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De grão em grão

            O novo Actros 2653 6×4 com motor de 530 cavalos, o caminhão mais potente da Mercedes-Benz no mercado brasileiro, começa a ganhar as estradas do país. A Transportes Botuverá, de Rondonópolis (MT), é o primeiro cliente a receber esse extrapesado para teste de demonstração em suas operações no transporte de grãos. Tradicional parceiro da Mercedes-Benz, a Botuverá, com quarenta anos de experiência no transporte de cargas, também está testando o modelo novo Actros 2651 de 510 cavalos. Com uma frota própria superior a cento e oitenta veículos e 2 mil transportadores agregados, a Botuverá atua no transporte de grãos, fertilizantes e defensivos, pluma de algodão, açúcar e combustível. “É um privilégio enorme para a Botuverá ser a primeira empresa de transporte do Brasil a fazer testes de demonstração com o Novo Actros de 530 cavalos”, explica Adelino Bissoni, diretor-executivo da Botuverá. “Durante um ano, o novo Actros 2653 6×4 será utilizado nas operações da transportadora, a fim de demonstrar seus atributos de desempenho, economia, produtividade, robustez, avançada tecnologia, segurança e conforto para o motorista”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.  Com o novo motor OM 471, o câmbio automatizado G291, a nova aerodinâmica da cabina com disponibilidade de defletores, o inédito sistema de retrovisores com câmeras digitais MirrorCam, o piloto automático preditivo, a versão 6×4 com suspensor, o novo Actros 2653 pode atingir até 12% de redução no consumo de combustível, aumentando a rentabilidade para os clientes

Rumo à África

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        A fabricante de implementos catarinense Librelato fechou sua primeira venda para o mercado africano neste mês. O primeiro país estrangeiro a receber os implementos da marca foi Ruanda, com dois conjuntos de carroceria e reboque Sider para a empresa Sorwatraco, especializada no transporte de bebidas entre Ruanda e Tanzânia, no leste africano. “Essa venda reafirmará a qualidade de nossos produtos e nos impulsionar a alçar novos voos pelo mercado externo. O cliente Sorwatraco já encomendou outros implementos que serão entregues em breve”, sinaliza José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Os dois conjuntos de carroceria mais reboque Sider foram montados em Ruanda para caminhões fabricados na Alemanha. “Entendemos que por meio do acesso aos novos mercados conseguimos ter uma visão além do horizonte em nossa empresa, internalizando as experiências e conhecimentos obtidos lá fora, que são transformados em soluções e melhorias para nossos produtos e processos”, pontua Daniel Zilio, gerente de exportação da Librelato. A empresa está abrindo novos mercados também na América do Sul por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários da qual a Librelato faz parte. O Programa foi lançado há três anos e conta com organização da Anfir e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Até o fim do ano, a empresa espera enviar quatrocentos equipamentos ao Exterior, em países como Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Parceria exportadora

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            A Volvo e a Marcopolo exportaram mais vinte ônibus articulados para o BRT da Guatemala. Com o novo lote, o Transmetro, sistema de ônibus rápidos da Cidade da Guatemala, amplia ainda mais a capacidade de atendimento aos 415 mil passageiros que embarcam diariamente nas linhas de transporte público da capital do país, uma das maiores metrópoles da América Central. Implantado em 2007, o Transmetro segue o conceito de BRT de diversas cidades do continente, que investem em sistemas de ônibus de grande capacidade para melhorar a mobilidade urbana. “Como especialistas em articulados e biarticulados, desde o início estamos presentes no Transmetro. Os chassis Volvo têm o melhor projeto para BRTs, com tecnologia de ponta, robustez incomparável, segurança e alta disponibilidade” afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Os novos veículos do Transmetro são do modelo Volvo B340M articulado, com motorização Euro 5, padrão de emissões acima do exigido pela legislação da Guatemala. A Marcopolo fez o encarroçamento dos modelos. Os veículos, do modelo Viale Articulado BRT, tem 20 metros de comprimento e capacidade para cento e oitenta passageiros. Têm piso alto para acesso às plataformas de embarque, com três portas do lado esquerdo e quatro do lado direito e poltronas do modelo City Estofada, sendo doze assentos preferenciais e posto para cadeirante. Para total acessibilidade, são equipados com duas rampas de acesso para cadeira de rodas.

De olho nas minas

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        A operadora de transporte peruana La Fé em Cristo SRL receberá, em agosto, cinco novos veículos Volare Attack 8 4×4. Os veículos, indicados para o tráfego em locais de difícil acesso e não pavimentados, serão utilizados no transporte de trabalhadores das minas daquele país. “O modelo Attack 8 4×4 se consolidou como a opção ideal para o serviço de fretamento em locais sem estradas pavimentadas ou de difícil acesso. As empresas operadoras sempre buscaram um veículo que oferecesse padrões superiores de robustez, qualidade e segurança e atendesse aos requisitos e às exigências das companhias contratantes”, destaca Rodrigo Bisi, gerente de exportação da Volare, que é uma divisão de micro-ônibus da encarroçadora gaúcha Marcopolo, com fábricas em Caxias do Sul (RS) e em São Mateus (ES). Os veículos Attack 8 4×4 fornecidos à La Fé em Cristo têm como principais atributos e diferenciais sistema de tração 4×4, maior vão-livre em relação ao solo, rodas e pneus especiais para o terreno fora-de-estrada, freios com sistema ABS/EBD, câmara de marcha ré, iluminação de indicação de posição com giroflex e suporte para haste de indicação por altura. Para garantir o conforto térmico, os veículos contam com sistemas de ar-condicionado Valeo Split CC175. Internamente, o modelo tem poltronas Executiva 875 com cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, cinco saídas de emergência, parede separação total com porta para motorista, cortinas, itinerário eletrônico, porta-copos e porta-pacotes com rede de proteção e painel indicador de velocidade instantânea no salão.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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