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A Ducati Multistrada 950S foi redesenhada e acaba de desembarcar no Brasil com um pacote eletrônico que pretende aprimorar a segurança. Apresentada via “live” e com preço público sugerido de R$ 94.990, a moto italiana traz como principais novidades o piloto automático, “quick shift” bidirecional – trocas de marcha sem o uso da embreagem –, e suspensão eletrônica semiativa. O novo modelo estará disponível em duas cores: a clássica Ducati Red e na nova Glossy Grey, um tom de cinza. Ambas vêm com quadro Ducati Red e rodas raiadas pretas com detalhes em vermelho. As quinze primeiras unidades comercializadas da nova Multistrada 950S receberão um “top case” Ducati – um baú central para motos em alumínio.

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            O modelo chega equipado com a nova Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU), Vehicle Hold Control (VHC) para arranques mais fáceis em subidas (especialmente com piloto, garupa e bagagem) e embreagem hidráulica. A interface piloto-moto (HMI) está mais evoluída e intuitiva. O sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) ajusta continuamente as suspensões para que respondam instantaneamente às alterações no piso. O Ducati Quick Shift up & down (DQS) permite a troca de marchas sem o uso da embreagem, tanto para cima quanto para baixo. O modelo conta ainda com sistema óptico full-led com Ducati Cornering Lights, que dão mais visibilidade de obstáculos durante curvas, além de painel TFT de 5 polegadas colorido, sistema Hands Free, Cruise Control e controles retroiluminados no guidão.

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            Em termos de estilo, as superfícies limpas, as linhas vincadas e os contrastantes volumes dianteiro e traseiro permanecem como imagem marcante da Multistrada. O design frontal está ainda mais limpo e aerodinâmico e combina características do estilo da Multistrada 1260 e da 1260 Enduro, inspirando-se nos elementos mais leves de ambas. O design também inclui novas e mais leves rodas em liga de alumínio. O para-brisa permite o ajuste vertical com uma mão em uma amplitude de 6 centímetros e a gama de acessórios inclui ainda uma opção de para-brisa mais baixo. Existem duas tomadas de 12V, uma sob o assento do passageiro e outra na área do painel. Existe uma entrada USB sob o assento, que pode ser utilizada para carregar smartphones.

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            A Multistrada 950S tem tanque de 20 litros e peso seco de 206 quilos. O motor bicilíndrico Testastretta 11 graus de 937 cm3 oferece 113 cavalos de potência a 9 mil rpm e torque de 9,6 kgfm a 7.500 rpm. O quadro de tubo de aço em treliça está ligado a um novo e mais leve duplo braço oscilante em alumínio. Segundo a marca, a roda dianteira de 19 polegadas e a suspensão com um generoso curso de 170 milímetros ajudam a manter elevados os padrões de conforto e reforçam a agilidade. Os pneus são Pirelli Scorpion Trail II. Toda a família Multistrada conta com sistema de frenagem Brembo com ABS a Bosch, parte integrante do Ducati Safety Pack. O sistema de Cornering ABS faz uso da plataforma Bosch IMU (Unidade de Medição Inercial) para otimizar a frenagem dianteira e traseira mesmo nas condições mais críticas e com a moto em consideráveis ângulos de inclinação.

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            São quatro pacotes de acessórios para customização. O pacote Touring traz malas laterais, manoplas aquecidas e cavalete central. O Esportivo incorpora sistema de escapamento homologado Ducati Performance by Termignoni, tampa da bomba de água em alumínio e setas em leds. O Urbano inclui o “top case”, bolsa de tanque e entrada USB para carregar aparelhos eletrônicos. E o pacote Enduro agrega faróis suplementares em leds, barras de proteção do motor, proteção do radiador e de cárter em alumínio e pedaleiras em aço.

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por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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