Ladeira acima
Depois de mais de oito décadas longe do esporte que dominou durante anos, a Indian Motorcycle retorna as suas raízes nas corridas de escaladas de montanhas, apresentando uma FTR750 especialmente adaptada para a AMA Pro Hillclimb. No ano passado, o circuito norte-americano de alpinismo em motocicletas teve oito provas, mas em 2020, o calendário ainda está indefinido por conta da pandemia do coronavírus. O piloto da mais antiga marca norte-americana será John “Flying” Koester, considerado um dos melhores do esporte. Koester foi o primeiro piloto dos Estados Unidos a ganhar todos os três títulos National AMA Pro Hillclimb em uma única temporada. Junto com seu pai e chefe de equipe, Gordy Koester, o piloto liderou a transformação da FTR750 de uma motocicleta de corridas planas para uma “devoradora de montanhas”. As modificações incluem um braço oscilante estendido, pneus nodosos, cauda redesenhada e uma embreagem Rekluse atualizada para compensar o aumento do uso da embreagem exigido pelas corridas de hillclimb. A equipe também trabalhou para projetar um sistema de escapamento específico para Koester e sua posição de pilotagem. A Indian FTR750 modificada competirá na recém-criada classe Twins, uma nova classe do AMA Pro Hillclimb idealizada para convencer novas fabricantes a participarem com equipes de fábrica.
Apressadinha
A motocicleta elétrica Voxan Wattman está mesmo disposta a bater o recorde de velocidade do segmento. O piloto italiano Max Biaggi, de 49 anos, e a equipe da empresa monegasca Voxan Motors acabam de cumprir quatro dias de rigorosos testes no aeroporto de Châteauroux, na França. O objetivo é atingir os 330 km/h para bater o atual recorde de velocidade de motos elétricas que está em posse do japonês Ryuji Tsuruta com uma Mobitec EV02, com 329,085 km/h. O aeroporto de Châteauroux foi o local escolhido pela Voxan Motors para fazer as primeiras tentativas de atingir velocidades próximas do recorde. Com uma pista de 3.500 metros de comprimento e um asfalto perfeito, o aeroporto de pouquíssimo movimento, que também serve de estacionamento de aviões fora de uso, transformou-se durante quatro dias no centro de testes da Voxan Motors. A Wattman é movida por um motor elétrico capaz de criar uma potência de 270 kW, o equivalente a 367 cavalos. O conjunto de baterias de íons de lítio pesa 140 quilos. Ou seja, quase metade do peso total do conjunto, que atinge os 300 quilos. A Voxan Wattman e Biaggi pretendem bater o recorde de velocidade em julho de 2021 no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, na Bolívia.
Para quem viaja
A Pirelli desenvolveu um novo pneu para o segmento das motos Sport Touring. Segundo a fabricante, o novo pneu está acompanhando a evolução do estilo de pilotagem e o avanço tecnológico das motocicletas, já que foi projetado para melhor se adaptar aos ajustes eletrônicos que equipam as motos mais modernas. Com padrão de banda de rodagem derivado do pneu intermediário de chuva usado no Campeonato Mundial de SuperBike, o novo produto da marca italiana conta com uma carcaça revolucionária com densidade variável e tem em sua composição uma alta concentração de sílica. Ou seja, tecnologia e durabilidade derivadas das pistas de competição. O Angel GT II está disponível em quatorze medidas que podem equipar motos com rodas aros 17, 18 e 19 polegadas. São cinco opções para a dianteira e mais nove para a roda traseira, que podem calçar vários modelos de “grand tourers” e “smart urbans”. “O Angel GT II é um pneu feito para as Sport Touring e foi desenvolvido para suceder ao Angel GT, empregando a evolução do conceito Gran Turismo da marca. Como principais atributos, o pneu é mais durável, tem dirigibilidade esportiva e muita aderência, reforçando o comportamento durante condições de chuva entregando ainda mais confiança e segurança ao piloto”, valoriza Mariano Perez, diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina.
Olhos nos óleos
A manutenção de uma moto passa por vários itens como pneus, freios, bateria e, é claro, a lubrificação. Manter boas condições de uso vai muito além da troca de óleo do motor dentro do prazo recomendado pela fabricante. A Mobil apresenta uma linha completa de produtos criados para prolongar a vida útil das motocicletas. Entre eles estão fluidos para freios e garfos e lubrificante para correntes e graxa. Contudo, antes de fazer qualquer tipo de manutenção ou revisão preventiva da moto, é importante consultar o manual do proprietário. Para o garfo, o produto da Mobil é o fluido hidráulico recomendado pela Honda e, segundo a fabricante, oferece maior vida útil ao sistema de amortecimento da roda dianteira. O fluido conta ainda com pacote de aditivos que buscam proporcionar características anti-desgastantes e inibidoras de ferrugem, com viscosidade própria para o clima do Brasil, para proporcionar bom desempenho em altas e baixas temperaturas. Já para os freios, o fluido Mobil promete alta resistência à oxidação, alto desempenho e segurança nas frenagens em condições extremas. Também recomendado pela Honda, ele é indicado para ser utilizado em sistemas hidráulicos de freios a disco. No caso da corrente, o lubrificante Mobil é de fácil aplicação, pelo formato spray. De acordo com a fabricante, além de proteger, o produto evita respingos, acúmulo de poeira e o desgaste e a corrosão dos elos da corrente. É resistente a alta velocidade e temperatura. Já a graxa Mobil é outro material que pode ser usado na lubrificação geral de várias partes da moto, inclusive nas correntes. Resistente à oxidação e à água, o produto oferece proteção por mais tempo e é indicado para amplas faixas de temperatura, rotação e carga. Mais informações sobre os produtos para motocicletas da Mobil estão disponíveis no link https://moovelub.com/mobil/produtos-auxiliares-para-moto/ (colaborou Aldo Tizzani, do “MinutoMotor”)
Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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