Divulgação

Após o lançamento em 2018 do Levante, a versão mais extrema e potente do utilitário esportivo da Maserati, dois novos modelos se juntam agora à invejável coleção Trofeo da marca italiana do Tridente. São o Ghibli e o Quattroporte Trofeo, duas novas peças na cobiçada família marcada pela esportividade e pelo luxo. Italianíssima, a Maserati apresenta os três veículos da coleção nas cores da andeira nacional, sendo o verde reservado para o Quattroporte, o branco para o Levante e o vermelho para o Ghibli, que se combinam aos cromados polidos e às aplicações em vermelho brilhante para alcançar uma aparência particularmente agressiva e elegante. A fabricante faz na coleção Trofeo uma nova interpretação de suas berlinas (como os italianos se referem aos sedãs com estilo esportivo) sublinhando a introdução do motor V8. O coração do Ghibli e do Quattroporte Trofeo é o V8 Twin Turbo de 3,8 litros com potência de 580 cavalos e um torque de 74 kgfm. O motor, que estreou com o Levante, é construído na fábrica da Ferrari, em Maranello, conforme as especificações da Maserati, e foi modificado e desenvolvido para oferecer desempenho marcante nos dois sedãs com tração traseira. Novidade absoluta no Ghibli, o oito cilindros em “V” já foi utilizado no passado no Quattroporte GTS em sua versão de 530 cavalos. Segundo a Maserati, com a “usina” de 580 cavalos, os dois sedãs passam a ser os mais rápidos da marca, podendo atingir a velocidade máxima de 326 km/h, enquanto no Levante, a final fica em 302 km/h.

Divulgação

Assim como no modelo da coleção apresentado há dois anos, o Ghibli e o Quattoporte incorporam o sistema de Controle Integrado do Veículo (IVC) com uma configuração específica, que garante uma melhor dinâmica de condução, maior segurança ativa e respostas ainda mais emocionantes, de acordo com a engenharia da Maserati. Os dois novos modelos contam ainda com o botão Corsa – configura o automóvel para um estilo mais esportivo – e um controle que “liberta” o propulsor para o motorista encontrar a verdadeira emoção de conduzir um carro da marca italiana. Os três “bólidos” de alta performance da coleção Trofeo utilizam a transmissão automática ZF de 8 marchas com calibragem diferente para cada um, diferencial traseiro autoblocante mecânico, suspensão Skyhook com triângulos sobrepostos na frente e multilink atrás e controle eletrônico de tração e de estabilidade. Segundo a Maserati, o Ghibli acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e o Quattroporte, em 4,5 segundos.

Divulgação

Os novos Ghibli e Quattroporte Trofeo se diferenciam esteticamente por alguns elementos exclusivos, como a grade frontal com barras verticais duplas e acabamento em Black Piano, aplicações em fibra de carbono nas molduras das tomadas de ar dianteiras e no defletor traseiro, cor vermelha nos perfis inferiores das saídas de ventilação laterais e no raio no emblema do Tridente colocado nas colunas “C” (as de trás), com ambos equipados com rodas de 21 polegadas em alumínio. O Ghibli Trofeo tem um capô redesenhado e com duas entradas de ventilação para melhor refrigeração do motor.

Divulgação

No interior, o Quattroporte e o Ghibli herdam do Levante a cordialidade típica italiana com a tela “touchscreen” do sistema de infoentretenimento dando as “boas-vindas” ao motorista quando a ignição é acionada, os encostos de cabeça com logotipo “Trofeo” afixado em relevo e o revestimento em pele natural Pieno Fiore de grão integral. Os dois modelos incorporam ainda as novidades introduzidas em suas respectivas famílias, como sinaleiras reestilizadas, silhueta tipo bumerangue (inspirada no 3200 GT e no protótipo Alfieri), os mais recentes sistemas avançados de assistência à condução, o assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant) e a tela do sistema multimídia com resolução aumentada e 10,1 polegadas, substituindo a anterior de 8,4 polegadas.

Divulgação
Divulgação

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA