Design italiano
A Iveco está comemorando a conquista do “iF Design Award 2020” com o pesado S-Way. O caminhão europeu da marca italiana foi selecionado por um júri internacional de setenta e oito especialistas independentes, entre as 7.298 inscrições enviadas de cinquenta e seis países. Os critérios de seleção variaram de uma avaliação da singularidade, execução e fabricação do produto até a avaliação do apelo estético e emocional, além de considerar seus padrões ambientais e redução de carbono. O S-Way oferece um pacote completo de recursos desenvolvidos com foco no motorista, na sustentabilidade e em um novo nível elevado de conectividade. Segundo os designers da Iveco, o S-Way combina recursos técnicos e aerodinâmicos em uma carroceria harmoniosa e integrada, capaz de comunicar, simultaneamente, tecnologia e potência, dinamismo e equilíbrio e uma qualidade estética refinada. A integração dos principais componentes do veículo foi projetada para proporcionar uma forte sensação de continuidade entre a frente e a lateral do caminhão. O design do teto maximiza o espaço interno e contribui para uma sensação de força e estabilidade.
Na festa do agronegócio
O novo Actros 2648 6×4 com MirrorCam será a grande atração do estande da Mercedes-Benz na 21ª Expodireto Cotrijal – tradicional feira agropecuária internacional da cidade gaúcha de Não-Me-Toque, que será realizada de 2 a 6 de março. Promovido desde 2000, o evento espera atrair este ano 265 mil visitantes de mais de setenta países. O cavalo-mecânico extrapesado rodoviário 2648 6×4 com MirrorCam – no qual câmeras e monitores substituem os tradicionais retrovisores externos – é o modelo escolhido para exibir as inovações tecnológicas e de design da marca alemã. “Em apenas três meses, negociamos quinhentas unidades do Novo Actros, cento e cinquenta deles com MirrorCam”, destaca Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. O novo Actros será entregue aos clientes a partir de abril de 2020. O modelo será pioneiro em lançar no país o ABA 5 de série, único sistema que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à frente.
Rumo às Galápagos
Pertencentes ao Equador, as ilhas Galápagos são um arquipélago vulcânico localizado no Oceano Pacífico. Suas terras isoladas abrigam espécies de plantas e animais não encontrados em outros lugares. Agora, a Volkswagen Caminhões e Ônibus enviou para lá cinco novos Volksbus 17.230 OD. Os veículos serão utilizados pela Buzztrans S.A., empresa responsável pelo transporte de passageiros para o aeroporto ecológico da ilha de Baltra, em Galápagos. Os veículos contam com TVs de 22 polegadas, câmeras de segurança, reprodutor de vídeo, computador com GPS e dois deles têm elevadores hidráulicos, totalmente adaptados para o transporte de pessoas com deficiência. “Os ônibus Volkswagen com a tecnologia Euro 5 são uma referência em robustez e custo-benefício no Equador, sem perder de vista a questão da sustentabilidade”, comemora Giulianno Nasi, consultor comercial da VW Caminhões e Ônibus.
Mais bio no diesel
Entrou em vigor no dia 1º de março o novo percentual mínimo de biodiesel acrescido ao óleo diesel brasileiro, que passa de 11% para 12%, conforme estabelecem a Resolução CNPE nº 16, de 29 de outubro de 2018, e o Despacho ANP nº 621, de 6 de agosto de 2019. O percentual máximo, instituído por essas normas, permanece sendo 15%. Segundo o cronograma determinado na resolução, o teor mínimo de biodiesel no óleo será acrescido de 1% a cada ano, até atingir o limite de 15% em 1º de março de 2023. Os postos que tiverem diesel com 11% de biodiesel adquirido antes de 1º de março poderão continuar vendendo o produto até o final dos estoques.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: