Divulgação

Para a turma toda

        A Iveco Bus venceu uma licitação para a entrega de 1.200 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), baseado no chassi 10-190, para o Caminho da Escola, programa do governo federal que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal e estadual de educação básica pública. Os modelos farão o transporte diário de aproximadamente 50 mil alunos em regiões rurais do país e oferecerão equipamentos como porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. “O caminho para a escola é um desafio para os alunos brasileiros, principalmente os que moram e estudam em áreas rurais. Pensando nisso, concentramos nossos esforços para aprimorar o transporte escolar com um portfólio de qualidade para todos os passageiros do Brasil. Acreditamos que a educação é o caminho ideal para o desenvolvimento das próximas gerações”, explica Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da Iveco. O modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), tem capacidade para quarenta e quatro alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O chassi tem motor NEF 4 ID com quatro cilindros, da FPT Industrial, com sistema SCR, que atende às normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cavalos, a maior da categoria. O torque chega a 62,2 kgfm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de 6 marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. Atualmente, a Iveco tem cerca de 8.500 mil ônibus em circulação no Brasil que fazem parte do programa Caminho da Escola.

No quintal do vizinho

Divulgação

        Lançado em 2017, o caminhão totalmente elétrico eCanter chegou à Escandinávia – a região líder da Europa em termos de sustentabilidade e local de forte atuação das marcas suecas Volvo e Scania. Produzido pela Fuso, marca de veículos comerciais japonesa originária da Mitsubishi e que pertence ao grupo alemão Daimler, o caminhão eCanter tem duas unidades agora em operação na capital da Dinamarca, Copenhague, nas empresas Citylogistik e Aarstiderne. Ambos os clientes têm o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e alterar a logística de transporte no ambiente urbano. Com a entrega na Dinamarca, o Fuso eCanter já está sendo utilizado em nove cidades europeias, na Alemanha, no Reino Unido, na França, em Portugal, na Holanda e na própria Dinamarca. Com um alcance de cem quilômetros, o veículo de 7,49 toneladas é adequado para atender aos requisitos de distribuição de curto alcance do centro da cidade de seus clientes. Em janeiro deste ano, a Fuso também entregou quatro eCanter a dois clientes no Japão. São cerca de cento e cinquenta eCanter rodando com clientes no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.

Razões de compra

Divulgação

        A Transben, empresa de transportes de Brusque (SC), adquiriu duzentos e cinquenta caminhões Volvo FH e setenta VM que se somam aos seus atuais quinhentos e sessenta e dois veículos. Com o negócio, a Volvo passa a ter 80% de participação na frota da transportadora, especializada no segmento logístico. “Acompanhamos a evolução do mercado e investimos sempre em inovação em nossos caminhões. Isso ajuda muito em nossa estratégia de ser uma empresa ágil, segura e de tecnologia avançada. Já tivemos todos os tipos de caminhões. O conhecimento do dia a dia mostra que os veículos Volvo entregam resultados bem superiores em custo operacional, durabilidade, conforto e pós-venda. O diesel é nosso maior custo e a Volvo permite monitorar onde o motorista acerta, erra e o que ajustar. É o que tem de melhor hoje no mercado”, justifica Adriano Benvenutti, diretor-administrativo da Transben. “O negócio foi fechado no final do ano passado e iniciamos 2020 com as primeiras entregas desse lote”, completa Alcides Cavalcanti, diretor comercial de Caminhões da Volvo. Os novos veículos reforçarão a operação de logística da empresa para grandes clientes como Havan, Klabin, GDC Alimentos, TBM fios e Britânia.

Na costa do Pacífico

Divulgação

        No ritmo do mercado de ônibus chileno, que cresceu 15,5% em 2019, segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), a Tur Bus, um dos principais operadores de transporte rodoviário daquele país, renovou sua frota com noventa e seis novos ônibus Marcopolo Paradiso 1800 Double Decker. Conforme José Luiz Góes, gerente-executivo de vendas da Marcopolo para a região das Américas, o volume de veículos adquiridos pela Tur Bus ganha ainda mais representatividade pelo fato de ocorrer em um ano no qual as exportações da indústria brasileira de ônibus caíram 14,6% (o que não acontecia desde o início desta década). “Fornecer quase cem unidades do nosso modelo mais sofisticado para um único cliente também destaca a nossa liderança de mercado no Chile e em todo o continente latino-americano. Somente para esse cliente, foram quase duzentos e sessenta ônibus nos últimos cinco anos”, explica Góes. Com sede na capital Santiago, a Tur Bus atua em linhas tanto para o sul quanto para o norte do país. Os noventa e seis ônibus Paradiso 1800 DD fornecidos têm 14 metros de comprimento, com poltronas semileito no piso superior e poltronas leito no piso inferior, preparação para sistema de áudio e vídeo, com monitores e tomadas USB em todas as poltronas.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA