O Sentra teve como origem um sedã surgido no Japão no distante ano de 1982, embora no país oriental a nomenclara jamais tenha sido utilizada. Quem gerou o Sentra com essa denominação foi o México, onde acaba de ser apresentada a quinta geração do sedã médio da Nissan. Está no Brasil desde 2008, quando foi apresentado como um sedã que não tinha “cara de tiozão”, como alardeava a provocadora campanha publicitária do lançamento nacional. Concorrente do Ford Focus sedã, do Volkswagen Jetta, do Toyota Corolla e do Honda Civic, aquela geração do sedã mexicano foi substituída em 2013 pela atual que, apesar de mais moderna, perdeu um pouco da irreverência da proposta anterior. Já a geração que chega agora às concessionárias tem a meta de resgatar os bons tempos do modelo. Desde sua estreia nos Estados Unidos, o novo Sentra foi premiado no “Os Melhores Carros de 2020” por seu design, pela sensação de direção esportiva e pelas tecnologias de segurança preventiva. Se e quando a Nissan trará a quinta geração mexicana do Sentra para o Brasil é uma completa incógnita – a atual “obsessão” do mercado nacional em relação aos utilitários esportivos e a queda generalizada nas vendas locais pode desestimular investimentos na importação do novo sedã. Mas tal definição deverá ocorrer em breve, quando acabarem os estoques do Sentra atualmente comercializado.
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Um dos legados do Sentra continua sendo a proposta de trazer “o melhor de dois mundos”, pela combinação da “Japanese Engineering” com a “Mexican Manufacturing” – engenharia japonesa com manufatura mexicana –, uma aliança que garante ao sedã da marca japonesa competitividade no Nafta, um importante mercado comercial, incluindo México, Estados Unidos e Canadá. O Sentra mexicano foi produzido pela primeira vez em 1995 na fábrica de Aguascalientes. Desde lá, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades, exportando ainda pra vinte e oito países, com destaque para os Estados Unidos, o Canadá, as Américas Central e do Sul e o Oriente Médio.
Para o início da produção da quinta geração do Sentra, foi feito um investimento de US$ 244 milhões (quase R$ 1,5 bilhão) na segunda fase da fábrica de Aguascalientes, dos quais 74% foram destinados ao desenvolvimento da nova geração do motor e o restante para a linha de produção. “A chegada do Nissan Sentra 2020 no México representa um momento fundamental para a empresa, pois se estabelece como uma importante contribuição no aumento de valorização do portfólio de sedãs, por meio de suas vantagens competitivas, tecnologias de ponta, segurança, design e experiência de direção”, explica José Román, presidente e CEO da Nissan México.
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Equipado com um novo motor 2.0L de 145 cavalos de potência, 12% a mais em comparação ao anterior, a 6 mil rotações por minuto, e torque de 20 kgfm a partir de 4 mil giros, o novo Sentra tem transmissão CVT de oitava geração com D-Step, uma tecnologia desenvolvida pela Nissan que oferece mudanças de marchas mais suaves e uma condução mais emocionante, conforme a engenharia da marca oriental, nas versões Sense, Advance, SR e Exclusive, com um câmbio opcional de 6 velocidades manual para a todas as configurações com exceção da topo de linha Exclusive.
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Por fora, o novo Sentra segue a identidade atual adotada pela Nissan, com a integração da grade cromada, chamada de “V-Motion”, com as novas saídas de ar, emolduradas pelos faróis de leds em forma de bumerangue. A capota tem nova linha dando uma aparência de “teto flutuante” e uma silhueta mais esportiva e aerodinâmica, também presente na parte traseira do veículo. As rodas de alumínio têm acabamento usinado. Para aprimorar o design e as linhas longilíneas, o Sentra 2020 tem uma gama de nove cores externas, estreando a Solar Orange e a Merlot Red, além da Vermelho Escarlate, Azul Safira, Branco Pérola, Prata Oxford e as variações de biton, com a carroceria e teto com tonalidades contrastantes.
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Dentro do novo Sentra, o motorista e os passageiros encontram uma cabine completamente redesenhada e minimalista, com novos materiais e acabamentos de alta qualidade, como costuras duplas nos contornos dos bancos. Detalhes como o volante (D-Shape) na forma de “D” e o botão de partida e desligamento do motor no console central inferior aumentam a amplitude entre o motorista e os comandos do carro. O ar-condicionado e suas saídas são inspirados nos do lendário esportivo GT-R. Em termos de entretenimento e conectividade, o novo Sentra oferece controles de áudio e viva-voz via Bluetooth em todas as versões. A central multimídia tem tela de 8 polegadas “touchscreen” imitando um tablet e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. A qualidade da acústica é reforçada pelo sistema de áudio premium Bose.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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