Divulgação

Colheita surpreendente

            Há quase um ano, a Ford decidiu acabar com a produção de caminhões no Brasil e fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista – a produção acabou só sendo definitivamente encerrada em outubro. Esperava-se que os consumidores da Ford – que deteve 12,18% das vendas de caminhões em 2018 – migrassem para as fabricantes que, como a marca norte-americana, tivessem atuação forte nos caminhões médios, leves e semileves, como a Mercedes-Benz, a Volkswagen e a Iveco. Mas um dos números que chamam mais atenção no balanço da Fenabrave, reunindo os dados consolidados de vendas de 2019, é o aumento da participação da Volvo, que no Brasil concentra suas atividades no setor de caminhões na produção de modelos pesados e semipesados. Terceira na lista dos maiores vendedores de caminhões do país, a marca sueca emplacou 16.847 unidades e chegou a 16,56% de participação, um percentual que representa seu recorde histórico. O crescimento do “market share” da Volvo em 2019 foi de 18,96% pois, no ano anterior, detinha apenas 13,92% do mercado brasileiro. Um dos fatores que certamente beneficiaram a fabricante instalada em Curitiba, no Paraná, foi o fato de que o segmento de caminhões pesados ter sido o único a aumentar seu “share” dentro do “mix” de caminhões vendidos no Brasil em 2019. Mais da metade dos caminhões comercializados no mercado nacional no ano passado eram pesados – atingiram 50,75% do total, contra 45,5% das vendas de 2018. Os caminhões com maior capacidade de carga tiveram suas vendagens embaladas pelos bons resultados do agronegócio brasileiro, que se beneficiou da alta do dólar em 2019.

Laboratório das areias

Divulgação

        A Goodyear é o fornecedor oficial de pneus das duas equipes favoritas de caminhões do rali Dakar 2020, a Kamaz-Master e a Petronas De Rooy Iveco. A competição começou em 5 de janeiro em Jeddah, na Arábia Saudita. Um novo continente representa mais desafios, principalmente no quesito pneus, pois essa edição inclui uma combinação de dunas, cânions rochosos e leitos secos de rios que testarão pilotos, veículos e pneus. O novo Goodyear 375/90 R22.5 Offroad ORD é projetado para desempenho off-road com boa tração e maior resistência a danos. Segundo a fabricante, oferecem robustez avançada em condições extremas, com alta resistência ao rasgo e ao corte, desgaste uniforme e durabilidade avançada. As ranhuras profundas e largas simplificam a autolimpeza do piso e aumentam a tração em uma ampla variedade de superfícies de lama, pedras ásperas, areia solta e declives escorregadios, como em minas e pedreiras. Um dos maiores desafios para pneus que operam em condições extremas como no Dakar é o gerenciamento do calor. Dirigir em alta velocidade em superfícies rochosas ou dunas quentes faz com que a temperatura no interior do pneu suba rapidamente. “O rali Dakar é um campo de prova ideal para testar o desempenho de nossos pneus de caminhão todo-o-terreno padrão em um ambiente muito difícil. Os dados que coletamos ao testar nossos produtos em condições tão extremas e exigentes nos permitem levar o processo de desenvolvimento para o próximo nível”, explica Eduardo Gualberto, diretor de pneus comerciais da Goodyear.

Pensando no coletivo

Divulgação

        O segmento de ônibus fechou 2019 com 27,1 mil chassis licenciados, aumento de 39% sobre o ano anterior, o maior índice de crescimento entre todas as categorias do setor automotivo. Para 2020, a Fenabrave também espera novo desempenho positivo para o segmento, projetando alta de 16% com mais de 31,5 mil ônibus entregues. Em 2019, a Mercedes-Benz manteve sua tradicional liderança nas vendas de ônibus no Brasil. No acumulado do ano, a marca emplacou 11.150 unidades, volume 50% superior às 7.460 do mesmo período de 2018. Com isso, conquistou 54% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. Como destaque, em 2019, a Mercedes-Benz reafirmou sua forte presença nas renovações de frotas de ônibus urbanos em importantes capitais. Foram cento e sessenta modelos da marca para Curitiba, cento e setenta unidades para Salvador e cento e vinte para o Rio de Janeiro. Também foram emplacados cerca de 1.020 ônibus escolares da categoria ORE-2 para o Programa Caminho da Escola do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação. “Além do foco em conforto e segurança para os passageiros, nossa equipe está totalmente dedicada a apoiar os clientes na redução do consumo de combustível e de custos operacionais, contribuindo para a eficiência e a rentabilidade de seus negócios”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Pega ladrão

Divulgação

        A Scania está lançando na Europa um novo alarme contra roubo de combustível. O sistema conta com um sensor instalado no tanque e que monitora o nível de combustível. Inicialmente, a marca apresentou a novidade apenas na Europa. O alarme monitora o veículo por até sessenta e cinco horas ininterruptas e ativa quando percebe que a tampa do tanque foi violada. O tanque do veículo conta com uma exclusiva tampa vermelha, com informação de que existe um alarme. Sempre que alguém tenta abrir a tampa do tanque sem as chaves, o alarme dispara. Se o nível de combustível baixar rapidamente, o alarme também é ativado. Aos clientes que contratam o serviço de gestão de frota Scania Fleet Management e que tiverem o tanque avariado por tentativa de furto, a fabricante envia ainda um e-mail ou mensagem de texto informando sobre a tentativa. Não há previsão sobre a implantação do sistema no Brasil.

Por:Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA