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Em caso de incêndio

       O Corpo de Bombeiros Militar de Brasília acaba de receber dez caminhões Mercedes-Benz Accelo 815 para apoiar em resgates e em manutenções perigosas. Essa entrega é resultado de uma licitação vencida pela concessionária Mardisa e que contou com apoio da fábrica para atender às exigências do órgão público. Com 8.300 quilos de PBT – peso bruto total –, os caminhões Accelo 815 foram implementados com auto-plataforma de serviços gerais, com cesto aéreo para reparos de fiações e postes, bem como para resgates com até 23 metros de altura. Os veículos também ganharam cabina dupla, desenvolvida por uma empresa parceira especializada. “Por suas dimensões compactas e facilidade de manobra, o Accelo é ideal para operações nas cidades, mesmo em vias estreitas, ladeiras e interior dos bairros, situações típicas enfrentadas pelos bombeiros nas prestações de serviço à população”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Nos caminhos de Santiago

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       Santiago, a capital do Chile, está renovando a frota de seu sistema de transporte coletivo com ônibus Volvo. Depois de ter recebido cento e vinte veículos da marca no segundo semestre do ano passado, o operador de transporte urbano Subus fechou mais um acordo, agora para a aquisição de duzentas unidades do chassi B8RLE articulado. O modelo é um chassi com entrada baixa, capacidade para cento e oitenta passageiros, motor traseiro de 8,0 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme atualmente exigido pela capital chilena. Produzidos na fábrica da Volvo na Suécia, os novos ônibus estão sendo encarroçados pela unidade fabril da Marcopolo da Colômbia, na cidade de Cartagena, e posteriormente seguirão para o Chile. Rodarão na chamada Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), anteriormente denominada Transantiago.

Ideia luminosa

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       Dentro do seu programa de inovação para colaborar com o combate à pandemia do novo coronavírus, a Marcopolo acaba de desenvolver um sistema com o uso de luz ultravioleta para desinfecção de sanitários de ônibus. O sistema é composto por um conjunto de luminárias ultravioletas ajustadas à configuração do ambiente que são acionadas automaticamente após a utilização do sanitário, tão logo o usuário deixa o recinto. A radiação UVC elimina vírus, bactérias e outros microrganismos porque consegue penetrar nas células desses patógenos e em sua estrutura genética. A tecnologia é um legado que a Marcopolo pretende deixar em seus veículos, pois com ela, os sanitários da marca estarão sempre 100% limpos e prontos para uso, evitando a transmissão de doenças. O novo sistema recebeu a aprovação do Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, com eficiência superior a 99,99% na ação antimicrobiana, e já está disponível para os clientes. Pode ser instalado tanto em veículos em produção quanto em unidades já em circulação no mercado. Será comercializado na forma de kit, para todos os veículos das marcas Marcopolo, Neobus e Volare.

Digestão concluída       

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A alemã ZF concluiu com sucesso a aquisição do fornecedor de tecnologia para veículos comerciais norte-americano Wabco, tendo obtido a aprovação de todas as autoridades regulatórias necessárias. Com a adição da Wabco, o foco estará na expansão do portfólio de serviços de veículos comerciais da ZF e na operação dos negócios junto aos clientes, especialmente nas áreas nas quais a empresa norte-americana se destacava – sistemas eletrônicos de automação de freios, estabilidade, suspensão e transmissão para veículos comerciais pesados. A Wabco operará como uma divisão independente, por meio da divisão Commercial Vehicle Control Systems da ZF. Com a integração da Wabco, a ZF trabalhará sobre o conceito “Mobilizing Commercial Vehicle Intelligence” (Mobilizando a Inteligência de Veículos Comerciais), oferecendo aos clientes um portfólio de produtos que agora inclui acionamentos convencionais e elétricos, componentes de chassi, um conjunto abrangente de sensores, sistemas avançados de frenagem, direção e assistência ao motorista totalmente integrados.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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