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Liderança implementada

           A Facchini S.A., empresa fundada na cidade paulista de Votuporanga em 1950 e que atua na produção e distribuição de implementos rodoviários, encerrou 2019 liderando pelo quinto ano seguido o mercado brasileiro. De acordo com o balanço oficial da empresa, ao longo dos doze meses de 2019, foram comercializados 26.183 implementos, sendo 11.053 carrocerias sobre chassi e 15.130 reboques e semirreboques. As vendas garantiram à implementadora um crescimento de 55% em relação a 2018 e uma participação total de 22% no mercado de implementos rodoviários, que encerrou 2019 com 120.557 unidades comercializadas em todo o país. No segmento de carrocerias sobre chassi, os implementos do tipo furgão alumínio com um total de 5.585 unidades comercializadas se destacaram como os mais vendidos pela marca em 2019. Já na categoria de reboques e semirreboques, os implementos do tipo furgão lonado lideraram as vendas da empresa com 3.060 unidades comercializadas. Atualmente, a Facchini conta com dez fábricas com linhas distintas e integradas, trinta e dois distribuidores exclusivos no Brasil e nove no Exterior. Para 2020, a empresa planeja finalizar a ampliação da fábrica de componentes e aumentar a produtividade. E projeta um crescimento nas vendas na ordem de 25%.

Ambientalmente esperto

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Enquanto o mundo busca fontes alternativas de combustível, a Ford anunciou que a sua linha de vans Transit foi aprovada para rodar com HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), um tipo de diesel renovável que, além de óleo de cozinha usado, pode incluir gordura animal, óleo de peixe e subprodutos de processos industriais em sua composição. Por usar hidrogênio como catalisador no processo de produção, o HVO queima mais limpo e tem uma vida útil mais longa que o biodiesel convencional. Ele reduz em até 90% os gases de efeito estufa, emite menos NOx e partículas e facilita a partida do motor em baixas temperaturas. O maior benefício do uso de HVOs é o fato de que os combustíveis podem ser trocados a qualquer momento. Portanto, se o HVO não estiver disponível, ele poderá ser substituído pelo diesel sem qualquer modificação e vice-versa. Várias empresas em todo o mundo estão coletando esses óleos usados ​​de empresas e residências para se preparar para a mudança do diesel para o HVO. Na Europa, muitos operadores de frota adotaram o HVO, aumentando suas iniciativas ambientalmente favoráveis. No momento, o motor EcoBlue a diesel de 2,0 litros da Transit é o único veículo da linha Ford capaz de operar com HVO, que é vendido em postos de combustível selecionados da Europa, principalmente na Escandinávia e nos países bálticos, tanto na forma pura quanto adicionado ao diesel comum.

Novo cento

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        A cidade de Brasília, no Distrito Federal, começa 2020 com frota renovada: cem ônibus Volkswagen acabam de entrar em operação no transporte urbano de passageiros da capital federal. Os veículos foram encarroçados pela Marcopolo e chegam para renovar a frota da Expresso São José. O lote é composto pelos modelos Volksbus 17.230 OD, 17.260 OD e 9.160 OD, que respondem respectivamente por oitenta e duas, quinze e três unidades desse lote. Os veículos atenderão a dez linhas em Ceilândia e em Taguatinga, sendo que os quinze 17.260 OD farão sua operação ligando a região administrativa de Brazlândia ao Plano Piloto, em uma linha com trecho rodoviário e aclive. A tecnologia dos motores MAN D08, que equipa os Volksbus 17.230 OD e 17.260 OD, contou pontos na decisão de compra. “Graças ao sistema EGR, os ônibus VW dispensam o uso do Arla, o que torna a operação muito mais prática”, explica Luciano Gonçalves Lopes, empresário do Grupo São José.

25 anos de evolução

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        Lançada na Alemanha em 23 de janeiro de 1995, a Mercedes-Benz Sprinter acaba de completar vinte e cinco anos de existência. Em meados dos anos 90, quando ninguém podia imaginar as dimensões futuras da logística de pacotes resultantes do boom do comércio online, a marca alemã introduziu no mercado europeu um furgão de última geração, completamente desenvolvido e de ponta. A Sprinter substituiu a série Mercedes-Benz T 1, também conhecida como “Bremer Transporter”. Depois da segunda geração, apresentada em 2006, a terceira e atual geração da Sprinter foi lançada em 2018. Em dezembro do ano passado, a Mercedes-Benz estreou a eSprinter, com acionamento elétrico por bateria, que será oferecida a partir deste ano, com um m Brazlândia otor de 85 kW (117,6 cavalos) para a tração nas rodas dianteiras e capacidade útil da bateria de 47 kWh ou 35 kWh.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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