Divulgação

A Audi do Brasil lançou no país a nova geração do Q3. O SUV incorpora a nova linguagem de design e de tecnologia da família Q, introduzida no mercado brasileiro com o Q8. O modelo estará disponível nas concessionárias a partir de 14 de fevereiro em três versões: Prestige, a partir de R$ 179.990, Prestige Plus, a R$ 189.990, e Black, a R$ 209.990. O novo Q3 completa a família Q, composta atualmente pelos modelos Q5, Q7 e Q8. A partir de maio, a linha de utilitários esportivos da marca alemã será acrescida do e-Tron, primeiro modelo 100% elétrico da Audi no Brasil.

O novo Q3 e equipado com motor 1.4 a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, com potência de 150 cavalos e 26 kgfm de torque, unido à transmissão de dupla embreagem S-tronic com 6 marchas. O motorista pode variar as características do Q3 por meio dos cinco modos de condução disponíveis no Audi Drive Select. O sistema influencia a resposta do acelerador, o esterçamento do volante e as características das mudanças da transmissão.

Divulgação

O Audi Q3 cresceu em todas as dimensões e está posicionado no segmento superior dos SUVs compactos. Tem 4,48 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e distância de entre-eixos de 2,68 metros. Os bancos traseiros são corrediços de série e podem ser movidos para frente em 15 centímetros. Os passageiros do banco de trás têm à disposição um descansa-braço central que acomoda dois porta-copos e os encostos, divididos na proporção 40:20:40, também podem ser inclinados. Segundo a Audi, o porta-malas é o maior da categoria, com 530 litros. Dependendo da posição dos bancos e encostos, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para 675 litros. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume soma 1.525 litros.

Externamente, o novo Q3 tem na parte frontal a grade Singleframe em desenho octogonal. Nas laterais, a linha de ombro confere impressão mais volumosa sobre os arcos das rodas. Suportadas por um longo aerofólio de teto, que também acompanha o vidro traseiro na lateral, as colunas “C” (as duas de trás) têm inclinação acentuada na linha da carroceria. Visto a partir da traseira, as lanternas são maiores em relação à geração anterior e se dividem entre a carroceria e a tampa do porta-malas. Todas as versões contam com roda de liga leve exclusiva, mas com tamanhos diferentes: na Prestige, é de 17 polegadas, na Prestige Plus, de 18 polegadas, e na Black, de 19 polegadas. Ao todo, nove cores externas podem ser escolhidas: Branco Ibis, Laranja Pulse, Prata Florete, Cinza Cronos, Preto Mito, Cinza Nano, Branco Geleira, Azul Cosmos e Vermelho Tango.

Divulgação

De acordo com a Audi, o interior do Q3 está mais intuitivo. O painel traz o desenho octogonal da grade Singleframe com visual na cor preta. Assim como nos A6, A7 e Q8, o Q3 incorpora como elemento central o novo conceito do MMI com display de 8,8 polegadas sensível ao toque, com controle por voz que compreende linguagem cotidiana e câmera de ré em todas as suas versões. Junto com os controles do ar-condicionado, o painel é inclinado em 10 graus em direção ao motorista. O módulo de botões para as funções da iluminação, que substitui o controle giratório do modelo antecessor, é encaixado no painel à esquerda do volante, que tem “paddles shifts” para trocas de marchas manuais. Atrás do volante está o painel digital.

Nos itens de segurança e conforto, a Black ganha de série a função parking assist – com essa tecnologia, o esterçamento é automático e o motorista só precisa acelerar, frear e mudar as marchas para entrar e sair de vagas de estacionamento. É possível incluir opcionalmente o Pacote ACC Stop&Go, com controle de cruzeiro adaptativo, funções de assistência de velocidade e assistência em congestionamento e o Audi Pré-Sense dianteiro – detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar. Se necessário, o sistema inicia uma frenagem de emergência.

Divulgação

Na versão Prestigie, o Q3 traz de série faróis de leds com acendimento automático, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, controle automático de velocidade, sensor de chuva, seletor de modos de condução e assistente de rampa. Na Plus, soma quadro de instrumentos digital, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, tampa do porta-malas com abertura por proximidade, retrovisor eletrocrômico, luzes de leds com setas sequenciais e frisos e longarinas de teto cromados. Na Black, acrescenta pacote exterior com detalhes em preto brilhante, bancos dianteiros com ajustes elétricos, revestimento de camurça sintética, assistente automático de estacionamento, volante esportivo e teto panorâmico.

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA