Jogo limpo
A Ford lançou um programa inédito que equipa a sua rede de concessionárias para oferecer um novo padrão de segurança aos clientes, com várias ações focadas na prevenção de doenças, principalmente contra o coronavírus. O programa Ford Clean é composto de dois pilares: uma certificação pioneira com protocolos de higienização e atendimento seguro para as lojas e um serviço de desinfecção de veículos. “Para a Ford, as pessoas vêm em primeiro lugar, e trabalhamos para atender às demandas e necessidades dos nossos consumidores, especialmente nestes tempos sem precedentes. Durante a quarentena, o transporte individual proporcionado pelo automóvel ajuda as famílias a se manterem seguras. O Ford Clean é uma iniciativa pioneira criada pela nossa equipe para que os consumidores sintam-se ainda mais protegidos ao usar o seu carro e os serviços da nossa rede”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. O serviço de desinfecção de veículos começou a ser oferecido no dia 11 de maio, com preço sugerido de R$ 129.
Brinquedos de rico
A McLaren São Paulo completou dois anos de atividades no último dia 8. A fabricante inglesa de carros esporte e de luxo chegou ao Brasil em 2018 e se apoiou, além de seus produtos, na tradição da marca, conhecida dos brasileiros devido aos títulos na Fórmula-1 de Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) e de Emerson Fittipaldi (1974). Nesse período, a McLaren São Paulo vendeu exatas cinquenta unidades no país. O número está acima das previsões iniciais – de vinte carros por ano. O modelo de maior preferência dos clientes brasileiros é o 720S (Coupé e Spider), seguido pela linha 570 (cupê, conversível e GT). Entre os modelos com produção limitada, destacam-se o McLaren Senna (quinhentas unidades produzidas, sendo quatro entregues no Brasil) e o McLaren Senna GTR (uma unidade no país). “Desde a abertura das portas para os negócios, nossa marca teve uma recepção fenomenal no Brasil, o que é uma verdadeira prova da paixão e do profissionalismo da equipe da Eurobike”, festejou Brett Soso, diretor regional da McLaren Automotive para Oriente Médio, África e América Latina.
Ofertas com seguro
Para celebrar o feito de ter sido a única marca com crescimento de vendas no acumulado do ano em comparação ao mesmo período de 2019, a Caoa Chery anuncia ofertas especiais para sua linha durante o mês de maio. O Tiggo 2 e o Arrizo 5, ano modelo 2019/2020, estão sendo vendidos pelo preço de nota fiscal de fábrica. Com a oferta, o Tiggo 2, versão 1.5 Look manual, cor sólida, parte de R$ 57.030, enquanto o Arrizo 5 sai a partir de R$ 64.390, na versão 1.5 RX em cor sólida. Mais: todos os veículos do portfólio da montadora terão prazo para pagamento especial, com a primeira parcela em até cento e cinquenta dias. Também em maio, os modelos da fabricante já podem sair da loja com apólice de seguro total em condições vantajosas: Tiggo 2 (R$ 999), Arrizo 5 (R$ 1.199), Tiggo 5X (R$ 1.999) e Tiggo7 (R$ 2.099). Esses preços são válidos para todo o Brasil, com exceção do Estado do Rio de Janeiro, que conta com política própria de seguro.
O som do silêncio
A Nasa faz testes no Deserto do Atacama (Chile) comparando a sua superfície com a de Marte. No Ushuaia (Argentina), só se ouve o bater de asas dos pinguins e o rachar do gelo. Esses dois recantos poderiam ser os dois lugares mais calmos da Terra, mas não são. O Centro Técnico da Seat, em Martorell (Espanha), tem uma câmara anecoica. Essa palavrinha estranha define uma instalação onde se reproduzem condições acústicas mais próximas do silêncio absoluto. O chamado “Templo do Silêncio” foi concebido para medir o ruído de cada veículo com a máxima precisão e sem qualquer interferência. “Por um lado, medimos o nível de incômodo dos ruídos e verificamos se são reduzidos ao mínimo e, por outro, verificamos se os sons que queremos ouvir – os referentes especificamente ao veículo – estão perfeitamente definidos. Finalmente, trabalhamos na harmonia de todos eles”, explica Ignacio Zabala, chefe do departamento de Acústica da Seat, a Volkswagen espanhola.
Herança eletrificada
Aproveitando a experiência da Lexus na produção de mais de 1,7 milhão de veículos eletrificados com tecnologia full-hybrid desde 2005, o novo UX 300e se beneficia de um sistema de gestão de baterias, unidades de controle de energia e motor elétrico. O modelo é alimentado por uma bateria de alta capacidade de 54,3 quilowatts/hora, com uma autonomia de 400 quilômetros no ciclo NEDC, que corresponde a mais de 300 quilômetros no ciclo WLTP. Para garantir um baixo centro de gravidade, a bateria de íons de lítio, com duzentas e oitenta e oito células, está localizada sob o assoalho do carro e do banco traseiro, permitindo espaço e versatilidade de um crossover urbano. O novo sistema propulsor 100% elétrico do UX 300e conta com um motor de alta potência com 150 kW (204 cavalos) que aciona as rodas dianteiras. Segundo a fabricante, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e pode chegar a 160 km/h, limitado eletronicamente.
Volta cuidadosa
Após um longo e minucioso processo de planejamento, alinhamento com as experiências de outros países, testes e adaptações, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) iniciou nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a retomada da produção de veículos no Brasil, depois de quarenta e oito dias de interrupção voluntária. O retorno está sendo gradual e foi precedido pela adoção de um conjunto amplo e consistente de medidas de padrão mundial em sanitização, reorganização de postos de trabalho e adaptação de espaços comuns, visando a uma jornada segura para os cerca de 4.300 trabalhadores que voltaram à fábrica de Betim (MG) e de 1.500 de Goiana (PE) – desde a preparação em casa para o trabalho, a viagem nos ônibus, passando por todos os passos dos empregados dentro do ambiente fabril, até o retorno para casa ao final do expediente. As mesmas medidas foram implementadas para os cerca de seiscentos empregados que voltaram ao trabalho em 4 de maio na fábrica de motores de Campo Largo (PR). O regime de “home office” continua a vigorar para todos os trabalhadores administrativos não diretamente envolvidos nas atividades de produção, com vistas a diminuir ao máximo o fluxo de pessoas nas fábricas. O mesmo princípio se aplica a todos os escritórios administrativos e regionais da FCA no Brasil. “Não poupamos esforços e recursos para proporcionar um ambiente seguro e ao mesmo tempo acolhedor para os colegas que estão liderando este momento fundamental da retomada. As nossas pessoas são o patrimônio mais valioso da FCA, portanto, seguiremos absolutamente vigilantes para garantir que a produção seja restabelecida dentro das melhores e mais rigorosas condições de segurança e saúde possíveis”, explicou Antonio Filosa, presidente da FCA para a América Latina.
Para acertar o facho
Faróis desregulados têm duas características igualmente nocivas: ofuscam quem trafega no sentido contrário e não iluminam adequadamente o caminho do próprio carro. Existem lugares especializados que fazem a regulagem desse item básico do veículo, mas se o motorista quiser fazer o serviço deve posicionar a frente do carro a cinco metros de distância de uma parede. O passo seguinte é fazer a medição da altura do farol (centro da óptica) até o solo. Por exemplo, se essa altura for de 66 centímetros, ela servirá de referência para a marcação seguinte, na parede. A conta é simples: diminuir 5 centímetros da medida da altura do farol até o chão, o equivalente aos 5 metros de distância, ou seja, 1% de inclinação do facho. Na parede, fazer uma linha horizontal (pode ser com fita crepe) a exatos 61 centímetros de altura. O facho de luz deve ficar sobre essa linha. Se o facho estiver acima ou abaixo, precisa ser alinhado. Para isso, é necessário abrir a tampa do capô do veículo e encontrar os parafusos localizados sobre o farol para os devidos ajustes. Depois de afrouxar os parafusos, deve-se mexer com o farol para cima ou para baixo até o facho ficar exatamente sobre a linha marcada na parede. Evidentemente, o trabalho precisa ser feito nos dois faróis.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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