Em tempos de isolamento social, muitas empresas do setor automotivo estão adiando lançamentos de novos produtos. Mas algumas, aparentemente, cansaram de tanto esperar. É o caso da Mercedes-Benz, que acaba de lançar no mercado brasileiro a nova Sprinter Van Passageiro 19+1. Dando continuidade à nova linha da Sprinter apresentada no final do ano passado, a configuração oferece a entrada dos passageiros pela porta dianteira, ao lado do motorista, com corredor livre até a última fileira de bancos, permitindo a acomodação mais rápida das pessoas em seus assentos. “Com capacidade para dezenove passageiros, a Sprinter 19+1 é ideal para quem busca otimização logística, conforto e tecnologia. Com esse produto, oferecemos uma nova solução de mobilidade, principalmente para fretamento e turismo Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e continuaremos investindo cada vez mais no segmento de large vans”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor-geral de Vans da Mercedes-Benz. A Sprinter Van Passageiro 19+1 já está disponível nas concessionárias em uma única versão, com seis variações de cores, sendo duas (sem este ‘na cor’) sólidas e outras quatro metálicas, pelo preço público sugerido de R$ 222.894 e de R$ 225.749, respectivamente.
Sem restrição de circulação nos centros urbanos e com mais agilidade no embarque e desembarque de passageiros, a versão oferece uma solução ideal para empresas, empreendedores, frotistas e autônomos que precisam transportar até dezenove pessoas. A reconfiguração dos bancos nessa versão da Sprinter cria uma nova experiência aos passageiros, incluindo embarque e desembarque – facilitados também pela altura interna superior a 1,8 metro. Para aprimorar o conforto, o modelo contempla ar-condicionado traseiro com difusores multidirecionais, display digital para controle de temperatura, assentos mais ergonômicos, bagageiro duplo nas laterais da van, portas USB-C em todas as fileiras, direção elétrica, piloto automático e Keyless Start. A marca disponibilizará ainda, a partir de julho deste ano, espelhamento para smartphone, sistema interativo de infoentretenimento MBUX – moderna central multimídia presente nos carros da fabricante alemã –, volante multifuncional e câmera de ré como opcionais.
Em termos de segurança, a nova versão é equipada com o exclusivo sistema eletrônico de estabilidade ESP adaptativo, que mantém o veículo estável mesmo em curvas acentuadas e manobras de emergência em alta velocidade, trazendo mais segurança para os ocupantes do veículo e, naturalmente, para o motorista. A Sprinter 19+1 com entrada pela porta dianteira também tem o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via, pedestres e ciclistas. Quando a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade e evite uma eventual colisão. Caso o condutor não reaja aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário. O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo um alto nível de segurança para todos a bordo.
Para reforçar a segurança, a nova Sprinter agrega o Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil. Trata-se de um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa. O sistema pode ser desligado, voltando a se ativar assim que o motorista desliga e aciona o motor. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: