Divulgação

Após registrar em 2019 o seu melhor resultado histórico na venda de caminhões pesados no Brasil e também o maior crescimento percentual na indústria brasileira de ônibus, o Grupo Volvo quer mais. Para isso, anuncia agora uma nova etapa de investimentos no país. Serão mais R$ 1 bilhão no período de 2020 a 2023, destinados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de melhoria de processos industriais e de gestão. A boa performance de 2019 colocou novamente o Brasil como o segundo maior mercado de caminhões da marca sueca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “A recuperação gradativa da economia foi decisiva para o aumento das entregas e a retomada da liderança no segmento de caminhões pesados. O crescimento em 2019 nos dá a confiança para um novo ciclo de investimento para os próximos anos”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Divulgação

            A recuperação da liderança brasileira em caminhões pesados em 2019 se deu graças à comercialização de 14.505 unidades, 58% a mais que o ano anterior. O pesado FH 540 6×4 tornou-se mais uma vez o caminhão mais vendido entre todas as classes no Brasil (7.135 unidades emplacadas) e também na América Latina (7.271 unidades). “Fechamos a década como líderes em caminhões pesados”, festeja Alcides Cavalcanti, diretor Comercial de Caminhões da Volvo, ao se referir aos resultados do período 2010/2019. Nesse intervalo, a Volvo liderou o mercado de pesados por sete vezes.

Divulgação

Outro destaque da Volvo em 2019 foi o crescimento em semipesados. Nesse segmento, a fabricante instalada em Curitiba (PR) emplacou 2.339 caminhões, 55,5% a mais do que no ano anterior, ante uma média de crescimento de 30% de todas as outras marcas. “Percentualmente, fomos a marca que mais avançou nessa competitiva faixa de mercado”, explica Cavalcanti. A Volvo também cresceu fortemente em conectividade, com 58 mil caminhões interligados na América Latina e 10.288 cobertos pela a Manutenção Inteligente Volvo. E os planos de manutenção estão em 70% dos caminhões da marca entregues no Brasil em 2019.

Divulgação

            No segmento de ônibus, a Volvo entregou setecentos e quarenta e quatro chassis no Brasil, volume 73% superior ao de 2018. “Em termos percentuais, nenhuma outra marca cresceu como nós”, contabiliza Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. Em 2019, foram emplacados trezentos e oitenta e nove chassis rodoviários (62% de crescimento) e trezentos e cinquenta e cinco urbanos (87% de crescimento). No segmento de rodoviários, foram feitas as primeiras entregas de chassis com a nova geração do Sistema de Segurança Ativa Volvo (SSA), com avançados recursos que ajudam a prevenir acidentes. Em urbanos, a marca fez importantes vendas externas para a Colômbia (quinhentos e noventa e quatro articulados/biarticulados), o Chile (cento e vinte ônibus) e a República Dominicana (cinquenta articulados). Em 2019, as exportações representaram 60% dos volumes de ônibus produzidos pela Volvo.

Divulgação

por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA