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No embalo da novidade

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), agosto mostrou uma recuperação ainda maior na venda de carros e de comerciais leves do que o registrado no mês anterior. Foram emplacadas em agosto 173.544 unidades nos dois segmentos com maior volume de vendas sobre quatro rodas, representando um aumento de 6,42% sobre julho. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, porém, a pandemia do coronavírus continua mostrando suas “garras”, com uma queda de 24,77%. No acumulado de janeiro a agosto, foram comercializadas 1.099.862 unidades de automóveis e comerciais leves, um recuo de 35,75% ante o mesmo intervalo do ano passado, o que pode ser considerado como natural devido à pandemia da Covid-19 prejudicando seis meses de vendas até agora em 2020. No ranking dos veículos, a nova Fiat Strada mostrou uma arrancada vigorosa em agosto e superou o Hyundai HB20 na briga pela segunda posição no mês passado. A liderança voltou para o Chevrolet Onix, com 10.609 emplacamentos no oitavo mês do ano, embora o hatch compacto da fabricante norte-americana ainda esteja vendendo pouco mais da metade da média mensal que tinha antes da pandemia. A picape da Fiat teve 8.690 unidades emplacadas em agosto (com 38.102 no acumulado do ano), seguida pelo HB20 (8.489), pelos Volkswagen Gol (7.912) e T-Cross (6.455), que tinha ficado em primeiro no mês anterior, pelo Fiat Argo (6.040), pelo Chevrolet Tracker (5.899), pelos Jeep Compass (5.221) e Renegade (5.211) e pela Fiat Toro (4.824). Os líderes gerais no acumulado do ano são o Onix, com 80.587 unidades vendidas, seguido do HB20, com 49.184 emplacamentos de janeiro a agosto. Entre os utilitários esportivos, o T-Cross lidera no ano com 37.260 vendas, seguido pelo Renegade (30.655). No “Top Ten” das fabricantes, a Volkswagen apareceu em primeiro em agosto, com 34.124 vendas nos dois segmentos e uma participação de 19,66%, à frente da Fiat (31.365 e 18,07%), da General Motors (28.792 e 16,59%), da Hyundai (16.025 e 9,23%), da Toyota (11.553 e 6,66%), da Jeep (10.465 e 6,03%), da Ford (10.230 e 5,89%), da Honda (7.323 e 4,22%), da Renault (7.032 e 4,05%) e da Nissan (4.775 e 2,75%). No entanto, a liderança entre as montadoras é da FCA, que teve 41.830 emplacamentos e uma participação de 24,10% somando as vendas da Fiat e da Jeep.

Demanda inicial

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A Ford comemora o sucesso da pré-venda do Territory, novo SUV que teve o lote de lançamento com duzentas e cinquenta unidades comercializadas em pouco mais de duas semanas. A marca conseguiu também antecipar a data de entrega, que estava prevista para o final de setembro, e já iniciou o faturamento das primeiras unidades. “A aceitação do Territory foi muito boa, mesmo antes do início da campanha de lançamento. É um veículo fantástico, que se diferencia principalmente nos aspectos de espaço interno, conectividade, tecnologia embarcada e acabamento. E quem não aproveitou a pré-venda continua a dispor das melhores condições de financiamento e seguro, dois pilares que garantem o baixo custo de posse do veículo”, afirma Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas da Ford. A marca norte-americana continua a disponibilizar para o Territory condições de financiamento que permitem buscar a melhor solução financeira. “Oferecemos as melhores taxas do mercado e planos que se adequam ao orçamento do cliente, com a inovação de parcelas pela metade até fevereiro de 2022 e a possibilidade de incluir o valor da blindagem no financiamento”, completa Baltar Jr.. O Territory está disponível em duas versões, SEL, com preço de R$ 165.900, e Titanium, por R$ 187.900, ambas com motor 1.5 turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cavalos, e transmissão automática CVT com trocas manuais de 8 marchas simuladas.

Nova versão

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Confirmado para chegar ao Brasil até o final deste ano, o totalmente renovado Nissan Versa já está sendo produzido na fábrica da marca japonesa em Aguascalientes, no México, com as especificações para o mercado brasileiro. Além da nova geração do sedã compacto, a unidade industrial de Aguascalientes A1 produz o Kicks e o March. O novo Versa tem design inteiramente repaginado, seguindo o conceito batizado de “Geometria Emocional”, e vem repleto de equipamentos de conforto e segurança. O modelo se posicionará em uma faixa superior de segmento, ampliando a presença da marca, e conviverá com a geração atual do sedã, produzida no Brasil e que, para isso, terá seu nome alterado para “V-Drive”. Informações sobre versões e lista de equipamentos do novo Versa serão reveladas no lançamento do modelo.

Faixa especial

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Sucesso de vendas entre o público PcD (Pessoa com Deficiência), o Volkswagen T‑Cross Sense chega à linha 2021 com uma série de novidades, entregando ainda mais conforto, comodidade e praticidade aos clientes. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo referência em espaço, design e performance custa R$ 69.990 e está disponível para pré-reserva nas concessionárias. “O T‑Cross é um sucesso entre o público PcD, por reunir espaço interno, praticidade, performance e uma lista de equipamentos de série bastante recheada. Não por acaso, a versão Sense contribuiu para fazer o T‑Cross o primeiro SUV, na história do mercado brasileiro, o carro mais vendido em um único mês no ranking geral”, explica Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América Latina. O T‑Cross Sense é equipado com motor de três cilindros 200 TSI Total Flex com injeção direta de combustível e turbo alimentado, que entrega até 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, totalmente à disposição de 2 mil a 3.500 rpm. Nessa configuração, a transmissão é sempre automática de 6 marchas (conversor de torque), com opção de trocas manuais pela alavanca (Tiptronic).

Aceleração virtual

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Na abertura da “Gamescom 2020”, um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo – realizada em Koelnmesse, Colônia, na Alemanha –, a Ford apresentou o primeiro veículo projetado por uma fabricante de automóveis em parceria com “gamers”: o “bólido” de corrida virtual Team Fordzilla P1. Desenvolvido sob o código Projeto P1, o veículo foi criado com os votos de fãs no Twitter. Os jogadores definiram aspectos como a posição do banco, o estilo do “cockpit” e o sistema de transmissão, antes que os designers da Ford elaborassem a forma final. Dois projetos entraram na votação, que contou com a participação de mais de 250 mil internautas, e o carro de Arturo Ariño, designer de exteriores da Ford, foi escolhido, com 83,8%. Inspirado no Ford GT, o design de Ariño tem itens exclusivos como a tecnologia de metamorfose da carroceria para oferecer a estabilidade de um carro longo nas retas de alta velocidade de Le Mans ou mais curto para circuitos travados como o de Mônaco. A Ford informou que está em discussões avançadas com um grande desenvolvedor de jogos para introduzi-lo em um game popular de corrida em 2021. “O Projeto P1 me levou ao começo de tudo. A razão pela qual me tornei um designer de automóveis, em primeiro lugar, foi projetar algo que nunca tinha sido visto antes e que extrapolasse os limites. Esse veículo terá um visual deslumbrante e, embora leve o jogador aos limites dos reflexos, também será extremamente gratificante de se dirigir”, comemorou Ariño.

Futuro na esquina

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O projeto de pesquisa “Bidirectional Charging Management” (BCM) está explorando tecnologias seguras e convenientes que podem ser oferecidas aos motoristas de veículos elétricos no futuro. Muitas empresas e instituições dos setores automotivo e de energia, bem como do mundo da ciência, estão participando desse projeto, previsto para durar três anos, sob a liderança do BMW Group. O projeto tem como principal objetivo permitir aos clientes fornecer energia dos seus próprios veículos à rede elétrica, suprindo a demanda da matriz energética. No Brasil, já é possível aderir à tarifa branca e pagar um preço diferenciado, dependendo do horário de consumo. É possível ainda se obter créditos na conta residencial com o fornecimento de energia elétrica. Futuramente, os proprietários de veículos elétricos poderão carregar o carro durante a madrugada a baixo custo e fornecer energia no horário de pico, podendo eliminar seu custo com energia elétrica ou mesmo obter lucro. O BMW Group tem experiência de um outro projeto-piloto, na Alemanha, testando o carregamento de veículos elétricos durante os períodos em que quantidades suficientes de eletricidade “verde” são alimentadas na rede. Já na Califórnia, o BMW Group desenvolveu o gerenciamento de carregamento inteligente, orientado à demanda e à rede elétrica, com trezentos veículos “verdes”, por vários anos.

Caçamba personalizada

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Para ressaltar as qualidades da nova Strada, a Mopar – em parceria com a agência Leo Burnett TM – produziu um filme que exibe a versatilidade dos mais de cinquenta acessórios desenvolvidos para a picape compacta da Fiat. O filme foi criado para ser compartilhado internamente com a rede de concessionárias e publicado nos canais oficiais da FCA nas redes sociais. Com 90 segundos de duração, o vídeo apresenta por meio de diversos efeitos digitais toda a polivalência da nova Strada. Atenta ao comportamento dos clientes de um segmento de mercado no qual a personalização tem papel destacado, a Mopar mostra como a bolsa e o extensor de caçamba, a capota marítima, o engate de reboque removível e outros destaques do portfólio de acessórios valorizam as características do carro e facilitam o dia a dia dos clientes. “Nós, da Mopar, temos como objetivo principal sempre surpreender o cliente. Criamos produtos que valorizam ainda mais o design e a funcionalidade da própria picape”, explica Luís Santamaria, diretor da Mopar para a América Latina. Dos cinquenta acessórios para personalizar a Strada, metade é inédita para o modelo. Muitos já fazem sucesso na Toro e agora estão disponíveis para a picape mais vendida do Brasil. Entre as novidades estão estribos laterais, santantonio, engate reboque removível, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba vertical e horizontal e suportes para escada e interno de estepe. Os acessórios originais Mopar contam com garantia de um ano.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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