Para celebrar os mais de vinte e cinco anos do Rali Mitsubishi Motorsports, a marca japonesa lança a série especial Triton Motorsports. Externamente, o visual mais “descolado” da picape média é garantido pelo amplo uso do acabamento preto fosco, presente na grade frontal, no robusto para-choque de impulsão, nos detalhes do para-choque traseiro, nos espelhos, nas molduras das caixas de rodas, nas bordas dos faróis de neblina e nas lanternas. As rodas de aro 17 também são pintadas em preto e estão envolvidas pelos pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/65, ideais para todos os tipos de terreno. O teto é equipado com um rack em barras longitudinais. O visual esportivo se completa pelo contraste em preto com as três opções de cores do veículo – Branco Fuji Perolizado, Bege Jisan Sólido e a inédita Cinza Concrete. A assinatura da configuração está nas laterais da caçamba, protegida pela capota marítima, item herdado da versão Outdoor. O preço sugerido para a Triton Motorsports é de R$ 179.990.
Assim como no design externo, o conceito Ultimate Sport Utility está no interior da Triton Motorports. Todas as peças de acabamento foram desenvolvidas para realçar o espaço da cabine e proporcionar mais conforto e sofisticação a bordo. Os bancos conferem bem estar suficiente para as longas viagens e para os mais desafiadores trechos off-road. O estofado reduz o chacoalhar do corpo durante as manobras e aumentam a sensação de segurança na posição de dirigir. Os bancos traseiros têm ângulo do encosto e um design que amplificam a sensação de profundidade, trazendo sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O volante tem ajustes de profundidade e altura, comandos de áudio, piloto automático e acesso ao telefone via Bluetooth. A picape conta ainda com dezesseis porta-objetos, onze luzes de cortesia e porta-óculos no console de teto. O porta-luvas tem o “Push Lock”, com uma tampa de abertura amortecida e facilidade de acesso também pelo lado do motorista.
A série especial L200 Triton Motorsports tem o motor 2.4L turbodiesel com 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque. É a primeira picape do mundo a usar motor a diesel feito inteiramente em alumínio, o que reduz o peso e ajuda a entregar mais performance e economia de combustível. Com bom dimensionamento volumétrico, o propulsor tem uma turbina que permite entregar o torque máximo de forma quase instantânea, em baixas rotações, garantindo toda força para o uso em situações severas no fora-de-estrada. Outro destaque do propulsor é o sistema Mivec, que atua de forma dinâmica no comando de válvulas, dosando a quantidade ideal de ar no processo de combustão e evitando perdas de eficiência energética. O motor tem uma baixa taxa de compressão, se traduzindo na prática em um funcionamento suave e silencioso.
A configuração da picape utiliza o sistema de tração Super Select II, com os modos 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 com reduzida. As trocas podem ser feitas no seletor no console central da transmissão automática de 6 marchas. Além disso, o veículo conta com o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, nas quais as rodas ficam suspensas, como em valetas transversais ou em terrenos com erosão, o veículo é capaz de superar os obstáculos com um simples toque no botão. Ao todo, são até vinte combinações de marcha, mostrando a aptidão off-road da picape, equipada com “paddles shifts” para engates sequenciais.
A vocação off-road da Triton Sport Motorsports está comprovada pelos títulos conquistados nos ralis pelo mundo, incluindo o Dacar, e nas dimensões para o fora-de-estrada, com ângulo de entrada (na frente) de 33 graus, de saída (atrás) de 24 graus, de rampa de 29 graus, inclinação lateral de 45 graus, altura livre do solo de 22 centímetros e travessia de trechos alagados de até 60 centímetros. A picape da Mitsubishi tem um dissipador de água natural: quando passa por um trecho alagado, a água não é projetada para o para-brisa.
A suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais que trabalham em harmonia com os amortecedores hidráulicos. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos, enquanto o traseiro usa eixo rígido e molas semielípticas. A Triton Motorsports vem equipada com controle de tração e estabilidade, que atua em momentos de off-road radicais, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando a picape está fazendo movimentos súbitos com possível perda de direção. O Controle de Tração freia as rodas que estejam derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um obstáculo mais complicado. O veículo traz ainda o Hill Start Assist (HSA), assistente de partida em rampa.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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