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Além do milhão


Bom desempenho e longa vida útil são atributos prioritários em qualquer veículo de transporte de cargas e de passageiros. E são esses predicados que a Mercedes-Benz acaba de confirmar para mais dois clientes da marca: a Lotrans Logística e Transportes, de Mogi Guaçu (SP), e a empresa de ônibus São Gonçalo (MG). Ambas têm vários modelos Mercedes-Benz que já ultrapassaram um milhão de quilômetros rodados sem necessidade de abrir o motor, fazendo apenas as manutenções preventivas e corretivas. Na Lotrans – que atua no transporte de carga fechada e fracionada e de madeira, prestando serviços aos setores de papel e celulose, siderúrgico e de bens de consumo -, de um total de cinquenta caminhões Axor 2035 adquiridos de 2009 a 2010, dez já ultrapassaram a marca de 1,28 milhão de quilômetros rodados. Obter o máximo de disponibilidade dos veículos é um dos maiores objetivos da empresa, que vê no uso exclusivo de peças genuínas a principal iniciativa para garantir a frota rodando o maior tempo possível. Além disso, a transportadora utiliza planos de manutenção de cinco anos para os veículos novos. Já a São Gonçalo tem três ônibus Mercedes-Benz em sua frota com mais de 1 milhão de quilômetros sem abrir o motor: são dois modelos OF 1418 e um OF 1722. O rigor com a manutenção e operação dos ônibus são as explicações da empresa para a alta quilometragem dos modelos, mesmo na severa operação do transporte coletivo urbano. “Seja com Peças Genuínas Mercedes-Benz, remanufaturadas Renov ou produtos da Alliance Truck Parts, os clientes podem escolher o produto que melhor atenda a suas necessidades de reposição e manutenção, bem como os seus objetivos de otimização de custos operacionais”, explica Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Demanda paulistana

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A Norte Buss Transportes, que atua no sistema de transporte coletivo urbano da zona Noroeste da cidade de São Paulo, totalizou a compra de trinta modelos Volksbus 9.160 em 2019, alguns já entregues e outros chegando ao longo do primeiro semestre. Com a aquisição, a empresa pretende garantir mais qualidade no serviço para os passageiros daquela região. A Norte Buss opera mais de oitenta linhas e transporta cerca de 600 mil passageiros por dia na zona Noroeste (área 1 – verde claro) e zona Norte (área 2 – azul escuro). Os modelos Volksbus 9.160 Urban atendem às especificações determinadas pela prefeitura de São Paulo, que visa, entre outros objetivos, a aperfeiçoar as condições de segurança, conforto, acessibilidade, rapidez, economia de combustível e menor impacto ambiental no transporte público. Os Volksbus são equipados com carroceria Mascarello e contam com configuração robusta, agregam qualidade e confiabilidade já reconhecidas pelo mercado para atender às severas condições da aplicação, especialmente nas periferias dos grandes centros urbanos. A venda foi efetuada pela Apta Caminhões e Ônibus, uma das mais modernas concessionárias da rede MAN/Volkswagen, que atende a trinta e nove municípios da Grande São Paulo e onze do litoral paulista.

Novidade por trás

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Coube à Mercedes-Benz apresentar a primeira novidade de 2020 no setor de caminhões brasileiro. Com o objetivo de proporcionar ainda mais economia para o transportador, os modelos Accelo 1016, do segmento de leves, e 1316 6×2, da categoria de médios, passam a ter uma nova relação de eixo traseiro nas versões com câmbio automatizado. Essa novidade atende à demanda crescente de clientes que utilizam cada vez mais os caminhões leves e médios Accelo em aplicações mistas e rodoviárias de curtas distâncias, além do uso nas cidades. “A nova relação proporciona um menor consumo de combustível nas aplicações mistas que intercalam trechos urbanos e rodoviários com velocidades operacionais de até 90 km/h. Além disso, contribui para aumentar a vida útil do motor”, informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. De acordo com o executivo, o Accelo já se destaca no mercado por sua versatilidade em operações de entrega e coleta urbana, e agora, com a redução de eixo traseiro, assegura mais economia no consumo em todas as circunstâncias, pois o câmbio tem potencial para reduzir as diferenças de condução entre os motoristas. Segundo a fabricante, essa tecnologia prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo. O motor Mercedes-Benz OM 924 LA de 4,8 litros que move os Accelo 1016 e 1316 é o mesmo utilizado nos semipesados Atego de 17 toneladas de PBT, permitindo que os dois modelos ofereçam o maior torque da categoria, com 62,2 kgfm.

Novidade europeia

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No Brasil, a Volkswagen abandonou o segmento de furgões e vans desde o encerramento da produção da Kombi, em 2013, mas em outros mercados continua bastante ativa nesse nicho. Na Europa, as versões 2020 do furgão urbano e familiar MPV do Caddy serão apresentadas ao público pela primeira vez no final de fevereiro. Os novos Caddy e Caddy Cargo de quinta geração serão veículos completamente novos. Nenhum parafuso foi deixado intocado. A proposta é satisfazer todos os desejos tradicionais de opções de transporte de longo alcance e altos níveis de liberdade nas rotinas diárias dos negócios manuais, prestadores de serviços e também para famílias. O desenho do projeto mostra que a linha do teto se inclina ligeiramente para trás e a distância entre-eixos e as rodas são maiores. Os gráficos das luzes dianteiras em leds se estendem visualmente à grade e levam diretamente às linhas laterais elegantes e esportivas da carroceria do veículo, enquanto na traseira as luzes estão mais finas e dispostas verticalmente. Uma novidade é o enorme teto panorâmico de vidro, o maior do segmento. Conectividade mais avançada e novos sistemas de assistência ao motorista, incomuns em veículos de entrega urbana, também marcam presença no novo Caddy

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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