Por razões que só o marketing explica, as versões SE – Special Edition – se alastram no atual line-up de modelos da Honda no mercado nacional. Pela primeira vez depois de quase vinte anos de produção, a marca japonesa apresenta uma Special Edition da NXR 160 Bros, a trail mais vendida do Brasil. O modelo incorpora cor e grafismos inéditos e estará disponível em toda rede de concessionárias a partir desse mês. O preço público sugerido é de R$ 13.160, com base no Estado de São Paulo e não inclusos despesas de frete e seguro.
A NXR 160 Bros Special Edition 2020 ganha uma exclusiva tonalidade de vermelho associada a faixas brancas e grafismos que remetem à esportividade da família CRF, as off-road “de briga” da Honda. A versão teve uma “avant-première” no Salão das Duas Rodas de 2019, onde o trabalho dos designers do HRB (Honda Research Brasil) para dar uma personalidade mais forte à menor das trails da marca pode ser apreciado pelo público pela primeira vez.
A inspiração para as cores e os grafismos adotados na NXR 160 Bros Special Edition se deriva das CRF, sigla que denomina as mais elaboradas máquinas destinadas ao off-road da Honda – modelos consagrados como a CRF 450 RW, campeã mundial de motocross em 2019, ou a CRF 450 Rally, vencedora do Dacar 2020.
Apesar de estar “vestida” nas cores das motocicletas campeãs das pistas, a versão SE preserva as qualidades que fizeram da NXR 160 Bros um sucesso durante quase duas décadas. Um destaque é o motor monocilíndrico arrefecido a ar ciclo quatro tempos, com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), o mesmo que equipa a família CG. Dotado de partida elétrica e alimentado pelo sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, tal motor de 162,7 cc pode trabalhar com etanol ou gasolina em proporções variadas.
O chassi de aço tipo berço semiduplo conta com suspensões de longo curso associadas a rodas calçadas com pneus para uso misto – dianteiro aro 19 polegadas e traseiro de 17 polegadas – que, segundo a marca, favorecem a dirigibilidade em pisos degradados ou vias sem pavimentação. O sistema de freios conta com discos em ambas as rodas e CBS (Combined Brake System), que distribui a ação frenante entre as rodas (30% para a dianteira e 70% para a traseira) quando o condutor pisa no pedal de freio. À manete direita resta a atuação convencional, apenas no disco dianteiro.
Outra exclusividade da versão SE da NXR 160 Bros 2020 está no painel de instrumentos, tipo “blackout” digital. O conforto e a praticidade são reforçados pelo amplo banco em dois níveis e o bagageiro com grandes alças laterais. A garantia da Honda NXR 160 SE 2020 Special Edition é de três anos sem limite de quilometragem, mais sete trocas de óleo gratuitas.
Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: