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Fez bonito

        Apresentada no final de 2019, a novíssima superesportiva Honda CBR 1000 RR-R Fireblade acaba de conquistar o Red Dot Design Award 2020, um dos mais prestigiados prêmios do design mundial na categoria design de produto. Apresentada ao público em novembro de 2019 no 77ª EICMA, a mais importante mostra da indústria motociclística mundial, realizada anualmente em Milão, na Itália, a CBR 1000 RR-R Fireblade logo atraiu os holofotes da mídia. Um dos destaques do modelo é a preservação do conceito “Total Control” – que valoriza características como maneabilidade, estabilidade e funcionalidade –, lançada pela Honda em sua primeira Fireblade, no começo dos anos 90 e mantido no premiado modelo 2020. A beleza das formas foi complementada pelo mais potente motor desenvolvido para equipar uma motocicleta da família CBR, desde sempre consideradas as “flagship” da marca por concentrarem o ápice da tecnologia Honda. A marca japonesa já havia sido vencedora do Red Dot Award na categoria Product Design no ano de 2004, com a CBF 600. A cerimônia de premiação está agendada para Essen, na Alemanha, no dia 22 de junho – se a pandemia do coronavírus permitir.

Elétricas e seguradas

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        A Suhai Seguradora, especialista em cobertura para motos de todos os tipos e para carros e caminhões usados (acima de dez anos), anuncia que passa também a proteger as motos elétricas contra furto e roubo, com assistência vinte e quatro horas e opção de incluir perda total na apólice. É uma novidade em linha com a evolução do mercado, já que as motos elétricas vêm se tornando cada vez mais a opção escolhida por muitas pessoas, de olho em fugir dos congestionamentos nos grandes centros de forma mais econômica. Apesar de ainda contar com apenas 1% de participação no mercado nacional de motocicletas novas, a categoria registrou a maior variação de crescimento na produção nos dois primeiros meses de 2020. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) apontam a fabricação de 1.136 unidades elétricas nesse período, volume 77,8% superior em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, quando foram produzidas 639 unidades. “Além de estar atenta às opções de mobilidade que surgem no mercado, a oferta de seguro para as motos elétricas está em linha com a atuação da Suhai Seguradora, que é a especialista do mercado brasileiro de seguros para motos à medida que protege modelos não atendidos pelas outras companhias que atuam nesse setor”, explica Robson Tricarico, diretor Comercial da Suhai.

Parada estratégica

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        Em virtude da pandemia do coronavírus, as principais fabricantes de motos que ficam em Manaus, no Amazonas, optaram por proteger seus colaboradores e a comunidade manauara. Honda, Yamaha, Harley-Davidson e BMW anunciaram a suspensão de suas atividades. Com cerca de 80% de participação no mercado nacional de motocicletas, a Moto Honda da Amazônia comunica que o retorno às atividades está previsto para 13 de abril, podendo ser postergado para 20 de abril. Os colaboradores da Honda diretamente envolvidos no processo produtivo entraram em férias coletivas a partir de 30 de março. Para as atividades imprescindíveis, que não podem ser feitas à distância, será mantido um contingente mínimo de empregados, com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades para proteger as pessoas e conter a disseminação do vírus. Já a Yamaha suspenderá suas atividades no período de 31 de março a 19 de abril. A produção retoma em 20 de abril. A empresa adotou nas últimas semanas medidas para garantir o bem-estar e a saúde dos colaboradores e de seus familiares que incluem a adoção do trabalho remoto para uma parcela dos empregados, reuniões internas e com fornecedores feitas por videoconferências. A Harley-Davidson do Brasil suspendeu temporariamente a produção na fábrica de Manaus até o dia 12 de abril, enquanto a BMW anunciou a paralisação temporária de sua linha de motocicletas no Amazonas até 23 de abril. Até o momento, Kawasaki, Dafra, Ducati e Triumph continuam montando suas motos em Manaus normalmente, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. O setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) emprega diretamente mais de 13 mil trabalhadores.

Em tempos de quarentena

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        Durante a pandemia de coronavírus, alguns serviços essenciais estão sendo feitos por motociclistas e ciclistas, como policiais, socorristas, motofretistas e entregadores de delivery. Há ainda médicos e enfermeiros que vão para seus locais de trabalho em duas rodas. Mas, quem não faz parte dessa “tropa de elite”, o que fazer para manter sua moto “viva” na garagem depois de tanto tempo parada? Hayato Ikejiri, colaborador do site “MinutoMotor” e especialista do segmento de duas rodas, listou algumas dicas de manutenção preventiva. Confira:

a) Calibre os pneus com uma pressão maior antes de deixar a moto parada.

b) Deixe a moto no cavalete central. Pneu murcho apoiado no chão pode causar deformidades na banda de rodagem.

c) Se sua “motoca” for carburada, fechar a torneira de combustível. Deixar a moto ligada até esgotar a gasolina e o motor apagar. Assim, o carburador estará seco, reduzindo o risco de entupimento do sistema com combustível estragado.

d) Se sua moto estiver equipada com injeção eletrônica, o recomendado é ligar uma vez por semana. Dessa forma, o combustível circulará pela linha. Além do combustível, moto ligada mantém a lubrificação do motor. Em função dos procedimentos anteriores, a bateria também não se descarregará. Ao ligar a moto, mantenha a aceleração por alguns instantes. Repita a ação outras vezes. Marcha-lenta não carrega bateria.

e) Lubrifique a corrente.

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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