Sem pecado no Equador
A BYD acaba de anunciar a recente assinatura de um acordo para levar a primeira frota de caminhões elétricos para o Equador. Representantes da empresa de transporte Transcarsell e da BYD Equador assinaram um contrato para a aquisição de vinte caminhões elétricos de transporte de grandes contêineres multimodais. O primeiro caminhão será entregue em agosto de 2020 e os outros dezenove em 2021. O caminhão BYD 100% elétrico para carga pesada é equipado com baterias de fosfato ferro lítio, com vida útil de quinze anos e uma autonomia de 150 quilômetros com uma única carga. Tem o eixo de transmissão integrado do caminhão e um sistema de controle único desenvolvido pela BYD. O sistema de energia eletro-hidráulico facilita muito a direção e garante uma capacidade de carga de 31,5 toneladas. O mercado latino-americano da BYD está em rápida expansão e seus ônibus, táxis e caminhões 100% elétricos estão atendendo com sucesso a muitos países da região, incluindo Chile, Brasil, Colômbia, Argentina, Peru e Uruguai. Globalmente, os veículos “puros” da BYD se espalharam por mais de trezentas cidades, em mais de cinquenta países e regiões.
Bruto em cotas
As primeiras unidades do novo Mercedes-Benz Actros chegarão ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2020. Entre suas inovações, destaca-se o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz do novo Actros o primeiro caminhão sem espelhos externos do Brasil. Além disso, o modelo será pioneiro em lançar no país o ABA 5 de série, que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis a sua frente. E o novo Actros também trará diferenciais em conectividade, como dois painéis digitais (um deles “touchscreen”), espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, recarga sem fio e muitos outros recursos. Para ajudar a embalar as vendas do novo produto, a Mercedes-Benz acaba de lançar um plano de consórcio especial para o novo Actros, com a possibilidade de o cliente retirar seu caminhão por meio de antecipação de parcelas, já previamente definidas, entre o sexto e o vigésimo terceiro mês. Além disso, a partir do vigésimo quarto mês, todos os participantes têm a opção de pegar seu novo Actros a qualquer momento, por meio de uma operação de crédito, sem antecipação de parcelas. “Com esse novo plano, oferecemos total previsibilidade de entrega aos clientes, que podem programar a renovação ou ampliação de frota de acordo com suas necessidades e capacidade de investimento. Os participantes continuam contando com a vantagem da taxa atrativa do consórcio diluída por sessenta meses”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Na costa do Pacífico
A encarroçadora gaúcha Marcopolo, em parceria com a Mercedes-Benz, fornecerá a partir do mês de maio duzentos e quarenta novos ônibus aos operadores integrantes do sistema de transporte público urbano da cidade de Santiago, no Chile, o Red Metropolitana de Movilidad. Todas as unidades são do modelo Torino Low Entry Articulado, com chassi MBB 0500 UA Euro 6, e reforçam a liderança que a marca tem no sistema de transporte chileno. Com 18,6 metros de comprimento, capacidade para cento e cinquenta e dois passageiros e piso baixo, os veículos têm sistema de ar-condicionado Valeo CC640, portas USB, cabine separada para o motorista em nova versão, para garantir ainda mais segurança durante a operação, vidros colados e poltronas do modelo City Estofada, proporcionando mais conforto para os usuários. Os veículos Torino Low Entry Articulado incorporam a tecnologia Euro 6, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores a diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação.
Apaches em Pernambuco
A empresa MobiBrasil de Pernambuco adquiriu trinta novos ônibus Caio do modelo Apache Vip. Os veículos comporão a frota da empresa, tradicional cliente da marca Caio, a qual oferece soluções para facilitar a mobilidade das pessoas, com produtos de qualidade, segurança e alto padrão de atendimento. Das unidades adquiridas, vinte e seis operarão na Região Metropolitana de Recife, pelo Sistema Estrutural Integrado (SEI). Já as outras quatro, circularão em linhas convencionais. Todos os veículos são equipados com solicitação de parada sem fio, itinerários eletrônicos em leds e sistema de monitoramento interno por câmeras.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: