Sem medo de fogo
A Magirus, marca de veículos especiais de resgate e combate a incêndio da CNH Industrial, fez a entrega do primeiro Dragon X6 na América do Sul, ao Aeroporto Silvio Pettirossi, na cidade de Assunção, no Paraguai. O veículo, conhecido como ARFF (Air Rescue Crash e Fire Fighting), foi entregue à DINAC (Direcção Nacional de Aeronáutica Civil), órgão responsável por monitorizar e gerir o espaço aéreo e a aviação civil e as tarefas hidro meteorológicas feitas no país vizinho. O Dragon X6 é um veículo projetado para fazer trabalhos em aeroportos. Uma de suas principais características são seus dois motores FPT Industrial de 1.080 cavalos de potência e sua capacidade de atingir 80 km/h em apenas 20 segundos, superando os requisitos internacionais, que exigem essa reação em até 39 segundos. O Dragon X6 tem um tanque de 12 mil litros de água que pode descarregar até 6 mil litros de água por minuto por meio de um canhão instalado em seu teto. O veículo também é capaz de disparar espuma a 45 metros de distância.
Coletivo chique
A Volkswagen Caminhões e Ônibus já tem um novo cartão de visitas sobre rodas para o transporte de passageiros: é o Volksbus 18.330 OT 6×2. O veículo-conceito inova ao trazer pela primeira vez no modelo rodoviário um terceiro eixo. O novo Volksbus foi adotado para as viagens de visita à fábrica de Resende, no sul do estado do Rio de janeiro, e poderá ser utilizado seguindo todos os protocolos de saúde exigidos no momento de distanciamento social. O modelo traz motor Cummins e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado. Na versão 6×2, foi modificado para atender às necessidades de espaço, conforto e funcionalidade. Equipado com carroceria Irizar i6s, o veículo apresenta ainda sistema de áudio e vídeo, climatização, poltronas reclináveis em couro, carregadores USB em todas as poltronas e interior requintado.
Segurança tipo exportação
A encarroçadora de ônibus gaúcha Marcopolo fechou a venda para a Argentina de um ônibus Paradiso New G7 1200 com diferentes soluções BioSafe e o inédito sistema de segurança e assistência ao condutor Movon MDAS-9. O veículo, entregue em setembro para o operador de transporte Sol Bus, de Buenos Aires, será utilizado nas linhas nacionais e de turismo da empresa. “O Paradiso New G7 1200 fornecido para a Sol Bus é a primeira unidade adquirida pelo cliente com soluções Marcopolo BioSafe, que incluem sistema de ar-condicionado e sanitário com luz ultravioleta UV-C para desinfecção, capa de poltronas com tecido antimicrobiano e dispensers de álcool em gel na entrada”, comemora José Luiz Moraes Goes, gerente-executivo de Negócios Internacionais Região América Latina da Marcopolo. O veículo tem chassi Scania K440 6×2, com terceiro eixo direcional, 15 metros de comprimento e capacidade para transportar cinquenta e quatro passageiros em poltronas do modelo Semileito 1060. Internamente, o ônibus é equipado com meia parede de separação, sistema de áudio e vídeo com preparação para DVD e cinco monitores, cortinas, itinerário eletrônico, amplo bagageiro e porta-pacotes. O Movon MDAS-9 é um sistema de segurança veicular passiva, desenvolvido para auxiliar o condutor a evitar possíveis acidentes, geralmente causados por distração humana. Utilizando uma tecnologia avançada de processamento de imagem, o sistema observa o percurso à frente e alerta o condutor, por meio de avisos visuais e sonoros, sobre os perigos identificados.
Negócios externos
A encarroçadora de ônibus Caio Induscar, com sede na cidade paulista de Botucatu, exportou quatro ônibus urbanos para El Salvador. Os novos veículos operarão no sistema de transporte da cidade de San Salvador, capital do país. Os ônibus adquiridos pela empresa salvadorenha são do modelo urbano Apache Vip, que está em sua quarta geração, e têm 11,30 metros de comprimento, embarque dianteiro e lotação total para setenta pessoas. Todos contam com elevadores e poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos. Eles contam com recursos tecnológicos como o sistema multiplex, o qual proporciona ao condutor o controle total das funções do ônibus e auxilia na identificação de falhas operacionais e elétricas do veículo, iluminação em leds, itinerários eletrônicos, preparação para catraca eletromecânica e para sistema de monitoramento por câmeras, como ar-condicionado, poltronas injetadas semiestofadas para os passageiros e assento hidráulico com encosto de cabeça e deslocamento lateral para o motorista.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: