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Desde 2013, o chassi OF 1721 da Mercedes-Benz aparece todos os anos como o ônibus mais vendido do Brasil. Foram mais de 27.500 unidades emplacadas nos últimos sete anos. Em 2019, foram comercializadas 3.533 unidades do OF 1721, um crescimento de cerca de 23% sobre as 2.875 de 2018. As renovações e ampliações de frotas para transporte coletivo urbano, como em Curitiba e no Rio de Janeiro, puxaram as vendas do modelo urbano no ano passado e o OF 1721 contribuiu expressivamente para a participação de 76% da Mercedes-Benz nas vendas de ônibus urbanos. No segmento rodoviário, o primeiro lugar da marca alemã foi consolidado com 54% de participação de mercado, com o emplacamento de 2.024 unidades e crescimento de 12% no volume de vendas frente às 1.805 unidades de 2018. Assim, em 2019, a marca manteve sua tradicional liderança nas vendas de ônibus no Brasil e emplacou 11.150 unidades, volume 50% superior às 7.460 unidades de 2018.

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O OF 1721 reafirma assim a sua posição de best-seller do mercado brasileiro, com sete anos de ampla preferência dos clientes. Somente o OF 1721 respondeu por cerca de 17% de todo o volume de ônibus comercializado em 2019 no país, que superou as 20.700 unidades no segmento acima de 8 toneladas de PBT, considerando todas as marcas e modelos de urbanos e rodoviários”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O chassi OF 1721 se destaca no transporte urbano de passageiros e também ao atender às demandas de clientes que atuam com fretamento contínuo, como o transporte de trabalhadores, fretamento eventual, em caso de grupos de turistas e de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nesses casos, os veículos recebem carrocerias de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.

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            Desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor OM-924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208 cavalos a 2.200 rpm e torque de 79,5 kgfm de 1.200 a 1.600 rpm. Esse motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações. Além da tradicional configuração com suspensão metálica, o OF 1721 é oferecido com suspensão pneumática, aumentando a satisfação dos passageiros e do motorista em relação à comodidade do veículo.

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            Entre os itens de série do OF 1721 incluem-se exclusivo freio-motor Top Brake, sistema de freio ABS, caixa de mudanças G 85 de 6 marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar-condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais conta com itens como tacógrafo digital e retarder – um equipamento incorporado ao cardan do veículo para auxiliar no processo de frenagem. O OF 1721 também vem equipado, de série, com o EIS – sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém, com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, quatro minutos – se o motorista não acelerar o veículo nem acionar o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Essa é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS desliga sozinho, proporcionando economia no consumo de combustível e redução nas emissões de poluentes e de ruídos.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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