TranspoMais – Edição de 12 a 18 de maio de 2020

Coluna semanal sobre o universo dos caminhões, ônibus e veículos comerciais

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Conectar é preciso 

       Para tentar manter o compromisso de unir forças com a rede de concessionárias para atender aos clientes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com o apoio da Associação dos Concessionários Volkswagen Caminhões (ACAV), faz parceria com o aplicativo TruckHelp. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para auxiliar caminhoneiros e frotistas na compra de peças, serviços e atendimentos emergenciais em todo o território nacional. Neste momento de pandemia, inclui desde locais para distribuição de álcool em gel até lugares abertos para alimentação e ações de apoio ao caminhoneiro. Sendo assim, os clientes poderão, por meio do aplicativo, localizar a concessionária mais próxima, fazer a consulta online ou solicitar ajuda. Várias concessionárias Volkswagen já estão cadastradas e no decorrer desta semana, 100% da rede estará conectada ao TruckHelp. “Sabemos que o transporte de cargas e passageiros são essenciais neste momento, e a parceria com a TruckHelp vem para se somar a todo trabalho que está sendo feito para ajudar nossos clientes que estão rodando por todo o Brasil”, justifica Antonio Cammarosano Filho, diretor de Serviços e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

Carregado e documentado 

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       A fabricante de veículos 100% elétricos BYD concluiu a homologação da carroceria do ônibus de fretamento D9F. A partir de agora, o modelo estará disponível para ser comercializado no Brasil. O veículo foi desenvolvido para operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. A autonomia do BYD D9F é de 400 quilômetros, com 402 cavalos de potência e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro e carroceria Marcopolo Viaggio 1050. O ônibus BYD D9F tem 12,9 metros de comprimento, capacidade para quarenta e quatro passageiros, sistema de ar-condicionado, dispositivo de poltrona móvel para total acessibilidade, sistemas de som e entretenimento e tomadas USB em todas as poltronas. O chassi do modelo já estava homologado e faltava apenas a homologação do CAT (Certificados de Autorização de Tráfego) para a comercialização. “Com essa autonomia, é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma boa oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e cidades”, explica o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider. Além de não poluentes, os ônibus elétricos são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um coletivo a diesel convencional. O número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico diminui a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional a combustão. A BYD Brasil tem desde 2015 uma fábrica de produção de chassis 100% elétricos, instalada em Campinas, com capacidade de produção de setecentos e vinte chassis por ano, podendo expandir a fabricação para até 1.440 anuais. 

Via Zap 

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       Em tempos de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, autônomos e transportadores continuam movimentando cargas pelas estradas brasileiras. E o atendimento a esses profissionais não pode parar. Há mais de vinte anos no país, a Iveco tem produtos nos segmentos leve, médio, semipesado e pesado, com destaque para as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. Agora, a marca italiana de veículos comerciais reforça a Central de Atenção ao Cliente com o lançamento de um canal via WhatsApp (31-21072355) para tentar agilizar o contato com a marca. “Nesse período de pandemia da Covid-19, a aproximação entre a Iveco e os clientes é fundamental para promovermos o suporte que for necessário. Com o WhatsApp, estamos ainda mais juntos, de uma forma simples, ágil e intuitiva. A ‘Ive’, nossa ‘assistente virtual’, está disponível por um simples toque no celular, a qualquer hora e em qualquer lugar”, detalha Rômulo D’Alessandro, responsável pelo Suporte ao Produto e ao Cliente da Iveco na América do Sul. Outro importante canal da Iveco é o 0800 702 3443, disponível vinte e quatro horas, no qual é possível receber atendimento remoto, pedir socorro emergencial, agendar serviço em concessionárias, tirar dúvidas e solicitar informações.  

Cancelou geral 

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       O Salão de Hanover de 2020, também conhecido como IAA, a maior mostra internacional de veículos comerciais do mundo, que ocorreria de 24 a 30 de setembro deste ano na Alemanha, foi cancelado por causa da pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pela a VDA (Associação dos Fabricantes de Veículos da Alemanha), a organizadora do evento. A feira é bienal e deve voltar em 2022. O salão IAA ocorre desde 1897 e tradicionalmente marca as estreias das principais novidades mundiais do setor de transporte rodoviário de cargas. O cancelamento da feira representará uma grande perda para Hanover que, por causa do salão, recebe dezenas de milhares de visitantes. “Foi uma decisão difícil de se tomar. Tendo em vista a situação geral na Europa e no mundo, não vemos possibilidade de realizar o IAA”, explica o comunicado dos organizadores do evento. 

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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