O Sentra teve como origem um sedã surgido no Japão no distante ano de 1982, embora no país oriental a nomenclara jamais tenha sido utilizada. Quem gerou o Sentra com essa denominação foi o México, onde acaba de ser apresentada a quinta geração do sedã médio da Nissan. Está no Brasil desde 2008, quando foi apresentado como um sedã que não tinha “cara de tiozão”, como alardeava a provocadora campanha publicitária do lançamento nacional. Concorrente do Ford Focus sedã, do Volkswagen Jetta, do Toyota Corolla e do Honda Civic, aquela geração do sedã mexicano foi substituída em 2013 pela atual que, apesar de mais moderna, perdeu um pouco da irreverência da proposta anterior. Já a geração que chega agora às concessionárias tem a meta de resgatar os bons tempos do modelo. Desde sua estreia nos Estados Unidos, o novo Sentra foi premiado no “Os Melhores Carros de 2020” por seu design, pela sensação de direção esportiva e pelas tecnologias de segurança preventiva. Se e quando a Nissan trará a quinta geração mexicana do Sentra para o Brasil é uma completa incógnita – a atual “obsessão” do mercado nacional em relação aos utilitários esportivos e a queda generalizada nas vendas locais pode desestimular investimentos na importação do novo sedã. Mas tal definição deverá ocorrer em breve, quando acabarem os estoques do Sentra atualmente comercializado.
Um dos legados do Sentra continua sendo a proposta de trazer “o melhor de dois mundos”, pela combinação da “Japanese Engineering” com a “Mexican Manufacturing” – engenharia japonesa com manufatura mexicana –, uma aliança que garante ao sedã da marca japonesa competitividade no Nafta, um importante mercado comercial, incluindo México, Estados Unidos e Canadá. O Sentra mexicano foi produzido pela primeira vez em 1995 na fábrica de Aguascalientes. Desde lá, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades, exportando ainda pra vinte e oito países, com destaque para os Estados Unidos, o Canadá, as Américas Central e do Sul e o Oriente Médio.
Para o início da produção da quinta geração do Sentra, foi feito um investimento de US$ 244 milhões (quase R$ 1,5 bilhão) na segunda fase da fábrica de Aguascalientes, dos quais 74% foram destinados ao desenvolvimento da nova geração do motor e o restante para a linha de produção. “A chegada do Nissan Sentra 2020 no México representa um momento fundamental para a empresa, pois se estabelece como uma importante contribuição no aumento de valorização do portfólio de sedãs, por meio de suas vantagens competitivas, tecnologias de ponta, segurança, design e experiência de direção”, explica José Román, presidente e CEO da Nissan México.
Equipado com um novo motor 2.0L de 145 cavalos de potência, 12% a mais em comparação ao anterior, a 6 mil rotações por minuto, e torque de 20 kgfm a partir de 4 mil giros, o novo Sentra tem transmissão CVT de oitava geração com D-Step, uma tecnologia desenvolvida pela Nissan que oferece mudanças de marchas mais suaves e uma condução mais emocionante, conforme a engenharia da marca oriental, nas versões Sense, Advance, SR e Exclusive, com um câmbio opcional de 6 velocidades manual para a todas as configurações com exceção da topo de linha Exclusive.
Por fora, o novo Sentra segue a identidade atual adotada pela Nissan, com a integração da grade cromada, chamada de “V-Motion”, com as novas saídas de ar, emolduradas pelos faróis de leds em forma de bumerangue. A capota tem nova linha dando uma aparência de “teto flutuante” e uma silhueta mais esportiva e aerodinâmica, também presente na parte traseira do veículo. As rodas de alumínio têm acabamento usinado. Para aprimorar o design e as linhas longilíneas, o Sentra 2020 tem uma gama de nove cores externas, estreando a Solar Orange e a Merlot Red, além da Vermelho Escarlate, Azul Safira, Branco Pérola, Prata Oxford e as variações de biton, com a carroceria e teto com tonalidades contrastantes.
Dentro do novo Sentra, o motorista e os passageiros encontram uma cabine completamente redesenhada e minimalista, com novos materiais e acabamentos de alta qualidade, como costuras duplas nos contornos dos bancos. Detalhes como o volante (D-Shape) na forma de “D” e o botão de partida e desligamento do motor no console central inferior aumentam a amplitude entre o motorista e os comandos do carro. O ar-condicionado e suas saídas são inspirados nos do lendário esportivo GT-R. Em termos de entretenimento e conectividade, o novo Sentra oferece controles de áudio e viva-voz via Bluetooth em todas as versões. A central multimídia tem tela de 8 polegadas “touchscreen” imitando um tablet e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. A qualidade da acústica é reforçada pelo sistema de áudio premium Bose.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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