Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

            Quem já foi proprietário de uma CB 500X sabe que eventualmente era frustrante tentar acompanhar um amigo em uma longa viagem e ficar com receio de encarar trechos de terra ou lama por conta das limitações das rodas de 17 polegadas e dos pneus indicados para o asfalto. Para tentar amenizar o problema, alguns donos da CB apelavam para adaptações curiosas, que incluíam instalar na dianteira o pneu traseiro da Honda Bros, o Pirelli MT 60. Da Europa, surgiam mudanças mais radicais (e caras) com a instalação de rodas 19 polegadas e troca de suspensão, tudo para conseguir levar a CB 500X para o “mau caminho”. A fabricante parece ter ouvido os antigos clamores dos aventureiros que buscam uma moto capaz de incursões por estradas de terra e também oferecesse boa autonomia, robustez e conforto. Afinal, quando se parte para uma longa aventura é necessário confiar no equipamento. E confiabilidade não falta para essa versão 2020 da CB 500X.

Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

            Lançado em 2013, o modelo usa motor de dois cilindros, 471 cc com a potência máxima de 50,4 cavalos (a 8.500 giros) e torque de 4,55 kgfm (a 6.500 rpm). O principal item é a roda dianteira que passa a ser equipada com aro de 19 polegadas e pneu com a medida 110/80 – ante a de 17 polegadas e pneus 120/70. A medida 19 polegadas significa maior diâmetro que permite superar buracos ou valetas com mais segurança. Outro ganho é a enorme gama de pneus oferecidos por diversas fabricantes. Ou seja, se quiser instalar um pneu on-off para enfrentar trechos mais “cascudos”, não é mais necessário apelar para adaptações bizarras e caras.

Primeiras impressões

Versátil e boa de curva

Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

Serra da Mantiqueira/SP – Por conta do novo tamanho da roda dianteira, curso de suspensão e vão livre do solo, o banco ficou mais alto, passando de 81,2 para 83,5 centímetros. A fabricante alterou a espessura da camada de espuma e o tornou mais estreito nas laterais. “Com isso, o piloto de menor estatura ainda consegue apoiar os pés com facilidade”, informou Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda, durante a apresentação do novo modelo. Outro fator importante para o uso em estradas de terra é o curso de suspensão e a distância livre do solo, nos dois itens houve melhoras na versão atual. Na dianteira, por exemplo, o curso passou de 140 milímetros para 150 milímetros, enquanto a traseira passou de 118 milímetros para 135 milímetros. Com essas mudanças, a distância livre do solo também aumentou de 170 milímetros para 193 milímetros.

Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

            O câmbio de 6 marchas agora usa embreagem deslizante assistida, que permite engates mais fáceis e evita trepidações da roda em reduções de marchas mais bruscas, como acontecia na “antiga” CB 500X. O acionamento do manete de embreagem ficou mais macio, evitando o cansaço principalmente no “anda e para” do trânsito travado. Em longas viagens, outro item que pode ser a diferença entre o cansaço e o conforto é a proteção aerodinâmica. A nova CB 500 ganhou um para-brisa mais largo e 11 centímetros mais alto que pode ter sua posição alterada mudando a fixação na base. Já o novo painel (estilo blackout) permite visualizar autonomia, consumo e distância a ser percorrida com a gasolina disponível no tanque (com capacidade para 17,1 litros). Outra informação legal é a marcha engatada e o shift-light, que orienta para as trocas (sem este ‘de marchas’) de acordo com a rotação do motor.

Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

            É inegável que a nova CB 500X está com a cara mais aventureira, isso graças ao para-brisa mais alto e às linhas angulosas. Com as mudanças, o modelo ganhou 2 quilos, passando de 181 para 183 quilos (a seco). O preço da nova versão da CB 500X é de R$ 28.900 (sem frete) com garantia de três anos e o serviço Honda Assistence, uma assistência de vinte e quatro horas, válida para todo o Brasil e países do Mercosul. Quem tem essa grana toda e ficou apaixonado pela moto, ainda tem a opção de fazer uma compra programada via consórcio. No caso da CB 500X, com plano de setenta e dois meses, a parcela sai por R$ 523,96 (total do bem: R$ 30.735). A previsão é de sete contemplações por mês.

Cicero Lima – Canal Trajetos & Destinos

Por: Cicero Lima/Canal Trajetos & Destinos especial para a AutoMotrix – Fotos: Cicero Lima/Canal Trajetos & Destinos

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA