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O mercado brasileiro de caminhões está se recuperando da crise econômica mais rápido que os de automóveis e de motocicletas. No ano passado, as vendas de caminhões cresceram 33,12% em relação às de 2018. Foram 101.735 unidades emplacadas ao longo dos doze meses de 2019, frente aos 76.426 emplacamentos em 2018. O desempenho, entretanto, ainda está muito longe do recorde do mercado brasileiro de 2011, quando as vendas atingiram 172.661 unidades. Para 2020, a Fenabrave está bastante otimista e estima um crescimento de 22,32%.

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            O crescimento das vendas brasileiras de caminhões em 2019 foi fortemente puxado pelo segmento de pesados, responsável por 50,75% dos emplacamentos totais do setor. Além de ser o que mais vendeu no Brasil, os pesados foram o único segmento a ganhar participação de mercado e seis dos dez caminhões mais comercializados pertencem a esse segmento. O “market share” atingido em 2019 representa uma expansão de 11,5% frente aos 45,50% de participação dos pesados no mercado nacional de caminhões em 2018. Os semipesados ficaram com 24,59% dos emplacamentos nacionais, seguido pelos leves, com 11,04% de “share”, os médios, com 8,23%, e os semileves, com 5,39% das vendas totais.

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            Pelo quarto ano seguido, a Mercedes-Benz se manteve na liderança no mercado brasileiro de caminhões, com 31.390 emplacamentos e 30,85% de participação no setor. Foi seguida pela Volkswagen, com 24.783 vendas e 24,36% de “share”. Na sequência, aparecem a Volvo, com 16.844 unidades e 16,56% de participação, a Scania, com 12.752 e 12,53%, a Ford, com 6.451 e 6,34%, a Iveco, com 3.892 e 3,83%, a DAF, com 3.246 e 3,19% e a MAN, com 1.956 e 1,92%. Como a Ford anunciou sua saída do mercado brasileiro em janeiro de 2019, embora a produção tenha se estendido até outubro, a participação da marca norte-americana, que ficou em 12,2% em 2018, já foi absorvida pelas concorrentes. Principalmente pela Mercedes-Benz e pela Volkswagen, que ganharam participação nos segmentos nos quais a Ford era mais competitiva.

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            Os três caminhões mais vendidos do Brasil em 2019 são pesados. O líder geral foi o Volvo FH 540, com 7.219 unidades comercializadas e participação de 13,99%. Na sequência, veio o Scania R450, com 5.348 emplacamentos e 10,36% de “share”, seguido pelo Volvo FH 460, com 4.788 vendas e 9,28% de participação no segmento. No quarto lugar, apareceu um médio, o Volkswagen Delivery 11.180, com 4.642 emplacamentos e 55,46% de participação em seu segmento. No quinto, vem outro Volkswagen, o semipesado Constellation 24.280, com 3.744 e 14,98% de “share”. Na sexta posição, esteve o Mercedes-Benz mais vendido do país, o pesado Actros 2651, com 3.703 emplacamentos e 7,18% de participação no segmento. Em sétimo, ficou o leve Volkswagen Delivery 9.170, que liderou seu segmento com 3.411 emplacamentos e 30,38% de participação. Em oitavo, outro pesado, o DAF XF105, com 3.015 emplacamentos e 5,84% de participação. O nono mais vendido foi o leve Mercedes-Benz Accelo 1016, com 2.718 emplacamentos e 24,21% de participação. O “top ten” do ranking de vendas foi fechado pelo pesado Scania R500, com 2.625 unidades emplacadas e 5,09% de participação. O único segmento não representado entre os dez caminhões mais vendidos do Brasil foi o de semileves, liderado pelo Mercedes-Benz Sprinter 415, com 2.381 emplacamentos e 43,47% de “share”.

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Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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