O Civic chegou à Geração 10 em 2015. Desde então, a Honda vem mantendo atualizações em sua gama e, por vezes, lança novas versões do sedã médio. Com novidades em equipamentos em todas as versões, a linha 2021 do Civic aposta no conforto e na comodidade do modelo que foi eleito, recentemente, como o sedã médio que menos desvaloriza no mercado brasileiro. Para a linha 2021, todas as versões do Civic – a LX, com preço de R$ 107.200, a Sport (que estará disponível em janeiro), a EX, a R$ 118 mil, a EXL, a R$ 124 mil, e a Touring, a R$ 146.500 – passam a ser equipadas com faróis com regulagem elétrica de altura e sensor crepuscular. A LX ganha o sistema multimídia de 7 polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto e iluminação no porta-luvas e nos espelhos dos para-sóis. A Sport e a EX incorporam o sistema Smart Key, que elimina a necessidade da chave para a abertura e partida do veículo, agora feita por meio do botão “Push Start”. A EX acrescenta saídas do ar-condicionado traseiras e sensor de estacionamento. A EXL traz como principais novidades a adoção dos faróis full-led, o de neblina em leds – os mesmos adotados na Touring –, e uma nova central multimídia de 7 polegadas com botão físico giratório para controle do volume. A Touring também ganha essa novidade e mantém os seus equipamentos exclusivos, como o teto solar elétrico, o sistema de áudio com dez alto-falantes e 452 watts, a recarga de celular por indução e o sistema Lane Watch de monitoramento de ponto cego por meio de câmera.
A linha Civic “made in Brasil” oferece dois “powertrains”. A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cavalos de potência a 6.300 rotações por minuto e 19,5 kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas versões LX, Sport, EX e EXL – é acoplada à transmissão continuamente variável (CVT), permitindo um rodar mais confortável e uma melhor eficiência energética. A transmissão traz a opção de 7 marchas simuladas que podem ser trocadas em borboletas localizadas atrás do volante na Sport, na EX e na EXL. O motor 1.5 de quatro cilindros, da Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula “wastegate” eletrônica, gerando 173 cavalos de potência a 5.500 giros, com o torque linear de 22,4 kgfm de 1.700 a 5.500 rpm. Esse propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável com entrega ampla de potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor. Nas concessionárias da marca, há ainda a versão cupê Si, com motor 1.5 L DOHC turbo a gasolina de 208 cavalos – o motor é feito nos Estados Unidos e o carro, no Canadá.
Recentemente, o Civic recebeu mudanças pontuais em seu design. Na dianteira, o para-choque traz design mais horizontal e esguio. As versões LX, EX, EXL e Touring têm grade frontal e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado e rodas de liga leve de dez raios de 17 polegadas, com detalhes em grafite brilhante. Na traseira, todas as configurações têm acabamento cromado na parte inferior do para-choque. A EXL e a Touring trazem ainda as colunas de portas em preto brilhante. A Sport reforçará seu caráter mais esportivo com acabamentos frontais e retrovisores em preto brilhante e aerofólio na tampa traseira. As rodas de liga leve de cinco raios, com detalhes em diamantado escurecido, completam o estilo externo da versão. A LX e a Sport trazem bancos em tecido na cor preta, enquanto as demais versões têm duas opções de revestimento interno dos bancos em couro: preto ou cinza, dependendo da cor externa.
Desde a versão LX, o Civic oferece um pacote de equipamentos no qual se destacam o ar-condicionado digital, o freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, o controle de cruzeiro, o botão “Econ” de modo de condução econômico, os vidros elétricos com função um toque para subida e descida em todas as posições, a câmera para manobras em ré, as rodas de liga leve de 17 polegadas e a transmissão CVT. Todas as configurações do Civic são equipadas com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA, sistema de partida em aclive, sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist, luz de frenagem de emergência (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, luzes de rodagem diurna (DRL), lanternas em leds e sistema de indicação de perda de pressão dos pneus.
O Civic 2021 tem várias opções de cores, conforme a versão. Para todas, são disponibilizados o Branco Tafetá (sólida), o Prata Platinum (metálica), o Preto Cristal (perolizada) e o Branco Estelar (perolizada especial). As LX, EX, EXL e Touring acrescentam o Cinza Barium e o Azul Cósmico (metálicas). Nos modelos equipados com bancos de couro (EX, EXL e Touring), a cor do revestimento varia de acordo com a cor externa: interior cinza para as tonalidades Cinza Barium, Azul Cósmico e Branco Estelar e preto para o Branco Tafetá, o Prata Platinum e o Preto Cristal.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: