Divulgação

Poucas vezes um modelo da Mercedes-Benz é apresentado ao mesmo tempo que sua versão preparada pela AMG – a divisão esportiva da marca alemã e responsável pela equipe da Fórmula-1 do hexacampeão Lewis Hamilton. Isso ocorre nas duas configurações que desembarcam no Brasil neste mês de março, a GLE 400 d (turbodiesel) e a AMG GLE 53 4Matic+, ambas com até sete lugares – dando oportunidade de a família inteira experimentar um legítimo esportivo, no caso do AMG. Os preços de R$ 465.900 e de R$ 544.900, respectivamente, não farão os carros serem fáceis de se ver pelas ruas nacionais, é claro. Mas para quem pode pagar essas somas vultosas para ter acesso a toda a tecnologia, o luxo e a esportividade dos dois modelos, a vida fica bem doce e tranquila. Os carros se destacam por ser os primeiros SUVs no mercado brasileiro a oferecer ajuste elétrico nos bancos da segunda fileira, garantindo ainda mais conforto aos seus passageiros.

Divulgação

A versão AMG, que inaugura a motorização 53 entre os SUVs da marca, conta com a tecnologia EQ Boost, proporcionando mais eficiência e potência. “O conceito Modern Luxury da Mercedes-Benz dentro e fora da estrada”: essa é a principal mensagem trazida pelo design do novo GLE. Um sistema de tração integral totalmente variável (torque sob demanda) é oferecido pela primeira vez para veículos com motores de seis cilindros. Isso torna o novo GLE ainda mais ágil e seguro nas estradas. A assinatura, ou mesmo a diferença mais marcante externamente entre as duas configurações, está na grade dianteira, com o GLE 400 d exibindo o costumeiro estilo da peça dos carros de luxo da Mercedes e o GLE 53 4Matic com a característica e agressiva grade Panamericana, presente desde os primeiros modelos preparados pela AMG.

Divulgação

O novo GLE 400 d tem potência de 330 cavalos, enquanto o GLE 53 4Matic chega a 435 cavalos. A versão da AMG combina um motor de seis cilindros em linha com a esportividade, elegância e toda a tecnologia típica dos automóveis Mercedes-Benz. O carro está equipado com tração integral totalmente variável. A direção inteligente liga de maneira variável o eixo traseiro acionado permanentemente ao dianteiro e calcula continuamente a distribuição ideal de torque, dependendo da situação de direção e dos desejos do condutor. A tração nas quatro rodas melhora a dinâmica longitudinal, bem como a lateral. O resultado é uma aceleração ainda mais potente.

Divulgação

A direção hidráulica eletromecânica sensível à velocidade tem uma proporção variável. A assistência ao volante é ajustada em dois estágios: “Comfort” ou “Sport”. A configuração é ativada automaticamente com base no programa do inversor AMG Dynamic Select escolhido. Opcionalmente, eles podem ser personalizados a qualquer momento no estágio “Individual”. O Dynamic Select adapta parâmetros importantes, como a capacidade de resposta do motor e da transmissão, a curva característica do acelerador e da direção, o amortecimento da suspensão ou mesmo o som do veículo. Selecionados usando o botão de rolagem no console central ou no volante AMG, os programas são visualizados no painel de instrumentos e no visor da multimídia. Discos de freio integrais perfurados e ventilados internamente de 400 x 36 milímetros são usados no eixo dianteiro e pinças fixas de dois pistões estão pintadas em prata com letras AMG pretas. Na traseira, os discos de freio integrais com ventilação interna medem 345 x 25 milímetros e têm uma pinça flutuante de um pistão.

Divulgação

O interior dos novos GLE ressalta o contraste entre o ambiente luxuoso e elegante de um sedã Mercedes-Benz e os recursos robustos e progressivos de um SUV da marca. O elemento de acabamento integral se estende pelas áreas do motorista e do passageiro da frente, chegando às portas. O console central se destaca e cria um contraste robusto com a aparência flutuante do painel. Com boa ergonomia, as superfícies de couro oferecem um aspecto moderno e luxuoso ao interior do veículo. Todos os controles e telas têm novo design. O volante esportivo, com desenho de raio esculpido, acentua a aparência robusta e elegante da cabine do SUV.

Divulgação

O GLE está equipado com a última geração do sistema multimídia MBUX – Mercedes-Benz User Experience –, que permite uma ampla gama de funções no interior do veículo, trazendo mais conforto e conectividade ao condutor. As melhorias em relação às versões anteriores da tecnologia incluem duas grandes telas de 12,3 polegadas, cada uma, como padrão, dispostas lado a lado para uma aparência de tela “cinemascope”. As informações do painel de instrumentos e da exibição da mídia são facilmente legíveis nos visores grandes e de alta resolução. O sistema de navegação pode ser acessado de forma mais realística. Agora, o modelo conta com realidade ampliada durante a navegação de mapas. Uma câmera localizada na região frontal do automóvel interpreta as direções indicadas no mapa e orienta o condutor a partir da imagem real das ruas projetadas na tela do veículo. Para trazer mais conforto e praticidade aos ocupantes do GLE, o modelo conta com o Interior Assistant, que proporciona, entre outras funções, o acendimento das luzes na cabine a partir do reconhecimento de gestos em determinadas direções, sendo capaz de diferenciar o condutor do passageiro da frente.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA