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SUV bem temperado

O Macan GTS, versão esportiva do SUV compacto da Porsche, começa a ser vendido no Brasil com preço de R$ 495 mil. Equipado com motor 3.0 V6 biturbo, o carro alemão tem potência de 380 cavalos, torque máximo é de 53 kgfm disponível de 1.750 a 5 mil rpm, combinado com a transmissão PDK de dupla embreagem e pacote opcional Sport Chrono. Conforme a Porsche, a versão apimentada do Macan acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e pode chegar à velocidade final de 261 km/h. Entre outros atributos, o novo membro da família de SUVs compactos da Porsche recebeu a designação GTS (Gran Turismo Sport) graças ao seu dinamismo de condução. Para isso, o sistema de controle de amortecimento Porsche Active Suspension Managemen foi especialmente regulado. O chassi foi rebaixado em 15 milímetros para possibilitar maior dinamismo lateral. A suspensão a ar adaptativa é oferecida como opcional. Com as rodas de série de 20 polegadas RS Spyder Design e os freios de ferro fundido, o novo Macan impressiona pela agilidade e pelas respostas dignas de um verdadeiro esportivo.

Politicamente correto e seguro

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A Volvo Car Brasil faz a estreia de mais um modelo com tecnologia híbrida no país, o XC40 T5 R-Design Hybrid Plug-in. O SUV está em período de pré-vendas e deve chegar em março, com preço de R$ 229.950. O XC40 traz o inédito conjunto T5 Twin Engine FWD com dois motores, um elétrico, com 82 cavalos, e outro turbo, a gasolina, 1.5L e 180 cavalos. Combinados, produzem 262 cavalos de potência e 43 kgfm de torque. O desempenho é similar ao de um carro esportivo, fazendo, segundo a Volvo, de zero a 100 km/h em 7,3s. Somente no modo elétrico (Pure), o XC40 T5 Plug-In Hybrid roda cerca de 47 quilômetros, ideal para os deslocamentos do dia a dia, com total economia de combustível e zero emissões. “O lançamento desta nova versão faz parte das ousadas metas da Volvo aqui no Brasil. Já somos líderes no segmento premium em veículos eletrificados e agora trazemos uma nova opção com essa tecnologia”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head da América Latina. A segurança do XC40 T5 R-Design Hybrid Plug-in é coordenada pelo City Safety, que identifica outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente, mesmo à noite, e avisa se uma colisão for iminente. Se o motorista não reagir em tempo, o sistema aciona os freios automaticamente para ajudar a evitar ou mitigar uma colisão.

Força bruta

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Importada oficialmente para o Brasil desde 2005, a Ram 2500 desembarca no país com a nova versão Laramie, com preço sugerido de R$ 289.900. Picape mais forte do mercado brasileiro, a Ram 2500 tem o motor 6.7 de seis cilindros em linha turbodiesel da Cummins com 365 cavalos e torque de 110,7 kgfm. Com alavanca na coluna de direção, o câmbio automático de 6 marchas foi otimizado para oferecer trocas mais suaves e baixos níveis de ruído, vibração e aspereza. Um dos responsáveis por isso é o novo solenoide de força variável do conversor de torque, que também reduz o tranco quando se passa de “R” (ré) ou de “D” (Drive) para a posição “P” (Parking). A tração é selecionada eletronicamente no painel, pelas posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com o diferencial traseiro antideslizante. O design da nova 2500 foi reformulado por completo, como prova a longa lista de elementos inéditos: novos capô com vincos mais destacados, mais “musculoso”, rodas, grade dianteira, conjuntos ópticos com led na frente e atrás, para-choques, para-lamas e arcos de roda, emblemas, espelhos, tampa traseira, rodas e antena – agora de teto –, do tipo barbatana. A Laramie estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV. É a quarta geração do sistema multimídia da FCA, incluindo a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas, que ajuda na visualização, com o monitor podendo ter a imagem dividida em duas para operações diferentes, a exemplo dos comandos do ar-condicionado e o navegador GPS integrado. A central aceita pareamento com aparelhos compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O conjunto de áudio da Alpine, com nove alto-falantes e um subwoofer, inova no segmento ao trazer sistema de cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao encontrado nos fones de ouvidos mais sofisticados.

Chiques & híbridos

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A Lexus, divisão de luxo da Toyota, comemora o bom resultado comercial no Brasil e no mundo. No mercado local, foram emplacadas 1.208 unidades de janeiro a dezembro do ano passado, um crescimento de 55% quando comparado com 2018, representando o maior avanço dentre todas as marcas de automóveis de luxo no Brasil e novo recorde de vendas da Lexus no país. O resultado reflete a boa aceitação de seus modelos, em especial o NX 300h, que chegou ao país em 2015 estabelecendo-se como o principal veículo da gama Lexus. Desde setembro de 2018, é comercializado somente na versão híbrida. Outro destaque é o UX 250h, primeiro crossover compacto de luxo da marca, com design inovador e um sistema híbrido ultraeficiente, conforme a fabricante oriental. A partir de março deste ano, o Brasil será o primeiro mercado da Lexus a contar com um portfólio 100% híbrido – veículos que, por exemplo, não entram no sistema de rodízio da cidade de São Paulo. Os modelos da Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, inicialmente com vendas nas concessionárias da Toyota. Entretanto, em 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda Lexus em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias. Atualmente, são dezesseis pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms. Esses pontos, segundo a marca, representam 80% de cobertura do mercado de luxo automotivo brasileiro.

Vender ou vender

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A Nissan coloca no mercado nacional uma campanha de venda com condições especiais para a picape Frontier. Todas as versões da linha fabricada na Argentina terão ofertas especiais até o dia 3 de março. Na ação comercial, a topo de linha Frontier LE equipada com motor diesel 2.3 biturbo, tração 4×4 e câmbio automático conta com bônus de R$ 18 mil na compra do veículo. A S com motor turbodiesel, 4×4, câmbio manual, modelo 2019/2019 sai por R$ 119.990. As versões XE e Attack contam com até R$ 5 mil de desconto na valorização do carro usado envolvido na troca. Outra campanha de varejo da Nissan oferece condições especiais para o restante da sua linha. Com o recente anúncio de nova redução da taxa referencial de juros, a marca criou o “Momento Nissan Selic”, que oferece a opção de até três anos de financiamento garantindo a menor taxa do mercado. Para mais informações, o cliente pode procurar o site www.ofertasnissan.com.br

Sem perder o embalo

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A Caoa Chery encerrou janeiro com 1.684 veículos vendidos. Com o resultado, a nova marca brasileira/chinesa fechou o primeiro mês de 2020 com 0,91% de “market share” e na décima segunda posição no ranking das montadoras nacionais. As vendas do período representam ainda um aumento de aproximadamente 70% na comparação com o montante comercializado no mesmo intervalo de 2019. “Começamos o ano com um ótimo índice de vendas. O resultado superior ao da indústria, que registrou queda no comparativo entre janeiro de 2019 e 2020, é consequência da estratégia agressiva da Caoa Chery no mercado brasileiro com produtos competitivos e de alto valor agregado”, analisa Marcio Alfonso, CEO da marca. No resultado por modelos, o Tiggo 5X segue como o grande destaque da montadora. Em janeiro, foram comercializadas oitocentas e oitenta e sete unidades do SUV produzido em Anápolis (GO). O utilitário esportivo foi também o campeão de vendas da marca em 2019. “2020 será um ano estratégico para a Caoa Chery, temos diversos lançamentos programados, sendo dois importantes já para o primeiro semestre, que devem impulsionar ainda mais os nossos negócios e ampliar nossa participação no mercado de automóveis”, completa Alfonso.

A parada não é automática

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Por incrível que possa parecer, o câmbio automático – com as famosas letras “P”, de parking ou parada, “R”, de ré, “N”, de neutro ou ponto morto, e “D”, de driving, é ainda um mistério para muita gente. Entre tantas questões, um procedimento em particular é responsável pela integridade da caixa e pela segurança. A maneira correta para o motorista estacionar é colocar a alavanca, ou seletor, primeiro em “N”, acionar o freio de mão e só depois engatar o “P”. Muitos motoristas colocam o câmbio logo em “P” quando estacionam o carro. Isso faz com que a transmissão continue em funcionamento, reduzindo sua vida útil. Outro procedimento errado, aí envolvendo a segurança, é fazer a parada total do veículo em “P” sem acionar o freio de mão. Em declives acentuados, nem sempre o parking segurará o carro. Essa foi, possivelmente, a causa da morte prematura do ator russo Anton Yelchin, de 27 anos, em 2016. O promissor astro da saga “Star Trek” chegou em casa com seu Jeep Grand Cherokee. Quando Yelchin foi fechar o portão de sua casa em Los Angeles, o carro desceu de ré sozinho e esmagou o ator contra o muro da residência.

Por: Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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