro de forma gratuita para os profissionais do universo automotivo brasileiro que fazem parte do mailing da Agência AutoMotrix, responsável pela produção do conteúdo editorial nacional, porém, desde o lançamento é continuamente ampliada para todos os demais interessados em receber de graça as edições semanais de Roda Rio neste “período de degustação” até o final de dezembro. Essa semana, cerca de 3 mil pessoas estão recebendo a revista.

No final de dezembro, o período de distribuição gratuita da revista Roda Rio se encerra e a assinatura anual (cinquenta e duas edições semanais) será oferecida a partir de janeiro de 2021 por apenas R$ 50 por ano, o que dá menos de R$ 1 por edição semanal – exatos R$ 0,96 (R$ 50 da anuidade dividido pelas cinquenta e duas edições semanais ao longo de um ano). Um valor baixo o suficiente para não ser financeiramente impeditivo para nenhuma pessoa interessada na revista, no entanto, que cumpre a função de promover o leitor em assinante – e de criar o desejado ‘pacto de fidelidade’ entre a publicação e o leitor. O objetivo de Roda Rio é atrair leitores, não ostentar números de distribuição. Além disso, assinar Roda Rio (ou qualquer outra publicação que gostem) dá aos leitores a oportunidade de apoiar de forma efetiva o desenvolvimento de um jornalismo automotivo mais independente e qualificado.

Na edição desta semana, dois testes de automóveis de alta vendagem: o Chevrolet Onix (em sua versão “top” 1.0 Turbo Premier) e o Jeep Renegade (na configuração Longitude 2.0 turbodiesel). E também reportagens sobre os lançamentos da motocicleta Triumph Trident 660 na Europa e da nova versão do motor 3.0 V6 turbodiesel da picape Volkswagen Amarok V6 no Brasil. Na editoria Rio, às vésperas das eleições municipais, o destaque é uma reportagem especial que questiona os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro sobre os problemas do trânsito da capital fluminense e as propostas de cada um para solucioná-los. Mais uma boa sugestão de pauta dos leitores de Roda Rio! Obrigado!

Quem já se cadastrou e recebeu a revista, aproveite a leitura! Quem não se cadastrou, cadastre-se agora. Basta enviar nome completo, cidade, telefone e e-mail para contato@rodario.com.br. E não esqueça de apresentar Roda Rio para os amigos interessados por veículos e pelo universo da mobilidade!

DEIXE UMA RESPOSTA