Câmbio favorável
A empresa carioca de transportes Zocar loca os caminhões Volvo VM para operação de mineração e acaba de comprar mais cento e vinte unidades. Fabricados no Paraná, os semipesados da marca sueca movimentam o minério, auxiliam na escavação, transporte, construção e desativação de barragens para vinte e oito clientes espalhados pelo Brasil. A empresa também aluga os modelos para a construção civil. Para justificar a opção pelos VM, a Zocar destaca a performance elevada da caixa de câmbio automatizada. “A I-Shift tem um desempenho de 10% a 12% superior ao dos concorrentes”,pondera Marcelo Amaral, gerente de contratos e frota da companhia. Segundo o executivo, a I-Shift é a caixa de câmbio mais avançada e rápida do mercado e dá comodidade ao motorista ao eliminar a troca de marcha.Além dos caminhões, a empresa adquiriu um plano de manutenção preventiva para parte dos veículos. “A Volvo é reconhecida para robustez e alta disponibilidade de seus caminhões vocacionais para mineração e outras operações fora-de-estrada. O VM 32 toneladas é uma das melhores opções para esse tipo de aplicação, e a venda de cento e vinte unidades com I-Shift para a Zocar é um reconhecimento da qualidade do modelo”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo.
Negócios em fretamento
A Mercedes-Benz promoveu mais uma grande venda para o segmento de veículos comerciais. Cento e dezesseis novos ônibus e vinte e duas unidades da Sprinter Van de passageiro com quinze lugares foram comprados pelo Grupo Comporte para o serviço de fretamento. Joaquim Constantino, diretor da companhia, esteve na empresa em São Bernardo do Campo (SP) para receber os ônibus. “Temos o compromisso de renovar a nossa frota anualmente. Com a Mercedes-Benz, encontramos mais segurança e melhor custo operacional para os nossos serviços. Somente no primeiro semestre deste ano, renovamos mais de quinhentos veículos da marca e, agora, compramos outros cento e dezesseis ônibus e vinte e duas vans, totalizando seiscentos e trinta e oito produtos em 2020”, afirma Joaquim Constantino. Entre os modelos desse novo lote, destacam-se cinquenta ônibus O 500 M, cinquenta do OF 1519, seis do O 500 RSD, seis ônibus O 500 RS e quatro unidades do O 500 R. Os veículos deverão entrar em operação em setembro. “Apesar do momento complicado da economia, o ônibus mantém a sua importância para a mobilidade urbana. Como líder de vendas no país, a Mercedes-Benz mobiliza diversos ‘players’ do segmento, como empresas de transporte, sejam elas urbanas ou rodoviárias”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus.
Noventa mil
A Caoa atingiu o marco de mais de 90 mil modelos Hyundai HR produzidos na planta da montadora em Anápolis (GO). Em 2007, a Caoa inaugurava sua fábrica (sem este ‘goiana’) com mais de R$ 1 bilhão de investimentos próprios e consagrava o HR como uma grande aposta da companhia ao escolher o modelo para ser o primeiro veículo produzido na nova fábrica. Antes desse período, o veículo foi importado por dois anos. Somando o período de importação e o de produção, até o momento, cerca de 107 mil modelos foram comercializados no país. O HR foi o mais vendido em seu segmento nos seus quinze anos de atuação no mercado nacional, resultado da parceria entre a Caoa e a empresa sul-coreana, iniciada há mais de duas décadas. Segundo a Caoa, o sucesso do HR está atrelado ao fato de oferecer características exclusivas, como ter a maior capacidade de carga da categoria, 1.800 quilos, e isenção da necessidade de o motorista ter uma habilitação especifica para caminhões, podendo ser utilizada apenas a CNH na categoria “B”.
Pão de cada dia
A Indústria de Panificação Repri, com sede na cidade capixaba de Afonso Claudio, acaba de adquirir dez unidades do Delivery 11.180 V-Tronic para uma nova operação em seu negócio. Além da marca de pães Lekker, desde o mês de abril, a empresa passou a fabricar os sucos VaiBem e, para isso, a capacidade de carga do modelo Volkswagen se mostrou como a melhor opção. “Escolhi o Delivery 11.180 em virtude de apresentar a melhor produtividade em relação ao peso e ao volume da carga que passei a transportar. Antes, comercializávamos apenas nossos pães, e a realidade era outra. Os veículos acabam de chegar e já começo a sentir a diferença em minha operação, até mesmo no consumo de combustível. Não é à toa que com essa aquisição minha frota passa a ser mais de 70% da Volkswagen”, afirma Levi Tesch, proprietário da Repri. Segundo a Volkswagen Camihões e Ônibus, o Delivery 11.180 V-Tronic representa o maior peso bruto total (PBT) de sua categoria, o que se reverte também na capacidade de carga mais ampla. “Com a troca de marchas automática, as mãos ficam 100% do tempo no volante, e o condutor concentra sua atenção no ambiente externo para antecipar qualquer situação de risco e reagir mais rapidamente. O veículo conta ainda com um sistema para auxílio de partida em rampa, que evita qualquer deslocamento indesejado em aclives ou declives por até três segundos”, reforça Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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