Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Naquele distante setembro de 2019, o mercado automotivo brasileiro vivia um animador clima de retomada do crescimento, depois de cinco anos de retração ou estagnação. E as expectativas em torno do lançamento nacional do novo HB20, que completava sete anos de existência, eram grandes. Vice-campeão do ranking brasileiro de vendas em 2016, 2017 e 2018, embora a plataforma tenha sido mantida, o hatch compacto da Hyundai foi profundamente atualizado dentro do novo estilo de design da marca sul-coreana. O aspecto visual mais impactante é a grade trapezoidal “cascading”, misturando linhas retas e curvas – e que tornou-se a parte mais questionada na nova linha HB20. Um ano e uma pandemia depois, as vendas de automóveis despencaram e as expectativas do setor automotivo nacional não são otimistas, mas o modelo da Hyundai está de volta às primeiras posições do ranking. Este ano, com mais de 49 mil unidades comercializadas nos oito primeiros meses, já retomou a vice-liderança perdida em 2019 para o Ford Ka – está atrás apenas do Chevrolet Onix, que vendeu pouco mais de 80 mil unidades no mesmo período. Em agosto, o HB20 ultrapassou pela primeira vez em 2020 a média de 8.466 unidades mensais emplacadas durante o ano passado. Para embalar as vendas, um discreto ajuste visual foi feito a partir de junho deste ano nas linhas 2021 das versões mais básicas, com motores aspirados 1.0 e 1.6. Nelas, a polêmica grade ganhou um acabamento com contornos em preto, o que reduziu o impacto visual da peça originalmente cromada. Já nas versões “top” Diamond e Diamond Plus, com motor 1.0 turbo, a linha 2021 ainda não foi apresentada e a mudança na cor da moldura da grade não está confirmada. De qualquer forma, um dos maiores atrativos do HB20 continua sendo o bom nível de equipamentos – ostentado especialmente na versão topo de linha, a 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Além da controversa grade, ladeada por amplos faróis com “light guide” em leds, a recente linha de design da Hyundai, denominada como “Sensuous Sportiness” ou “Esportividade Sensual”, se expressa no HB20 por meio de linhas fortes, com frisos pronunciados e volumes marcantes. A frente é baixa e bastante aerodinâmica. No teto, o estilo “flutuante” é ressaltado pelo detalhe em preto na coluna “C” (a traseira), que visualmente reforça a esportividade. As lanternas com design de bumerangue também evocam dinamismo. Por dentro, o hatch segue a mesma lógica de investir em um aspecto esportivo.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            As versões mais completas, Diamond e Diamond Plus, são as que mais bem representam a proposta de “recheio caprichado” da linha HB20. Vêm de série com ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, troca de marchas por alavancas no volante (Smart Shift) e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor. A versão de topo Diamond Plus incorpora sistemas de alerta e frenagem autônoma – que podem parar o carro sozinho quando há impacto frontal iminente, em velocidades abaixo dos 50 km/h – e alerta de mudança de faixa. Completam a lista do HB20 mais equipado os controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), o assistente de partida em rampa (HAC), a verificação de pressão de pneus (TPMS) e a câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). Como toda a linha HB20, a Diamond Plus conta com cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação Isofix e dois airbags frontais e dois laterais. O sistema BlueMedia tem visual flutuante e tela de 8 polegadas.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Em termos de motorização, o Hyundai HB20 1.0 TGDI 12VFlex Diamond Plus traz o três cilindros 1.0l Turbo GDI, que entrega 120 cavalos de potência a 6 mil rpm. Com injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades. Seu torque máximo de 17,5 kgfm está disponível a partir de apenas 1.500 rpm. De acordo com o Inmetro, o consumo do HB20 com o motor 1.0 TGDI e o recurso start-stop – disponível somente nas versões Diamond e Diamond Plus – é de 12,2 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 8,6 km/l na cidade e de 10,3 km/l na estrada com etanol. Recebeu nota “B” no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tanto na comparação relativa na categoria quanto na absoluta geral.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            No site da Hyundai, até o início de setembro, o HB20 Diamond Plus parte de R$ 77.990 nas cores Branco Atlas e Preto Onix. Todas as outras opções de cores – como a Prata Brisk do modelo testado – aumentam o preço em R$ 950. Ou seja, o valor pedido pelo modelo se mantém exatamente o mesmo oferecido na época do lançamento do novo HB20, há quase um ano. Nesse período, os principais concorrentes tiveram elevações de preços que superam os 15%, atribuídas pelas fabricantes ao impacto da alta cotação do dólar sobre os componentes importados. Assim, o simples fato de ter mantido os preços de tabela do ano passado tornou o HB20 bem mais competitivo. Uma estratégia comercial que ajuda a explicar por que o hatch da Hyundai ultrapassou o patamar de vendas anterior à pandemia bem antes dos adversários que priorizaram recompor suas margens de lucros. Em termos de comparação, as vendas do Onix e do Ka em agosto ainda representam a metade da média mensal de emplacamentos de 2019.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Experiência a bordo

Ambiente contemporâneo

            O acabamento Marrom Desert da versão Diamond Plus do HB20 é um dos destaques de estilo desta geração. Vários tons de castanho e ocre aparecem no painel, no console, nos painéis das portas e nos bancos de couro e no volante, esse também revestido em couro. Detalhes na cor azul vivo surgem na faixa central do painel e nas costuras dos bancos, no volante e na alavanca de câmbio. As maçanetas são cromadas. Todo o interior segue um design com linhas “limpas” e de aspecto esportivo. O espaço da cabine cresceu sutilmente em relação ao modelo anterior, com um centímetro a mais de largura na altura dos ombros e, no banco de trás, acréscimo de 4,7 centímetros na distância livre em relação aos dianteiros.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            Entre os confortos oferecidos na configuração mais cara do HB20 estão a chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e do compartimento de carga, a partida do motor por botão, a direção elétrica, o banco do motorista com ajuste de altura por alavanca, os vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções “one touch” (descida e subida) e antiesmagamento, o console central com porta-copos e porta-objetos, a bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, os espelhos cortesia nos para-sóis e a iluminação no porta-luvas. Com seu visual flutuante e tela de 8 polegadas, o sistema de entretenimento BlueMedia conecta com diversas funções do celular por meio do Apple CarPlay e do Android Auto, com operação intuitiva.

Impressões ao dirigir

Lógica esperta

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            A versão “top” Diamond Plus do HB20 exibe uma performance dinâmica bastante convincente, proporcionada pelo “powertrain” bem entrosado composto pelo motor 1.0 Turbo GDI e o câmbio automático de 6 velocidades com borboletas no volante. Como o bom torque máximo de 17,7 kgfm está disponível praticamente em qualquer giro, o hatch acelera sempre com vontade. Os 120 cavalos de potência máxima também ajudam a conferir certa exuberância ao compacto da marca sul-coreana. As passagens de marchas do câmbio automático são precisas e permitem que o compacto ganhe velocidade rápida e progressivamente. E a possibilidade de mudar as marchas manualmente por meio de borboletas posicionadas atrás do volante facilita a tarefa de obter um comportamento mais esportivo do conjunto. Nas cidades, dentro de um padrão comportamental mais “civilizado”, o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor auxilia na economia de combustível no aborrecido “anda e para” do trânsito.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

            A direção eletricamente assistida é outro destaque do HB20. É leve para as manobras de estacionamento e dura nas velocidades altas, exatamente como deve ser. Em termos de suspensão, o acerto é bastante preciso. O hatch faz curvas sem adernar excessivamente. Nas freadas bruscas, o modelo da Hyundai esbanja precisão e equilíbrio. Os sistemas de auxílio ao motorista são exclusivos da versão Diamond Plus. O de alerta e frenagem autônoma – capaz de, em caso de impacto iminente, parar o carro sozinho a até 50 km/h ou reduzir as consequências acima desse limite, mesmo se o motorista continuar acelerando –, se mostra bastante efetivo. Já o alerta de saída de faixa carece de aperfeiçoamentos – só consegue ler as faixas bem pintadas e emite o alerta sonoro e visual apenas quando o carro já invadiu a faixa ao lado.

Ficha técnica

Hyundai HB20 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus

Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Motor: 1.0 turbo três cilindros com injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT)
Potência: 120 cavalos a 6 mil rpm
Torque: 17,7 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão: automática de 6 velocidades e uma a ré, com possibilidade de trocas sequenciais por meio de “paddles shifts” no volante
Tração: dianteira
Freios: ABS com disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas e pneus: rodas de liga leve diamantadas de 15″, modelo Vortex, pneus 185/60 R15 Michelin Primacy
Comprimento: 3,94 metros
Largura: 1,72 metro
Altura: 1,47 metro
Peso: 1.091 quilos
Entre-eixos: 2,53 metros
Porta-malas: 300 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Preço: R$ 77.990. Cores diferentes de Branco Atlas e Preto Onix acrescentam R$ 950. Preço do modelo testado, na cor Prata Brisk, R$ 78.940

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA