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Luxo oriental

A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2020 do SUV de luxo mais vendido do mundo, o RX 450h, o único modelo que ainda não estava disponível na versão híbrida no país. A marca de luxo da Toyota traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES, comercializado no mercado nacional em sua versão 300h desde o final de 2018. Os modelos trazem o pacote Lexus Safety System, composto por itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo. O RX 450h é equipado com um motor a combustão movido a gasolina de ciclo Atkinson, seis cilindros, 3.5L, com 262 cavalos de potência a 6 mil giros e torque de 34,2 kgfm a 4.200 rpm e dois elétricos – um dianteiro de 167 cavalos e outro traseiro de 68 cavalos, com uma potência combinada de 313 cavalos. Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle, que proporciona aceleração mais linear, reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. O RX 450h vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno. Os preços dos modelos da Lexus são de R$ 381.990 para o RX 450h F-Sport, de R$ 371.990 para o RX 450h Luxury e de R$ 275.990 para o ES 300h Luxury. A Lexus conta com uma representação na cidade de São Paulo.

Uruguai sai na frente

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Em Montevidéu, a Chery uruguaia promoveu a apresentação oficial do Tiggo 8, tido como o SUV mais importante da fabricante chinesa, tanto pelo tamanho quanto por sua capacidade de desempenho, além de segurança, conforto e alto nível de equipamentos. Com 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,74 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos, é um dos poucos modelos do segmento com capacidade para até sete pessoas. O Tiggo 8 é equipado com motor 2.0 turbo de 167 cavalos de potência, acoplado à transmissão automática CVT de 6 velocidades. Inicialmente destinado apenas ao mercado uruguaio – mas com chegada ao Brasil prevista para este ano, com a marca Caoa Chery –, o SUV é oferecido no país vizinho a US$ 38.990 (cerca de R$ 195 mil). O Tiggo 8 tem teto de vidro panorâmico com cortina elétrica, estofamento em couro, apoio de braço central em ambos os assentos dianteiros, multimídia com tela de 10 polegadas, oito alto-falantes, ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assento do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva e de acendimento dos faróis, seis airbags, freios ABS com EBD e controle de tração e de estabilidade. (colaborou Luis Piedra-Cueva/ “Airbag”/Uruguai)

Carro do futuro

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A Renault propõe sua visão para a mobilidade elétrica pessoal e compartilhável a partir de 2025 com o Morphoz, que reconhece a aproximação do motorista e lhe dá boas-vindas. O carro foi criado com base na futura plataforma modular elétrica CMF-EV da Aliança Renault-Nissan, para oferecer várias configurações de potência, capacidade, experiência a bordo e volume do porta-malas. “Audacioso pela modularidade, inovador em termos de design, centrado no ser humano pela capacidade de facilitar o compartilhamento e as interações, o conceito Morphoz representa a nova filosofia do design da Renault. A tecnologia em todas as suas formas – design, inteligência embarcada, conectividade e layout interno – oferece uma nova experiência de condução para todos os usuários do veículo, tanto no dia a dia quanto no fim de semana e nas férias. O Morphoz é uma verdadeira experiência para se curtir”, comemora Laurens van den Acker, diretor de Design Industrial do Grupo Renault. Com comprimento de 4,40 metros ou 4,80 metros, conforme o modo de utilização, largura de 2 metros e altura de 1,55 metro, o conceito Morphoz é um crossover com linhas ao mesmo tempo esticadas e sensuais. O design associa atributos de sedãs, SUVs e cupês.

Novidade a caminho

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A Volkswagen divulgou mais alguns detalhes do Nivus. O “SUV do Polo” terá uma nova central multimídia com sistema “VW Play”, dispositivo que dá acesso a streaming e outros serviços, embora a marca alemã não tenha antecipado todas as especificações do sistema inédito. Já se sabe que o Nivus terá uma série de equipamentos interessantes, como o sistema de estacionamento autônomo e um novo padrão de volante, semelhante ao adotado na nova geração do Golf, lançada na Europa em outubro do ano passado. Confirmado para o primeiro semestre de 2020, o Nivus intensificou seus testes finais e foi flagrado em algumas ruas brasileiras, naturalmente, camuflado. Segundo a Volkswagen, “o modelo será um divisor de águas para a empresa no Brasil”. No terreno das suposições, o Nivus poderá ter o conjunto mecânico do T-Cross, com motores 1.0 e 1.4 turbinados e câmbio automático de 6 marchas. Além de estrear o novo logotipo da Volkswagen no mercado brasileiro, o grande diferencial do Nivus estará no visual de apelo mais esportivo.

“Amaranger”

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Na convenção anual do Grupo Volkswagen, na Alemanha, Herbert Diess, CEO da marca, adiantou um esboço do que poderia ser a nova geração da picape Amarok, o primeiro veículo da futura nova parceria da fabricante da Alemanha com a Ford, voltada mais para veículos comerciais, bem diferente da joint venture Autolatina, existente de 1987 a 1996 entre as duas montadoras para o desenvolvimento conjunto de veículos para o Brasil e para a Argentina. No plano da Volkswagen e da Ford, a Amarok e a Ranger seriam desenvolvidas conjuntamente, a partir de 2022. Atualmente, as duas picapes médias são produzidas na Argentina para o mercado da América Latina. Pela expertise da Ford em fabricar picapes – a F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos há muito tempo –, seria uma boa chance para a Amarok deslanchar de vez e conquistar novos fãs.

Proteção de fábrica

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A Volvo Car Brasil oferece a partir deste mês a possibilidade de compra do veículo blindado de fábrica diretamente na concessionária, com todos os documentos e certificações inclusos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a EDAG e a Carbon Blindados, considerada uma das mais especializadas nesse tipo de proteção de veículos civis e líder de mercado no Brasil. Para tornar o processo mais eficiente, foram feitas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas, proteção extra contra disparos em diferentes ângulos e reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade. Com cobertura completa de todos os componentes durante todo o período de garantia do veículo, a blindagem é certificada no Brasil e os modelos XC40, XC60 e XC90 blindados já estão disponíveis para compra em todas as concessionárias da marca. “Estamos orgulhosos em oferecer mais esse serviço a nossos clientes. Fizemos um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento para chegar a um novo patamar de blindagens no Brasil, trazendo ainda mais segurança, sem afetar todas as características dos nossos veículos”, explica João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

Ar bom e fresco

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O sistema do ar-condicionado do carro entra em operação de resfriamento quando o motorista aciona o “A/C” com o veículo ligado. É o funcionamento do motor que movimenta o compressor, responsável pela circulação do gás no circuito. Os sistemas atuais têm o gás R-134 A, que não agride a camada de ozônio, diferentemente do gás Freon R-12, à base de CFC (clorofluorcarbono) utilizado no passado. Para o bom funcionamento do ar-condicionado no calor, é recomendável que sejam abertas as janelas para expulsar a grande massa de ar aquecido “aprisionado” no carro sob o Sol. Assim, o resfriamento da temperatura virá com maior rapidez. Quando o ambiente já estiver resfriado, é hora de fechar os vidros por completo. Se o veículo for ficar parado por muito tempo, sem uso, é importante se ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez a cada quinze dias, para o sistema fazer a circulação do gás em toda a sua linha de operação. Com o passar dos anos, é necessário se fazer a troca do filtro antipólen e solicitar a limpeza dos dutos para não obstruir a passagem de ar e evitar a proliferação de bactérias no sistema. Em caso de pouca eficiência do ar-condicionado, deve-se verificar, em um local especializado, a carga de gás e eventuais vazamentos no sistema.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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