Desde 23 de maio, está disponível na internet o primeiro showroom online brasileiro para venda de veículos comerciais. Trata-se do portal Virtual Star da Mercedes-Benz (www.showroommercedes-benz.com.br), que exibe e comercializa todos os modelos de caminhões na marca alemã, desde leves até extrapesados, ônibus urbanos e rodoviários e ainda a linha Sprinter de furgões e vans. Como convém a tempos nos quais o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus ainda é uma imposição na maioria das grandes cidades, o lançamento oficial ocorreu por meio de uma live nas redes sociais da Mercedes-Benz Caminhões. “O projeto leva os clientes para dentro de concessionárias de todo o país, de forma rápida e online. Assim, eles podem nos visitar pelo computador ou celular a qualquer hora ou dia”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Na tela, o cliente tem ao seu dispor não apenas as vendas de caminhões, ônibus e linha Sprinter, mas também a comercialização de veículos usados da SelecTrucks, ofertas de peças e serviços, além de negócios do Banco e Consórcio da própria marca. Segundo a Mercedes-Benz, a nova alternativa traz várias vantagens aos transportadores e empresários, principalmente durante o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde durante a crise do coronavírus. “Estamos lançando a novidade nesse difícil momento do país com o objetivo de atender às demandas crescentes de clientes por negócios via internet. Contudo, essa ferramenta já vinha sendo pensada, veio para ficar e também é fruto do avanço da Mercedes-Benz no campo da inovação, tecnologia digital e Internet das Coisas”, explica Leoncini.
A alternativa virtual de negócios foi criada, mas os clientes da Mercedes-Benz continuam contando com suas concessionárias, podendo visitá-los pessoalmente, tanto o showroom físico quanto a oficina e o balcão de peças, conforme sua preferência ou necessidade. “O Virtual Star facilitará muito a vida dos clientes do segmento de veículos comerciais leves, que é bastante diversificado. De qualquer lugar e horário, os clientes poderão conferir as ofertas do nosso amplo portfólio de vans de passageiros, de furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de cargas”, acredita Jefferson Ferrarez, diretor geral de Vans da Mercedes-Benz.
Para total segurança, o ambiente do showroom virtual tem acesso via login e senha, iniciando com um pré-cadastro para validação dos dados. O próprio sistema direciona o cliente para as revendas da região mais próxima dele, onde é atendido pela equipe que já conhece e tem relacionamento. Os novos clientes também estarão à vontade para fazer negócios, mesmo que ainda não conheçam os vendedores da Mercedes-Benz. Nesse novo canal de vendas, o visitante encontra ofertas locais de veículos novos e seminovos, assim como as de peças e serviços. As ofertas com veículos da SelecTrucks são nacionais, ampliando as opções de escolha e de negócios para os clientes. O mesmo ocorre com algumas ações de peças e de serviços e serviços financeiros de alcance nacional.
A plataforma de venda do showroom virtual foi desenvolvida em parceria com a startup paulistana MobiAuto. A Mercedes-Benz definiu os padrões da ferramenta e o catálogo de produtos, se responsabilizando também pela administração dos cadastros para direcionamento às concessionárias da região do cliente. Já a revenda administra os veículos apresentados na loja virtual e todo o relacionamento online com o cliente que utilizar esse canal de comunicação. “Esse é mais um ‘case’ que demonstra a nossa aproximação com o ecossistema de startups, que está nos trazendo muitas soluções inovadoras e de rápida aplicação. É um caminho natural, sem volta, porque traz muitas vantagens, inovação e facilidade para todos os envolvidos, especialmente os nossos clientes”, reforça Leoncini.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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