A linha 2020 dos modelos Touring da Harley-Davidson era aguardada com ansiedade pelos diversos fãs brasileiros da idolatrada marca norte-americana. Até que finalmente chegou às concessionárias locais, trazendo na garupa uma série de novidades tecnológicas para 2020 – a maioria delas visando deixar os modelos mais seguros. A inovação mais importante está no pacote eletrônico batizado de Reflex Defensive Rider System (RDRS), projetado para harmonizar melhor o desempenho da motocicleta à tração disponível durante a aceleração, a desaceleração e a frenagem.
Com o RSDS, as motos da fabricante de Milwaukee, que já contavam com freios combinados e ABS, receberam agora controle de tração (três modos de pilotagem) e controle antiderrapagem, ambos otimizados para uso em curvas. Além disso, a família incorpora outros equipamentos importantes, como assistência de partida em rampa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
A linha Touring 2020 oferecida no Brasil é formada por cinco modelos e compreendem o acabamento enegrecido “Special” e a versão topo de linha “Limited”. São elas: Road King Special (R$ 85.500), Street Glide Special (R$ 98.900), Road Glide Special (R$ 100.900), Road Glide Limited (R$ 105.500) e Ultra Limited (R$ 106.500). Como principais itens de conforto, a família estradeira da Harley traz em seu acabamento topo de linha, conhecido pela nomenclatura “Limited”, aquecedor de manoplas, central multimídia – com Apple CarPlay para parear o smartphone via Bluetooth – e computador de bordo com múltiplas informações sobre o comportamento dinâmico da moto.
O modelo topo de linha da Road Glide ganhou um novo banho de loja, passando da “Ultra”, comercializada até 2019, para a atual versão “Limited”, uma novidade em terras brasileiras. Como “assinatura” e característica única, traz um design que remete a um “nariz de tubarão” em sua carenagem frontal. Para reforçar o estilo “malvado”, a Road Glide Limited conta ainda com acabamento de algumas peças em preto – escapamentos, garfos, guidão, espelhos.
Com as singelas inovações dos modelos 2020, a linha Touring da Harley-Davidson está completa. Agora, mais do que nunca, alia status, conforto, ergonomia, classe, desempenho e, é claro, tecnologia. Tudo em prol da segurança.
Primeiras impressões
Donas da estrada
O teste ofereceu a oportunidade de rodar em três dos cinco modelos Harley pelo interior de São Paulo: Road Glide Special, Road Glide Limited e a Ultra Limited, a mais cara da família e a preferida da equipe. Apesar de seus 400 quilos, a moto oferece um rodar macio e confiante, lembrando um Ford Landau sobre duas rodas. A ciclística – suspensão e freios – está 100% de acordo com a proposta estradeira dessa máquina. E o motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, com seus 16 kgfm de torque, é uma usina de força, com resposta instantânea, porém, com entrega linear.
O pacote eletrônico veio se juntar ao equilibrado conjunto e oferecer uma maior segurança na tocada. Controle de tração, ABS em curvas – evita que a moto patine nas desacelerações – e partida em rampa realmente fazem a diferença. O conjunto faz com que a Ultra Limited proporcione ao piloto o que há de mais moderno na condução, aliando o conforto e a tecnologia esperados de uma motocicleta projetada para “engolir” o asfalto.
por Aldo Tizzani, do “Minuto Motor” especial para a AutoMotrix – Fotos: Guilherme Veloso/Harley-Davidson do Brasil
Veja Também: