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A DAF anunciou sua intenção de se instalar no Brasil em 2011, época em que o mercado nacional de caminhões passava por um vigoroso crescimento. Contudo, quando a fábrica da marca holandesa em Ponta Grossa, no Paraná, ficou pronta, em outubro de 2013, as vendas de caminhões no país iniciaram um período de declínio e só voltaram a reagir em 2018 e 2019, ainda em patamares inferiores aos de 2011. O ano de 2020 começou com a perspectiva de que finalmente a marca reencontraria o nível de mercado que motivou sua vinda para o Brasil em 2011. Até que, a partir do final de março, a pandemia do coronavírus provocou o fechamento da fábrica paranaense e das concessionárias em todo o país. Mas tantos reveses aparentemente não causaram desânimo. Às vésperas de comemorar o seu sétimo ano de operações no país, a empresa fechou o acumulado até julho de 2020 com 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação ao mesmo período de 2019. E o pesado XF, seu principal produto, começou o ano em terceiro lugar na sua categoria. Para tentar atingir a liderança do segmento de pesados, a DAF anuncia o lançamento do novo XF.

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                 Segundo a fabricante, o novo XF registra consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. O XF vem equipado com o novo motor Paccar MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480 cavalos (até 255 kgfm a partir de 900 rpm) e 530 cavalos (até 265 kgfm a partir de mil rpm). O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção e de óleo variáveis de alta eficiência. De acordo com a engenharia da marca, o novo Paccar MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível. A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, busca aumentar a precisão da marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo para diminuir o consumo.

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                 No conjunto tecnológico do novo XF, um destaque é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para seu trabalho ao volante. Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus e um monitor de nível de energia da bateria. Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada para automaticamente o caminhão em caso de uma iminente colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade, evitando acidentes e o “L” da carreta (“efeito canivete”). O Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do profissional do volante. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura do veículo à frente.

                 São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design mais aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído. A parte de fora ainda tem novo para-sol, logomarca no novo padrão da companhia e novos faróis, com opcional de lâmpadas em leds. O para-choque de aço é uma característica do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

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                 No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. O novo painel de instrumentos é mais moderno e oferece fácil acesso pelos comandos do volante. O ar-condicionado é digital e a iluminação interna tem três níveis. O motorista pode personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que mais utiliza na sua operação. O XF traz o maior colchão do segmento (81 centímetros x 220 centímetros) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas e de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

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                 Pela plataforma do Showroom Virtual (www.novodafxf.com.br), é possível ter acesso a todas as informações sobre a linha de produtos da marca. A Rede DAF segue em expansão e fechará o ano com quarenta e quatro pontos de atendimento – atualmente, são trinta e duas concessionárias, uma Loja TRP e seis Postos de Serviço Autorizados.  “Nossa frota já ultrapassou os 10 mil caminhões rodando o Brasil, exigindo que tenhamos um pós-venda mais robusto. O crescimento da Rede é fundamental para atingirmos nossas metas no país, tanto em vendas quanto em qualidade de serviço. Temos parceiros fortes, engajados e alinhados com a nossa cultura de atendimento diferenciado e relacionamento muito próximo com os nossos clientes. Esse é um grande diferencial da DAF”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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