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            A Scania acaba de apresentar ao mercado brasileiro seu novo veículo de configuração 10×4, o único do gênero da indústria nacional. O novo G 540 10×4 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da chamada “linha amarela” – segmento que inclui maquinário pesado utilizado na construção civil, na agricultura, na pavimentação asfáltica e na manutenção de vias urbanas e rodovias. Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10×4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender às demandas mais severas da mineração e da construção pesada. Com capacidade de carga líquida de até 55 toneladas, o novo caminhão promete despesas operacionais e de capital menores e custo total de operação (TCO) mais competitivo que os veículos da “linha amarela”, além de maior versatilidade e produtividade. “A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora-de-estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados, tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

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            Apesar da pandemia, o ano de 2020 manteve o segmento da mineração estável e aquecido. Já as grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada. “Agosto foi o melhor para nós em uma mensuração dos trinta últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de trezentas e cinquenta unidades comercializadas. Portanto, seguimos confiantes no potencial desses dois mercados para os próximos anos”, comemora Munhoz. O Scania G 540 10×4 chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4 (um dos mais vendidos da marca). O G 540 10×4 salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8×4 para até 55 toneladas, aumentando consideravelmente sua produtividade. Dessa forma, o peso bruto total (PBT) sobe para 69 toneladas. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 toneladas de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e superará as expectativas dos clientes. Em comparação aos 8×4 dos competidores, o Scania 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil.

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            O G 540 10×4 XT Heavy Tipper traz sob a cabine uma motorização com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, com impressionantes 540 cavalos de potência e brutais 275 kgfm de torque. Segundo a Scania, o propulsor da nova geração também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior. O caminhão está equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 toneladas) e eixos direcionais (11 toneladas cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, possibilitando uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição, passando a ficar na frente do bogie traseiro. Para suportar a maior demanda de carga, todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado.

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Para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem. O câmbio automatizado Opticruise tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma maior resistência. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves. O sistema de frenagem auxiliar tem o freio hidráulico Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Ele aumenta a precisão da frenagem, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e dos tambores, especialmente em descidas íngremes e muito acidentadas.

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Completam os itens de série o controle de tração, o hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives), o eixo traseiro com diferencial duplo, o para-choque em aço com ângulo de ataque de 29 graus, a proteção nos faróis, os espelhos reforçados e o pino de reboque frontal com capacidade de 40 toneladas. A Scania ainda oferece itens customizados para o fora-de-estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento. O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem mais segurança na operação. Entre eles, airbags no volante e lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro. O dispositivo só libera a partida após verificar se o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.

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por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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