Um toque de futurismo
Com a aproximação do início da produção em série do Lotus Evija, a fabricante inglesa de hipercarros revela como os clientes estão escolhendo as especificações personalizadas de seu veículo totalmente elétrico. O ponto de partida para as especificações de todos os carros é um novo configurador de tela de toque. Projetado especialmente para a Lotus, seu processador gráfico ultrapoderoso cria imagens e animações impressionantes e de alta definição. Desenvolvidos usando um software de jogo avançado, ele permite que o comprador construa e personalize seu próprio carro do zero e o visualize de todos os ângulos, por dentro e por fora. Graças a uma técnica avançada de geração de imagens conhecida como “rastreamento de raios”, o cliente pode até colocar o Evija em vários ambientes ao redor do mundo para ver como os níveis localizados da luz solar afetarão suas escolhas. O elemento final é a criação de um filme personalizado de 360 graus exclusivo. “Sabemos que toda jornada do cliente será única e nossa equipe de relacionamento, altamente experiente, está pronta para dar suporte a qualquer solicitação. Com ferramentas digitais de ponta, como o novo configurador, podemos acomodar as preferências e os requisitos do comprador de qualquer lugar do mundo com o toque de um botão”, explica Simon Clare, diretor-executivo de Marketing Global da Lotus.
Bom de vendas
O Mustang está celebrando duas conquistas mundiais: a de carro esportivo mais vendido do planeta e o quinto título seguido como cupê esportivo mais emplacado. Além de ser o esportivo mais comercializado nos Estados Unidos nos últimos cinquenta anos, o Mustang é o líder do segmento no Brasil desde o seu lançamento oficial, em 2018, com um total de 1.636 emplacamentos. “Estamos orgulhosos do desempenho e do crescimento da linha Mustang. Da Suécia a Xangai, mais e mais entusiastas estão conhecendo a sensação de liberdade que o Mustang proporciona. Estamos honrados em servir aos seus proprietários, entusiastas e fãs por cinquenta e seis anos e pelos próximos que virão”, comemora Jim Farley, chefe de operações da Ford. Desde que o Mustang de sexta geração começou a ser exportado globalmente, em 2015, até o final de 2019, o modelo somou 633 mil unidades vendidas em cento e quarenta e seis países. No ano passado, o Mustang teve 102.090 vendas, tornando-se o carro esportivo com mais sucesso no mundo. No Brasil, o Mustang é representado pela versão especial Black Shadow, equipada com motor V8 de 466 cavalos, transmissão automática de 10 velocidades e a base mecânica do modelo GT Premium, oferecido por preços a partir de R$ 331.750.
Sete a bordo
Apesar de estar camuflado, o Creta versão para até sete pessoas foi visto circulando pela Coreia do Sul recentemente. A traseira bem proeminente é o principal diferencial em relação ao modelo vendido no Brasil. O SUV da Hyundai é o segundo modelo mais vendido da marca sul-coreana no Brasil, atrás do hatch HB20. No acumulado dos três primeiros meses do ano, o Creta teve 11.681 unidades emplacadas no país, ocupando a décima sétima posição no ranking de carros e de comerciais leves e o quinto lugar nos SUVs, atrás do Jeep Renegade, do Volkswagen T-Cross, do Nissan Kicks e do Jeep Compass, mas à frente do ex-líder Honda HR-V. O futuro Creta de sete lugares, que deve vir para o Brasil em 2021, tem na Índia motor aspirado 1.5, turbo 1.4 e turbodiesel 1.5. A nível mundial, o Creta oferece ainda os propulsores 1.6 turbo e 2.0 aspirado a gasolina.
Sem limites
Vinda ao mundo em 2013, a LaFerrari – primeiro modelo híbrido da Casa de Maranello – aproveitou as estradas europeias vazias por causa da quarentena do coronavírus para atingir a velocidade de 372 km/h, similar ao recorde de um carro de Fórmula-1, registrado na reta principal do circuito de Monza. Oficialmente, a Ferrari declara que a final de seu híbrido é de 350 km/h. Nunca é tarde para lembrar que algumas estradas da Alemanha não têm limite de velocidade, bastando o carro estar sempre na pista da extrema esquerda. Conforme a fabricante italiana, a LaFerrari leva apenas 15 segundos para acelerar de zero a 300 km/h. O híbrido é equipado com um 6.3 V12 aspirado e dois elétricos, em uma potência combinada de 963 cavalos e estonteantes 91,7 kgfm de torque. Foram produzidas quatrocentas e noventa e nove unidades da LaFerrari, todas vendidas em 2013, por 1 milhão de euros cada uma – quase R$ 6 milhões. Em 2016, foi leiloada a LaFerrari de número 500, uma unidade extra feita pela marca italiana, por impressionantes 8,3 milhões de euros, cerca de R$ 48 milhões.
Casca dura
A Carbon Blindados, de Barueri (SP), uma das maiores empresas deste tipo de serviço em veículos civis do mundo, está aumentando as facilidades para que o cliente adquiria seu carro protegido durante o período de quarentena do coronavírus. Uma das ofertas é a promoção de modelos já blindados, a pronta-entrega. São mais de cem opções das marcas Audi, BMW, Honda, Hyundai, Jaguar, Jeep, Kia, Mini, Toyota, Volkswagen e Volvo com condições especiais de pagamento. Um dos modelos mais procurados, o Jeep Compass, tem versões blindadas a partir de R$ 192 mil. Todas as opções podem ser conferidas com a equipe de vendas da Carbon ou na página da empresa nas redes sociais. Para atender à demanda de novos pedidos, a Carbon estruturou sua operação de modo que o cliente receba seu veículo blindado em até vinte dias. “A nossa fábrica está trabalhando em operação especial, por conta das recomendações de prevenção da Covid-19, tomando todas as providências necessárias para resguardar a segurança e a saúde de nossos empregados e fornecedores. Contudo, temos um compromisso com os nossos clientes, por isso, estamos buscando novas maneiras de garantir o atendimento e as necessidades de todos”, diz Guilherme Gallerani, diretor de Comunicação e Marketing da Carbon Blindados.
Cores que vendem
Quando o assunto é automóvel, o brasileiro é um povo tradicional. Conforme levantamento feito pelo site de compra e venda OLX, as cores mais procuradas em seminovos e usados no ano passado foram os tons consagrados, com o prata em primeiro lugar, com 28,5% das escolhas, seguido pelo branco (22,3%), pelo preto (19,1%), pelo cinza (11,1%) e pelo vermelho (8,2%). Completam o “top ten” o azul, com 4,2%, o verde (3,2%), o amarelo (0,5%) e o laranja (0,2%). Segundo a pesquisa, a dobradinha prata e branco é ainda mais preferida quando se trata de veículos importados. A plataforma líder em anúncios de carros no Brasil tem milhões de opções para seus usuários comprarem “o veículo dos sonhos na cor dos sonhos”. Por isso, a empresa investe constantemente em tecnologia e na comunicação com o usuário, com recomendações das melhores práticas de negociação. As principais dicas para evitar transtornos incluem levantar laudos e fazer a vistoria técnica do veículo desejado, confirmar multas ou IPVA pendentes, desconfiar de ofertas muito abaixo do valor de mercado, fechar negócio em lugares públicos, evitar qualquer depósito antecipado, checar se o carro está realmente em bom estado acompanhado de um mecânico ou especialista de confiança, verificar se o vendedor é o proprietário legítimo do automóvel e evitar sempre a negociação com terceiros.
Híbridos em tempos de quarentena
Em tempos de isolamento social e trabalho remoto por conta do coronavírus, a Volvo Car Brasil, líder em eletrificação no segmento premium e que tem em sua linha os motores T5 e T8 híbridos, dá algumas dicas para os proprietários deixarem seus veículos sempre em perfeito funcionamento. Os carros com tecnologia híbrida – combinação de um motor a combustão com um ou mais elétrico – precisam de um cuidado a mais em comparação aos “comuns” se ficarem muito tempo parados. O grande diferencial dos híbridos são as baterias, responsáveis por armazenar a energia usada pelo motor elétrico e que permite ao motorista rodar sem utilizar o combustível. Caso o proprietário perceba que a bateria caiu abaixo dos 25%, a recomendação é recargar até o nível próximo de 25% novamente. Os demais cuidados envolvem:
Calibragem – atenção à calibragem dos pneus. Se o veículo ficar muito tempo parado, usar a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário.
Bateria 12V -– não é necessário dar a carga ou fazer manutenção da bateria de 12V, como é recomendado nos carros somente a combustão.
Combustível – dar preferência à utilização de combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium). Dessa forma, o carro pode ficar com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.
Higienização – limpar e desinfetar o interior do veículo. Para os bancos, utilizar pano úmido e sabão neutro. Volante, tela “touchscreen”, alavanca do câmbio e maçanetas devem ser limpos com álcool isopropílico (não usar álcool gel). Para a correta higienização, manter álcool em gel 70% sempre por perto para limpar as mãos e as superfícies do carro mais tocadas, como botões, interruptores e maçanetas.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: