Nos tempos dos dois tempos
Depois de atingir um certo protagonismo nos anos 70, as motos com motores de dois tempos passaram por um período mais apagado. Mas as singularidades desse tipo de motor – como o ruído que lembra um zumbido de abelha – seguem despertando paixão entre os aficionados por motociclismo. Além da leveza e do custo de manutenção menor, até o cheiro particular da fumaça agradam aos saudosistas desse gênero. O surgimento de diferentes modalidades de competições off-road contribuíram com esse processo. Por isso, a MXF Motors aposta no mercado e apresenta uma novidade. A montadora, que tem sede em Curitiba (PR) e é especializada em motos e quadriciclos off-road produzidos com componentes vindos da China e do Japão, está lançando a edição 2020 de um de seus dois modelos de dois tempos, a MXF 250ts, cuja primeira versão foi lançada no final de 2018. “A MXF 250ts está de cara nova. Tem novo farol de leds, novos protetores de mão, de motor e de curva e ponteira do escape racing. É uma nova versão para um modelo com desempenho e qualidade já reconhecidos no mercado”, explica Luiz Henrique Fontes, diretor-técnico da MXF Motors. O modelo sai de fábrica com partida elétrica e pedal, válvula de escape eletrônica, painel digital multifunção, ventilação de radiador com termostato, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do propulsor, protetor de motor e link integrado (opcional), suspensões Fast Aceduplo cartucho com regulagem de compressão e retorno, câmbio com 6 marchas, freios hidráulicos, pistão duplo e discos ventilados. A MXF 250ts 2020 custaR$ 26.490.
Chique e decorada
A Ducati acaba de apresentar a nova Hypermotard 950 RVE, que se posiciona entre o modelo de entrada Hypermotard 950 e o topo de gama Hypermotard 950 SP. A versão RVE é caracterizada pela decoração especial “Graffiti”, um design gráfico inspirado na arte de rua e que estreou no Hypermotard 950 Concept apresentado em 2019 no afamado Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália. Nas fases de pintura foi necessário empregar mão de obra altamente qualificada, usar adesivos de espessura muito baixa e adotar um processo particularmente longo e complexo. O pacote eletrônico do Hypermotard 950 RVE é aprimorado pelo EVO Up e Down Ducati Quick Shift (DQS), que é adicionado aos componentes já presentes na versão padrão: ABS Bosch com função Slide by Brake, Ducati Traction Control Evo (DTC EVO) e Ducati Wheelie Control (DWC) EVO. A Hypermotard 950 RVE é alimentada pelo motor Testastretta de 937 cc e dois cilindros, que com 115,6 cavalos a 9 mil rpm e 9,8 kgfm de torque, dos quais mais de 80% já está disponível a 3 mil rpm. A moto estará disponível nos revendedores Ducati na Europa a partir de julho, mas o preço ainda não foi confirmado.
Sonhos em cotas
Com ações promocionais e reforço na equipe de atendimento pela internet, a Kawasaki registra aumento expressivo na procura e venda de cotas pelo Consórcio Kawasaki Brasil. Os modelos mais adquiridos são: Z900, Z400 e Ninja 400. Na comparação entre o ano passado e 2020, de janeiro a maio, o total acumulado de vendas pelo consórcio é de 3.672 unidades, ante as 3.072 cotas vendidas no mesmo período em 2019. São aproximadamente cento e vinte cotas a mais todos os meses, mesmo neste período turbulento para a economia devido à pandemia. “Com as pessoas sem poderem sair de casa, elas buscaram uma maneira de continuar consumindo, realizando seus sonhos, e as compras pela internet subiram. Adequamos e reforçamos a presença da marca na internet e com isso as vendas de cotas online deram um salto, visto claramente nos números de maio”, explica Vitor Gaubeur Rosinholi, diretor de Marketing da Kawasaki.
Italianas na tomada
A 2W Motors, que comercializa no Brasil as motocicletas da marca sueca Husqvarna, traz ao mercado nacional as e-bikes da Fantic, marca italiana com tradição de cinquenta e dois anos. A linha completa de bicicletas elétricas incluirá os modelos Urban, Issimo Urban, E-mtb, XF1 150 Integra, XF1 160 Integra, XF1 160 Integra Carbon e XF1 180 Integra. A Fantic foi criada em 1968, quando teve início a produção das primeiras minibikes, motos de enduro e kart em Bargazo, na região da Lombardia (Itália), por Mario Agrati e Henry Keppel Hesselink. Modelos como a Caballero e a Chopper viraram ícones do motociclismo. Na década de 70, a marca se especializou em modelos off-road e, a partir daí, conquistou vários títulos mundiais no enduro. Os modelos de trial surgiram em 1978 e tornaram referência nas competições, sobretudo ao garantir três campeonatos mundiais. A trajetória de títulos consolidou a história da marca, que mais recentemente passou a aplicar toda a experiência adquirida no desenvolvimento de bikes elétricas. Além da alta qualidade, ganharam design e tecnologia arrojados que resultaram em modelos dinâmicos, versáteis, com peso reduzido, seja para uso urbano ou no fora-de-estrada. Mais informações: www.fanticbikes.com.br.
Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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