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Pé no freio

                A agenda de apresentação de novos modelos na Harley-Davidson já sentiu o impacto da saída do antigo CEO, Matt Levatich, e a posse de Jochen Zeitz. Levatich apostava em uma estratégia de levar a marca de Milwaukee rapidamente para novos segmentos, apresentando modelos como a Pan America ou a Bronx, além de ter sido o responsável pela criação da elétrica LiveWire. Já Zeitz, impactado pela crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, prefere tentar recuperar gradativamente os números de vendas em cima dos modelos mais tradicionais da marca. Assim, a Harley-Davidson colocou na gaveta o programa estratégico “More Roads to Harley-Davidson”, elaborado por Levatich, e criou uma nova estratégia que visa renovar gradualmente a marca a vários níveis. Dentro do novo plano “Rewire”, existe a probabilidade de alguns projetos (principalmente elétricos) serem cancelados. Até o lançamento de motos como a Pan America ou a Bronx, duas novidades apresentadas no Salão de Milão de 2019 que estão bastante adiantadas e praticamente prontas a serem produzidas, pode ser adiado. A Harley-Davidson alega que a pandemia Covid-19 obrigou a fechar diversas instalações e fábricas em todo o mundo e acredita que neste momento não terá tempo para aperfeiçoar todos os detalhes da Pan America e da Bronx e iniciar a comercialização ainda em 2021.

Vida de cão

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                A Cofap está lançando no mercado de autopeças uma campanha especialmente destinada ao segmento de moto. Quem comprar amortecedor Cofap em maio, junho e julho, terá prazo de garantia em dobro. Ou seja, a garantia, antes, de seis meses, terá agora prazo de um ano para as compras feitas no período. Para participar, basta guardar a nota fiscal e o certificado de garantia, devidamente preenchido pelo revendedor, pelo período de doze meses. A campanha tem como objetivo dar suporte aos motoboys e a outros profissionais usuários de motocicleta, neste momento em que os serviços dos trabalhadores que utilizam esse tipo de mobilidade têm sido ainda mais exigidos. O Cofapinho, o cão da raça Dachshund que é o mascote da Cofap, protagonizará a ação de marketing. Depois de fazer sucesso nos anos 80, ter ficado “esquecido” por mais de duas décadas até ser “resgatado” em 2011, o tradicional cachorrinho é o símbolo da proposta da Marelli Cofap de estar sempre junto aos profissionais do transporte. Além da Garantia em Dobro, a Marelli Cofap estreou, em abril, uma campanha digital em homenagem a mecânicos e reparadores automotivos, que seguem trabalhando para manter a frota brasileira em bom estado durante a pandemia. Também estreladas pelo Cofapinho, as mensagens trazem alertas de autoproteção e de como garantir a segurança dos clientes nesse momento.

Mobilidade chique

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                Uma nova linha de mobilidade elétrica da marca Ducati chegará ao mercado europeu ainda em 2020, distribuída sob licença pela MT Distribution, empresa italiana já presente no setor há mais de quarenta anos. São sete novos produtos, incluindo os patinetes elétricos Ducati, Ducati Corse e Ducati Scrambler. Segundo a fabricante, foram projetados para aqueles que querem se deslocar pela cidade com estilo e originalidade. Toda a gama foi desenvolvida em colaboração com o Ducati Design Center, que trabalhou em conjunto com a Italdesign para as e-bikes. Os patinetes elétricos têm motores de 250W a 500W, enquanto as e-bikes estão equipadas com motores de 250W (o máximo estipulado por lei europeia para esse tipo de veículo). Os dois primeiros patinetes elétricos a serem apresentados ao mercado são chamados de Cross-E e Pro II, que serão lançados na Itália respectivamente em 20 de junho e em 6 de julho de 2020. O Cross-E da Ducati Scrambler usa pneus sem câmara antiperfuração, adequados para trechos de terra ou estradas muito irregulares. O motor fornece uma potência contínua de 500 W e a bateria de 375 Wh garante uma autonomia de até 30 a 35 quilômetros, mantendo uma velocidade média de 15 km/h. O farol dianteiro duplo permite o uso do veículo à noite com boa visibilidade e o gerenciamento de todas as funções, incluindo os três modos de pilotagem, ocorrendo por meio do amplo visor LCD de 3,5 polegadas.

Mercado em transe

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                Com a maioria das fábricas paralisada como prevenção à pandemia da Covid-19, somente 1.479 unidades saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus em abril, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Esse volume representa queda de 98,4% na comparação com o registrado no mesmo mês de 2019 (91.226 unidades) e de 98,6% ante março deste ano (102.865 unidades). Os emplacamentos também registraram queda acentuada. Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), foram licenciadas em abril 28.246 motocicletas, significando um recuo de 69,7% na comparação com o mesmo mês de 2019 (93.370 unidades). Os diferentes períodos de funcionamento das concessionárias e dos Detrans nos Estados, ao longo de abril, causaram variações atípicas nos números de licenciamentos. No Estado de São Paulo, tradicionalmente o maior mercado do Brasil, foram emplacadas somente duzentas e noventa e uma motocicletas. O ranking de licenciamentos foi liderado em abril por Minas Gerais (4.361 unidades), seguido por Bahia (3.803), Pará (2.379), Santa Catarina (2.246) e Mato Grosso (1.899).

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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