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Ajustes modernizantes

            A BMW lançou para os mercados asiático e europeu a G 310 GS 2021. A crossover de 313 cilindradas chega com design revisado, novo controlador do acelerador eletrônico e novas embreagem e iluminação. O motor permanece o mesmo monocilíndrico de 313 cm³, com 34 cavalos e 2,9 kgfm. As alterações no estilo são bastante discretas e se concentram no conjunto óptico frontal, que incorpora faróis, lanternas e piscas em leds. Produzida na unidade industrial da Honda na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, a G 310 GS ganhou duas novas versões: Rally e 40 Years GS Edition. A primeira traz quadro pintado de vermelho e tampa central dianteira do tanque em azul metálico, enquanto a segunda evoca o visual da clássica R 100 GS, com a cor básica em preto e grafismos amarelos nos painéis laterais do tanque. Na linha 2021 da BMW G 310 GS, o motor foi equipado com controlador do acelerador eletromotriz. Outra novidade é a embreagem assistida e deslizante, que fica leve de se acionar o manete e evita o travamento da roda traseira nas reduções de marchas mais bruscas. A nova G 310 GS desembarca no Brasil em 2021.

Primos acelerados

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       Em uma corrida de aceleração Santa Pod Raceway, em Bedfordshire, Inglaterra, a motocicleta elétrica dinamarquesa Silver Lightning, fabricada pela Danish True Cousins (algo como “primos verdadeiros dinamarqueses”), de imodestos 1,2 MW, ou 1.632 cavalos, “voou sem sair do chão”. Percorreu os 400 metros de pista – um quarto de milha – em apenas 6,86 segundos. A Silver Lightning da Danish True Cousins conseguiu quebrar um recorde de 2012, quando a equipe de Larry McBride fez o mesmo trecho em 6,94 segundos. A motocicleta dinamarquesa cruzou a linha de quarto de milha a 314 km/h e acelerou de zero a 100 km/h em menos de um segundo: exatos nove décimos de segundo.

Japonesa evoluída

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       A Kawasaki fez via internet a apresentação mundial da versão 2021 da Versys 1000, com nível de equipamento de série melhorado e duas versões, S e SE, ambas oferecidas nas configurações Tourer, Tourer Plus e Grand Tourer. A motocicleta preserva o trem de força da geração anterior, um motor de quatro cilindros em linha de 1.043 cc com 120 cavalos a 9 mil rpm. A versão 2021 pesa 255 quilos em ordem de marcha, cinco a mais em comparação ao modelo anterior. O conjunto de tecnologias de assistência ao piloto inclui controle de tração KTRC, bem como modos de potência selecionáveis ​​para se adequar às condições e preferências do usuário. A Versys S vem de fábrica com modos de pilotagem integrados com três formas que combinam automaticamente o controle de tração e as configurações de potência mais adequados para esporte, estrada, chuva e rider. O modelo traz para-brisa ajustável e disposição dos assentos que oferece conforto hora após hora para o piloto e o carona. Além disso, pode ser equipado com o acessório Low Seat (redução de altura de dois centímetros), para facilitar a colocação dos pés no chão. Freios ABS inteligentes com sistema KIBS, faróis de leds, display TFT e piscas de leds fazem parte da especificação padrão do modelo, juntamente com o câmbio rápido da Kawasaki. O aplicativo Kawasaki Rideology oferece conectividade com smartphone. Na versão SE, o destaque é a suspensão eletrônica Showa Skyhook. Segundo a marca japonesa, o software foi cuidadosamente ajustado para e adaptar continuamente à superfície da estrada em tempo real.

Para pegar embalo

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       Até o final de outubro, a Honda Motos e a Seguros Honda apresentam uma condição especial ao acesso à SH 300i. A scooter pode ser adquirida pelo preço público sugerido de R$ 19.900, um desconto de R$ 3.690 em relação ao valor sugerido anteriormente, de R$ 23.590. Além disso, quem aproveitar a promoção ganha um ano de seguro gratuito. A condição é válida em todo o Brasil. A SH 300i tem um motor de 279,1 cm³, que entrega de 25,9 cavalos a 7.500 rpm e torque de 2,70 kgfm a 5 mil rpm. A embreagem é automática e o câmbio é do tipo CVT. A scooter vem com freios ABS. No ano passado, a scooter da Honda ficou atrás em vendas das concorrentes Dafra Citycom e Kymco Downton. Em 2020, foi ultrapassada também pela Yamaha XMax 250, que tornou-se a líder do segmento. Mas a Honda não pretende ficar assistindo ao desfile das adversárias e já confirmou a vinda da Forza 300, o que deve gerar um reposicionando da SH 300i.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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